terça-feira, outubro 30, 2012

PSL-Brasil - FUTURECOM 2012 acontece de hoje até 11/10 no Rio - Software Livre

Viewed 224 times

O Rio de Janeiro recebe a FUTURECOM 2012, a maior feira e congresso do setor de telecomunicações e TI do país. O evento que começou em Santa Catarina, passou a ser realizado desde a 10a edição em São Paulo e neste ano, puxado pela realização dos grandes eventos internacionais, acontecerá no Rio Centro.

Mais uma vez John Maddog Hall será um dos keynote speakers do evento, que tem muito pouco de software livre na sua cultura, mas que terá debates importantes sobre as próximas gerações de redes sem fio, como o 4G, LTE e uma grande sopa de letras. Além disso o Marco Civil da Internet estará em pauta em um painel sobre neutralidade na rede, com a visão das operadoras, que tem sido vencedoras nas últimas quedas de braço para a votação do projeto na Câmara.

A FUTURECOM terá a sua abertura solene hoje às 20h, com a participação do Ministro das Comunicações Paulo Bernardo e do prefeito reeleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e segue até a próxima quinta, 11/10 com a feira de negócios e o congresso.

Acompanhe a cobertura no meu blog


PSL-Brasil - FUTURECOM 2012 acontece de hoje até 11/10 no Rio - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Já rolou 2012 - Software Livre

Viewed 278 times

JULHO

II Fórum da Internet no Brasil

3 a 5 de julho de 2012

Olinda - PE

http://forumdainternet.cgi.br


IV FTSL - Fórum Tecnologia em Software Livre

23 e 24 de julho 2012

Curitiba/PR

http://ftsl.org.br/


13º FISL - Fórum Internacional de Software Livre

25 a 28 de julho de 2012

Porto Alegre - RS

http://www.fisl.org.br


AGOSTO

IV Encontro de Software Livre da UNESP em Ilha Solteira

10 e 11 de Agosto de 2012 

UNESP - Campus de Ilha Solteira - SP 

www.​feis​.une​sp.b​r/en​cont​rode​soft​ware​livr​e


Gnugraf 

17/08/2012 e 18/08/2012

CEFET-RJ Campus Maracanã

http://gnugraf.org


BrazilJS 

30 e 31 de agosto

Teatro do Bourbon Country - Porto Alegre / RS

http://braziljs.com.br


SETEMBRO

 

RioInfo

3, 4 e 5 de setembro

São Conrado - Rio de Janeiro

http://rioinfo.com.br


SFD 2012 - Software Freedom Day

15 de setembro de 2012

Várias cidades

http://softwarefreedomday.org

 

IV COALTI - Congresso de TI de Alagoas

27 a 29 de setembro

Maceió - AL

http://www.aslne.org.br/coalti/

 

III Fórum da Revista Espírito Livre

 

OUTUBRO

IV Fórum da Revista Espírito Livre

04 de outubro de 2012
Serra/ES
revi​sta.​espi​rito​livr​e.or​g/iv​foru​mrel


PSL-Brasil - Já rolou 2012 - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - GNU/Linux juntaDados 4.04r1 - Software Livre

Viewed 1044 times

Esta nova revisão da distribuição GNU/Linux juntaDados 4.04r1 traz as principais ferramentas para a produção audiovisual voltadas às atividades dos Pontos de Cultura, ações de Inclusão Digital e Cultura Digital. Esta atualização traz novos recursos, melhorias na estabilidade, maior performance e suporte a novos dispositivos e periféricos (hardware) com a adoção do Kernel do Linux 3.6.0.

Esta revisão traz muitas atualizações ao sistema base. Entre as principais novidades estão o navegador web Firefox 15.0.1, pacote de ferramentas para escritório LibreOffice 3.5.4.2, Google Chromium 20 e muito mais.

Download Mirror 1: http://juntadados.org/sites/default/files/juntadados/4.04r1/juntaDados-4.04r1-amd64.iso
Download Mirror 2: http://estudiolivre.org/files/juntadados/4.04r1/juntaDados-4.04r1-amd64.iso
Torrent: http://juntadados.org/sites/default/files/juntadados/4.04r1/juntaDados-4.04r1-amd64.torrent

Esta distribuição é uma customização do Lubuntu 12.04.1 LTS (Precise Pangolin) com diversas atualizações feitas desde o seu lançamento. Todos os códigos-fontes, das ferramentas livres, disponibilizadas nesta imagem, incluindo o Kernel do Linux, estão disponíveis livremente nos repositórios Ubuntu e em diversos sites na Internet.
 
