O relatório com a compilação dos números e atividades da 13ª edição do fisl está disponível para download. Com grandes nomes da liberdade de informação no mundo fazendo parte da programação, como Rick Falkvinge, Seth Shoen, Jon Maddog Hall, Amir Taaki, Deborah Bryant e Sérgio Amadeu da Silveira, o Fórum recebeu mais de 7 mil pessoas.

Este ano o fisl pegou carona no Ano Internacional do Cooperativismo e refletiu sobre as novas formas de produção e sustentabilidade. Além disso, grandes novidades surgiram. Foi realizada a primeira Rodada de Negócios e Competências Livres, que reuniu 57 empresas de 23 cidades, gerando uma expectativa de 330 mil reais em novos negócios.

O GT-Educação ganhou uma sala bem no meio da feira do evento, batizada com o nome de um dos mais célebres educadores do Brasil: Paulo Freire. O espaço ficou lotado durante todo o evento, demonstrando o grande interesse dos participantes do FISL pelo tema.

Outro destaque deste ano foi a presença do Ônibus Hacker, que estacionou no Centro de Eventos da PUCRS, funcionando como uma sala para exibição de vídeos e realização de palestras e oficinas. O FISL também inovou ao criar o Espaço Multiuso, onde os participantes podiam organizar suas próprias atividades e acompanhar as apresentações culturais do Fórum.

Este também foi um dos melhores na divulgação do FISL na imprensa: contamos com mais de 500 inserções na mídia nacional e internacional. Jornais como O Estado de São Paulo e Zero Hora chegaram a dedicar quase todas as paginas dos seus cadernos de tecnologia ao software livre durante o período do evento.

Um dos momentos mais importantes do FISL foi o lançamento da Carta à presidenta Dilma, onde a comunidade software livre, representada pela ASL.Org, manifestou-se sobre as políticas públicas da área de T.I. do governo, com o objetivo de somar esforços e estabelecer estratégias de democratização do conhecimento através da Inclusão Digital.

Leia o relatório completo em português e espanhol. A versão em inglês estará disponível nos próximos dias.