20-02-2013_logo_Debian

O projeto Debian anunciou o primeiro release candidate do Debian Installer para Debian Wheezy 7.0. Mudanças afetam principalmente suporte do instalador quanto a EFI e UEFI, por exemplo, os desenvolvedores criaram uma aparência uniforme para itens de menu para assegurar que a aparência do instalador é tão consistente quanto possível, independentemente do método de inicialização usado. Drivers de hardware diferentes também foram adicionados ao sistema de instalação.

No entanto, um número de erros devem ser resolvidos antes do lançamento final: por exemplo, já se sabe que o Debian Installer tem problemas com a implementação do bootloader Grub quando inicializa a partir de uma unidade flash USB. Outros problemas isolados com a inicialização do instalador parecem existir em computadores com firmware UEFI – como uma solução alternativa, os desenvolvedores atualmente recomendam usar o UEFI Legacy Mode (Compatibility Support Module, CSM).

Enquanto isso, a equipe do Debian tem feito um progresso constante com a conclusão do Debian Wheezy 7.0, e o número de bugs críticos agora caiu abaixo da marca de 200 – 300 bugs são considerados uma boa hora para se congelar para um lançamento. A partir desse ponto, que normalmente leva cerca de seis meses antes de uma versão final chegar. Uma vez que os desenvolvedores já começaram a congelar o Debian Wheezy em meados de 2012, apesar de um elevado número de bugs críticos, Debian 7.0 Wheezy poderia estar pronto no primeiro semestre de 2013. No entanto, como é habitual com o Debian, não há cronograma concreto. Pelo menos um release candidate adicional do Debian Installer está programado para chegar antes do lançamento final.

O anúncio do lançamento pode ser lido aqui.

Com informações de The H Online.