O que é?
Um Sistema Operacional completo e livre baseado no GNU/Linux que tem como objetivo simplificar e facilitar as atividades de produção audiovisual dos Pontos de Cultura, ações de Inclusão Digital e Cultura Digital. Algumas das ferramentas disponibilizadas nesta distribuição não são consideradas Software Livre tal como o Adobe Flash.
 
Esta distribuição GNU/Linux possui as principais Ferramentas para escritório, produção de conteúdo de Áudio, Vídeo, Imagem e Texto escolhidas através de levantamentos feitos em Pontos de Cultura e Ações de Inclusão Digital. Todos os códigos-fontes, das ferramentas livres disponibilizadas neste DVD, incluindo o kernel linux, estão disponíveis livremente nos repositórios Ubuntu para download ou em sites na Internet.
 
Quem somos?
Pontão de Cultura Digital, inicialmente sediado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conveniado pelo Ministério da Cultura no final de 2008 através do Programa Cultura Viva e tendo suas atividades financiadas por este programa entre Janeiro de 2009 e Janeiro de 2010. Desde Janeiro de 2010 os integrantes do Pontão de Cultura Digital juntaDados continuam suas atividades de forma voluntária.
 
A distribuição GNU/Linux juntaDados é um dos diversos produtos desenvolvidos pela equipe do Pontão que busca facilitar a produção, difusão e capacitação em ferramentas audiovisuais pelos Pontos de Cultura do Brasil.
 
Dúvidas e Sugestões nos envie um e-mail: juntadados@juntadados.org


PSL-Brasil - GNU/Linux juntaDados 4.04r1 - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Frank Karlitschek, as novidades da computação em nuvem e uma surpresa - Software Livre

Viewed 237 times

O alemão Frank Karlitschek é conhecido por ser um dos grandes colaboradores na área de software livre mundial. Além de participar de iniciativas como o Open-PC e a rede openDesktop.org, ele é o fundador da ownCloud Inc, empresa que desenvolve serviços na área da computação em nuvem.

Na Latinoware 2012, ele vai apresentar as principais novidades do setor – no qual é considerado um dos maiores especialistas internacionais – e ainda promete uma surpresa. Qual será? Confira a nossa entrevista completa:

O que um estudante ou um jovem empreendedor podem esperar de sua apresentação?

Eu irei apresentar as ideias por trás do ownCloud e porque ele faz sentido para o software livre e para uma sociedade livre. Eu também irei mostrar como participar e, além disso, apresentarei uma iniciativa nova como surpresa.

O que torna o OwnCloud especial e o que fez você começar este projeto?

O problema com todas as outras soluções de armazenamento em nuvem como o Dropbox, Ubuntu One, Skydrive, Google drive ou o iCloud, é que você tem que entregar seus arquivos e perder o controle se você quiser usar a sincronização e compartilhar características. O ownCloud é o único projeto de código aberto que possui características comparáveis aos grandes proprietários, mas que funciona em sua própria máquina.

O que nós podemos esperar para as próximas versões do Owncloud?

O último lançamento foi o ownCloud 4.5, que caracteriza um algoritmo de sincronização aprimorado mais robusto e significativamente mais rápido. Nós temos também suporte completo para a montagem de servidores Google Drive, Dropbox, e FTP e até mesmo outros ownClouds em seu ownCloud, além de muitos recursos e soluções.

Junto com o Projeto de Código Aberto Owncloud, você também tem uma empresa – a Owncloud Inc. – que oferece o Owncloud como um cerviço. Qual o modelo de negócio por trás disso e como ele está funcionando até agora?

A empresa ownCloud oferece o ownCloud para empreendimentos, centros educacionais e fornecedores de serviços. Os clientes obtêm serviços e suporte em relação ao ownCloud. Nós fazemos a customização para eles e oferecemos também o ownCloud como uma opção dupla de licença. Nós temos observado um interesse maior do que o esperado para a tecnologia nestas áreas e estamos crescendo rapidamente.


