Convite a todos cidadãos:

 

 

“ Prezado(a)s participantes do Portal do Software Público Brasileiro,

Ao longo dos últimos anos o SPB tem funcionado como um núcleo de inovação na administração pública e nos municípios brasileiros, causando transformações na economia, no setor público e na indústria de software. Considerando estas transformações a Coordenação do Portal do Software Público Brasileiro anuncia que está em curso o processo de reformulação do Portal do Software Público Brasileiro, que agora será mais aberto e participativo, de maneira que qualquer cidadão possa sugerir ideias e usufruir mais das soluções que são ofertadas no ambiente.

A intenção é retomarmos o processo de desenvolvimento do novo Portal SPB da forma mais colaborativa possível, abrindo para toda a sociedade participar diretamente através de um processo de construção coletiva. A ideia é abrir espaço para que todas as partes interessadas no Portal possam contribuir, expressando suas necessidades e dificuldades no ambiente e opinando sobre maneiras de como torná-lo mais atrativo, interativo e eficaz.

Participação pela Internet

Para compartilhar suas sugestões, estamos oferecendo uma ferramenta de seleção de ideias nesse endereço: http://novo.softwarepublico.gov.br/ideias/. Aqui você pode escrever suas sugestões para o novo ambiente e votar nas propostas que mais lhe interessarem. As sugestões mais pontuadas têm mais chances de serem incorporadas na nova versão do Portal do Software Público Brasileiro.

Precisando de informações sobre o funcionamento do Portal para dar sua sugestão? Estamos disponibilizando esse ambiente de wiki aberto (http://novo.softwarepublico.gov.br/wiki/), onde será registrada toda a base conceitual e teórica acumulada no decorrer do processo de desenvolvimento. Lá você encontrará informações como:

  • Mapas mentais das atuais funcionalidades do SPB;
  • Mapas mentais de atores que interagem com ele;
  • Apresentações sobre ferramentas existentes cujas funcionalidades poderiam ser incluídas no SPB;
  • Publicação sobre o pensamento sistêmico do Software Público Brasileiro;
  • Agenda dos encontros presenciais.

Para facilitar a comunicação entre os que se interessam em colaborar, foi criada a comunidade "Novo Portal SPB" dentro do próprio Portal, que pode ser acessada pelo seguinte endereço: http://bit.ly/VfRFJF.

Encontros presenciais

Após essa fase de levantamento de sugestões pela Internet, serão realizados encontros presenciais conduzidos pelo Ministério do Planejamento, onde qualquer cidadão poderá ajudar apresentando mais definições sobre o novo Portal do Software Público Brasileiro. Esses encontros terão uma dinâmica própria que foi planejada para permitir que todos consigam ajudar de alguma forma, de acordo com seu conhecimento e área de interesse no SPB.

Interessados em participar dos encontros presenciais em Brasília devem indicar na comunidade "Novo Portal SPB" os dias em que estarão presentes, para reservar vagas: http://bit.ly/VfRFJF.

Esperamos suas colaborações!

Atenciosamente,

Fotografia da equipe do Portal do Software Público Brasileiro

Equipe do Portal do SPB