PSL-Brasil - Frank Karlitschek, as novidades da computação em nuvem e uma surpresa - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Revista Espírito Livre vai apresentar case de sucesso e discutir os encontros regionais de SL - Software Livre

Viewed 244 times

Conceituada como uma das publicações mais importantes na área do software livre, a Revista Espírito Livre pela quarta vez estará representada na Latinoware. Assim como no ano passado, a equipe estará com um estande no evento, onde os participantes poderão conhecer o trabalho desenvolvido desde 2009.

Além disso, em sua palestra, João Fernando Costa Junior, criador e mantenedor da revista, vai relatar o caso de sucesso da produção da revista, bem como as ferramentas utilizadas na produção e os desafios da construção de uma publicação utilizando somente softwares livres e formatos abertos de documentos. “A Latinoware é um evento incrível. A cada ano que participamos do evento, sentimos nossas energias serem renovadas para mais um ano de luta”, destaca.

João Fernando também estará presente na mesa redonda sobre encontros regionais de software livre no Brasil. A publicação é responsável pela organização do Fórum Revista Espírito Livre, que inclusive, está sendo realizado nesta quinta-feira (04), em Serra (ES). Veja a entrevista completa:

Nos últimos anos, quais as principais evoluções das ferramentas livres na área da diagramação?

Cremos que ainda há muito por fazer, porém o que já temos a nossa disposição nos atende perfeitamente. Seja na diagramação com o Scribus, seja no desenho vetorial com Inkscape ou na edição de imagens com o Gimp, estamos bem servidos. Há muito a fazer, já que grande parte das features são incluídas através de colaboradores / voluntários das comunidades de cada um destes softwares. Percebemos porém que estes aos poucos estão se amadurecendo e tornando cada vez mais excelentes ferramentas.

Em relação à mesa redonda, como você vê o panorama das encontros regionais sobre SL no Brasil?

Percebo que alguns estados simplesmente carecem demais da falta de eventos. Percebo que, na linha oposta, eixo Rio/SP continuam com uma agenda extensa de eventos, o que é ótimo, mas ainda assim muito concentrado. Penso que evento regionais, preferencialmente em estados fora do eixo Rio/SP ajudam a equilibrar a balança. A proposta do fórum da Revista Espírito Livre, pelo menos, visa isso. A realização da Latinoware também é outra forte colaboradora, pois consegue criar um evento grandioso, fora do eixo comercial mencionado.

A realização deste tipo de evento apresentou evolução nos últimos anos?

Sim, percebo que sempre temos notícias de eventos em faculdades, núcleos de pesquisa, institutos. Penso que é por aí. A universidade é o lugar ideal para se plantar a semente da liberdade.

O que falta melhorar?

Creio que se tivéssemos mais eventos antes do mês de julho ajudaria bastante! Percebo que praticamente todos os eventos de software livre no Brasil acontecem após o mês de julho e penso ainda que a ampla maioria das empresas que usam software livre ainda não colaboram regularmente com a comunidade. E quando digo colaborar, me refiro a devolver a comunidade o benefício que elas usufruíram (e usufruem). Penso que precisamos de uma mudança nesse sentido. Empresas que usam software livre, aproximem-se das comunidades, participem de eventos, patrocinem eventos, criem parcerias com comunidades para melhoria de código… Coisa pra fazer é que não falta.

Confira detalhes da última edição lançada, no link http://www.revista.espiritolivre.org/lancada-edicao-n-38-da-revista-espirito-livre.


PSL-Brasil - Revista Espírito Livre vai apresentar case de sucesso e discutir os encontros regionais de SL - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - André Noel e as curiosas histórias da ‘Vida de Programador’ - Software Livre

Viewed 1130 times

 

Situações inusitadas do cotidiano de um programador são retratas diariamente no site ‘Vida de Programador’ através de tiras e boas doses de bom humor. No dia 19, às 10h, André Noel – o autor do site – vai compartilhar com o público da Latinoware as suas experiências e ainda mostrar como utiliza as ferramentas livres na produção do conteúdo.

Muita criatividade, Inkscape e Gimp são o suficiente para o trabalho que desempenha e é seguido por internautas de todo o País. “Tudo é produzido com software livre. Não encontrei dificuldades porque já o utilizo desde muito antes de começar com o ‘Vida de Programador’. É claro que as ferramentas proprietárias sempre possuem algum recurso a mais que as outras, mas nunca senti necessidade deles”, destaca.

- De onde surgiu a ideia de criar o site? Quanto tempo costuma dedicar às ilustrações atualmente?

Eu queria fazer algo que fosse bem humorado e que fizesse as pessoas rirem. Depois de pensar em algumas ideias diferentes, pensei que devia focar na programação, que é o que entendo melhor. Daí o conteúdo foi “brotando” a partir de coisas que vivi, algumas histórias de amigos e logo comecei a receber inúmeras histórias reais de leitores. Hoje estou trabalhando só com o site e fazendo mestrado. Então, a produção de conteúdo e o mestrado ficam batalhando pelo meu tempo… :)

- Temos alguma tira para a Latinoware!?

Com certeza. Só não sei se vai dar certo de desenhar lá ao vivo por causa do tempo, mas com certeza terá uma especial.

* André Noel é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Desenvolvedor web e Usuário de Linux desde 2002, e de Ubuntu desde 2005; É membro do Conselho da Comunidade Ubuntu-BR e autor do site Vida de Programador.


PSL-Brasil - André Noel e as curiosas histórias da ‘Vida de Programador’ - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Software: patentes afastam inovadores e empreendedores - Software Livre

Viewed 1323 times

Por Silvio Meira

 

Faz pouco mais de um ano que este blog publicou um texto sobre a guerra global das patentes de software. o começo era… a indústria de TICs está metida numa monumental guerra de patentes em que todos só têm a perder. principalmente a inovação e nós, os usuários. tudo que foi dito há um ano está valendo agora. e ainda vale a pena ler pra tentar entender o que está acontecendo.

o NYT de hoje tem um ótimo texto sobre como o sistema de patentes já afeta a capacidade empreendedora e de inovação das empresas, ao ponto de fazer com que empreendedores de longa carreira abandonem seus mercados, em busca de mercados onde haja menos advogados e processos e mais oportunidades de desenvolvimento, mais ou menos livres das amarras de um sistema que foi criado para promover inovação e que se perdeu, com o tempo, se tornando uma arma [ou uma família delas] nas mãos de quem chega primeiro, ou nem isso. certas horas, tem servido apenas aos interesses de quem entrou no negócio já disposto a brigar.

segundo um dos juízes americanos que fez parte do processo de consolidação das leis americanas sobre patentes… há um caos real no sistema, e os padrões para se dar uma patente [de software] se tornaram frouxos demais. uma das mais notadas consequências deste caos são os gigantes de sempre, que já valem zilhões nas bolsas de valores, praticamente monopolizando o processo criativo global.

nós veremos as maiores consequências da guerra fria de patentes no médio prazo, principalmente nos estados unidos. e talvez no brasil, que costuma copiar tudo o que não dá certo lá. a china trabalha em alta velocidade pra atingir patamares de competição global, esquecendo quase que completamente o que é propriedade intelectual. nós já estivemos quase no ponto de criar patentes de software e trazer a guerra americana [um resultado da vitória dos advogados sobre os cientistas e engenheiros?…] pra cá.

no momento, ninguém sabe ao certo pra onde iremos. terminou a consulta pública sobre o assunto, mas o site do INPI está fora do ar e não há um status conhecido para a situação das patentes de software. tomara que estejam bem longe do brasil. pra não cairmos na armadilha americana de matar inovação na raiz, afastando os pequenos inovadores e empreendedores de um mercado que, lá no começo e nos estados unidos, foi criado pelos davis, e não pelos golias.

 

Silvio Meira é professor titular de Eng de Software do www.cin.ufpe.br, chief scientist do www.cesar.org.br, presidente do conselho do www.portodigital.org além de fundador e batuqueiro do maracatu "a cabra alada".


PSL-Brasil - Software: patentes afastam inovadores e empreendedores - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Gabinete Digital do Governo do RS pergunta como melhor o trânsito no Estado - Software Livre

Viewed 316 times

 

O Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, lançou hoje a segunda pergunta da ferramenta “Governador Pergunta” do Gabinete Digital. A questão levantada é “como governo e sociedade podem, juntos, promover a paz no trânsito?”. A partir de hoje, a população terá 30 dias para enviar sugestões de ideias e projetos que, após votadas, serão prioridade nas ações de Tarso.

 

Gabinete Digital consultará a população sobre a segurança no trânsito. (Foto: Gabriel Galli / ASL)

 

O lançamento será transmitido ao vivo pelo site do Gabinete Digital e conduzido em um formato diferenciado, com invervenções do público comentadas pelo governador Tarso Genro, o vice-governador Beto Grill e o diretor-presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos.

A consulta também vai submeter à avaliação pública, por meio da votação online, o Plano Estadual de Segurança no Trânsito, que estabelece as políticas para atingir, até 2020, a meta da ONU de redução dos índices de mortalidade em acidentes. O término do processo de votação está previsto para o dia 9 de novembro.

 

A população terá 30 dias para apresentar propostas para melhorar o trânsito no RS. (Foto: Gabriel Galli / ASL)

Além do acesso direto em computadores, tablets ou smartphones, duas vans conectadas à internet vão circular por espaços públicos da capital, Região Metropolitana e interior para multiplicar o alcance do debate e levar a consulta aos cidadãos de todo o estado. A expectativa é superar os números obtidos em 2011, quando mais de 120 mil votos resultaram na definição de 50 prioridades para a Secretaria de Saúde. A consulta é promovida em parceria pelo Detran RS, o Gabinete do Vice-governador Beto Grill e o Gabinete Digital.

O Gabinete Digital utilizará tablets com Android para a votação das propostas no Governador Pergunta. (Foto: Gabriel Galli / ASL)

 


PSL-Brasil - Gabinete Digital do Governo do RS pergunta como melhor o trânsito no Estado - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - ASL organiza a 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social em Porto Alegre - Software Livre

Viewed 1333 times

Entre os dias 27 a 29 de novembro, Porto Alegre vai sediar a 11ª edição da Oficina para Inclusão Digital e Participação Social. Há dez anos, o evento recebe ativistas, representantes de organizações e governo e público geral interessado no tema da Inclusão Digital, que se reunirão para trocar experiências, aprender, ensinar e discutir os rumos desejados para as políticas públicas da área.

 

 

 

Em 2012, as Organizações da Sociedade Civil retomaram seu papel de protagonistas na convocação da 11º Oficina, e fizeram importante opção: incluir no seu temário permanente a temática da Participação Social como fundamento para quaisquer programas de Inclusão Digital. Mais que isso, fizeram importante opção de se juntar à Associação Software Livre.Org, indicando a clara recomendação para que o software livre esteja sempre associado as iniciativas de Inclusão Digital.

11ª OID

A 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social é uma iniciativa das organizações não-governamentais Província Marista (RS), Programando o Futuro (DF), Coletivo Digital (SP), Instituto NUPEF (RJ), Cidadania Digital (RS), Projeto Saúde & Alegria (PA) e Sampa.org (SP) em parceria com a Associação Software Livre.Org, e tem o apoio da Dataprev, do governo do Estado do RS, através da SECOM - Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, do SERPRO e do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Realizada desde 2001, em diferentes cidades do país, a OID tem como eixo fundamental a inclusão social, e é um espaço de discussão de políticas públicas, estratégicas e diretrizes de ações que promovam a apropriação das tecnologias digitais pela população. Além dos envolvidos diretamente com as TICs (tecnologias da informação e comunicação), o evento também é aberto a todos os interessados que buscam maiores informações e também àqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos práticos na área, uma vez que a oficina conta também com workshops práticos, além das plenárias e debates.

As discussões serão agrupadas em nove temáticas:

- Garantia de Direitos e Participação Social; 
- Cultura Digital, Midialivrismo e Inclusão Digital; 
- Garantia de Direitos: Direito à Memória, Direito à Comunicação;
- Universalização do Acesso: Computador para todos; 
- Resíduos Eletrônicos, Logística Reversa e Políticas Públicas; 
- Mídias Sociais, Internet e Governança; 
- Universalização do Acesso: a Política Nacional de Banda Larga; 
- Os Caminhos da Formação Online: Plataformas Públicas, e 
- Solidariedade, Compartilhamento e Software Livre.
O lançamento oficial do evento acontecerá no dia 30 de outubro em Porto Alegre, em local a ser definido em breve. Nesta data também será lançado o site, no qual estará disponível a programação completa, bem como o formulário para inscrições gratuitas.


PSL-Brasil - ASL organiza a 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social em Porto Alegre - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - As Licenças Livres e os Direitos Fundamentais em prol do software livre - Software Livre

Viewed 249 times
 Go back to Comunidade

Softwares livres podem trazer inúmeros benefícios, tanto para usuários quanto para quem o produz. Porém, será que todos sabem onde e quando utilizá-los? Na Latinoware 2012, o tema “Licenças Livres e Direitos Fundamentais” será abordado por Heitor Faria*, no dia 19 de outubro.

Autor dos livros “Licenças Livres e Direitos Fundamentais” e “Bacula – Backup em Software Livre”, Faria vai abordar na conferência os benefícios sociojurídicos que o conteúdo ou o software livre permitem, focando nos Direitos Fundamentais da sociedade e trazendo-os para aplicações no desenvolvimento social. “Os direitos fundamentais são aqueles que todo cidadão precisa para subsistir com dignidade, seja na saúde, educação ou infraestrutura. As licenças livres, além de proporcionarem maior economia, podem gerar um grande desenvolvimento aos cidadãos”, conta.

Segundo Heitor, todos sabem que existem vantagens na adoção do software livre, mas nem todos conhecem os reais benefícios. “Os benefícios na adoção do software livre que estão ligados aos Direitos Fundamentais, vem diretamente das funcionalidades e sua aplicabilidade para os fins sociais.”

Um exemplo desta aplicabilidade, conforme o advogado, está na liberdade que alguns brasileiros conseguiram do código inVersalius, um software de mapeamento 3D do corpo humano utilizado em ressonâncias magnéticas e outros diagnósticos hospitalares, cuja a licença do software proprietário equivalente possui um custo de milhões de dólares. “Além da economia gerada pela não aquisição daquela licença, há um benefício de efetividade para o Direito Fundamental à Saúde e para o princípio administrativos da eficiência”.

Para Heitor, a principal importância de trazer em pauta esta discussão é garantir que os profissionais de TI e o público em geral, se sensibilizem pelo assunto, visto que existem inúmeros benefícios trazidos pelo código e conteúdos abertos que estão presentes em todos os programas sociais possivelmente efetivados pelo governo.

*Heitor Faria é fundador, consultor e instrutor da comunidade nacional de usuários do Bacula (www.bacula.com.br). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador. Advogado. Analista do Serviço Federal de Processamento de Dados. Tem experiência como Administrador de Redes (Windows, Linux, Netware, inclusive serviços de diretório), Gestor de Segurança e Gestor de Serviços e Projetos. Certificado ITILF, LPIC-III e TOEIC "Golden". Coordenou a Implementação do PROMASP na 5a Região pelo SERPRO. Participante de fóruns e encontros de software livre como palestrante (inclusive internacionais).


PSL-Brasil - As Licenças Livres e os Direitos Fundamentais em prol do software livre - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - CISL, H2HC e Latinoware: parcerias de sucesso - Software Livre

Viewed 239 times
 Go back to Empresas

Com o objetivo de trazer palestrantes internacionais e, consequentemente, elevar no nível de qualidade dos eventos, as comissões organizadoras de Latinoware, Conferência Internacional de Software Livre (CISL Argentina) e Hackers to Hacker Conference (H2HC) uniram forças neste ano.

Como resultado da cooperação, está, por exemplo, a vinda de Ron Minnich, criador da LINUXBios, e Jon “Maddog” Hall, diretor executivo da Linux International. Ambos irão participar da Latinoware e da CISL Argentina, que será realizada em Buenos Aires, entre os dias 15 e 17 de outubro. “Nós compreendemos que desta forma o público das conferências e os palestrantes seriam beneficiados, já que até hoje precisavam escolher em qual evento iria participar”,  afirma Jorge Cabezas, coordenador da CISL.

Em relação ao H2HC – que será realizado em São Paulo, nos dias 20 e 21 de outubro – a parceria ajudou a trazer o conceituado PaX Team. “Usamos os contatos que temos do H2HC e a força turística de Foz do Iguaçu para convencer os palestrantes internacionais a virem nos eventos”, destacou Rodrigo Rubira Branco, coordenador do evento.


PSL-Brasil - CISL, H2HC e Latinoware: parcerias de sucesso - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Mageia 3 Alpha 2 está disponível para testes - Software Livre

Viewed 256 times
 Go back to Comunidade

Mageia 3 Alpha 2 está disponível para testes nos os vários mirrors da Mageia, na pasta Cauldron (caldeirão - http://mageia.c3sl.ufpr.br/iso/cauldron/ ).

Como é uma versão em desenvolvimento, para testes, não recomendamos usar em ambiente de produção.

Com muitos softwares atualizados, estão disponíveis dois LiveCDs: um com o KDE 4.9.1 (que logo deverá ser atualizado para o 4.9.2) e outro com GNOME 3.6. Estes estão ainda só em inglês e em 32 bit. Estão disponiveis também LiveDVD com KDE e GNOME (32bit e 64 bit) em vários idiomas.

Mais informações sobre Mageia 3 alfa 2 ver no Blog Mageia ( http://blog.mageia.org/pt/2012/10/14/depois-de-uma-boa-caca-aos-bugs-mageia-3-alpha-2-esta-disponivel/ )

Participe da comunidade Mageia ( http://forum.mageiabr.org/ ) e envie seus comentários agora para melhorar esta nova versão de teste da Mageia, que deverá ter o lançamento da versão final em Março de 2013.


PSL-Brasil - Mageia 3 Alpha 2 está disponível para testes - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Acesso ao Código Fonte dos Softwares Impostos - Software Livre

Viewed 578 times
 Go back to Governos

Brasil, outubro de 2012–Receita Federal do Brasil (RFB), a instituição governamental brasileira encarregada dos impostos federais, tem ignorado há anos suas obrigações de transparência e respeito à liberdade de software dos contribuintes. Porém, por causa de uma recente lei federal que estabelece prazos limites para que responda a pedidos de informação dos cidadãos, e penalidades caso não o faça, vale-se de mentiras e distorções para evitar o escrutínio público e impor sua política antidemocrática.

Desde 2008, a RFB está sujeita a normas federais que exigem que o produto de contratos de desenvolvimento de software seja publicado no Portal do Software [Livre] Público Brasileiro, licenciado sob a GNU GPL. Seu contrato com o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), para desenvolver vários programas que a RFB publica em seu sítio para contribuintes prepararem e enviarem declarações fiscais e outros formulários, deveria cumprir as obrigações estabelecidas nessa norma, mas a RFB prefere fingir que a norma “não se aplica a esses programas, porque eles não satisfazem os requisitos para ser publicados no Portal,” como se sua recusa em satisfazer os requisitos excusasse o descumprimento das obrigações.

Desde maio de 2012, uma nova lei que regulamenta o direito constitucional de acesso à informação pública entrou em vigor, habilitando cidadãos a requisitar e obter informação de agentes públicos dentro de prazos especificados. No primeiro dia, dois pedidos de acesso ao código fonte do software para preencher declarações de imposto de renda foram registrados no sítio mantido pelo governo federal.

Professor Jorge Machado, do Grupo de Políticas Públicas de Acesso à Informação da Universidade de São Paulo, recebeu resposta afirmando que o código fonte dos programas solicitados continha informação protegida pelo sigilo fiscal, que portanto não poderia ser divulgada. Alexandre Oliva, da FSF América Latina, recebeu resposta várias semanas após o fim do prazo, com um argumento significativamente diferente: o código fonte “não contêm, de per si, informações econômico-financeiras de terceiros,” mas “evidências sobre regras de segurança da instituição, que propiciariam o aumento significativo do risco de acesso indevido aos sistemas de recepção e validação de arquivos transmitidos a esse órgão, expondo a vulnerabilidades toda a base de dados sigilosa sob sua guarda.”

Leigos na ciência da segurança da informação poderiam considerar crível essa afirmação revisada, não fosse um pequeno detalhe: obtivemos, através de engenharia reversa, e publicamos, há vários anos, o código fonte de um desses programas. Sabemos que não contém informação alguma que poderia aumentar o risco de acesso não autorizado aos sistemas e bases de dados contendo informação fiscal: ele sequer interage com esses sistemas e bases de dados.

SERPRO, que não só desenvolve e publica os programas requisitados, mas também desenvolve e mantém as bases de dados e os sistemas de recepção e validação, confirmou que “o código fonte não contém informação que possibilitaria tal acesso,” que tal afirmação se aplica a todos os programas que desenvolveu e disponibilizou para terceiros, e que “não haveria justificativa técnica alguma para o cometimento dessa falha” de incluir informação tão sensível nesses programas.

Ora, mas é claro! Como o código fonte está público desde abril de 2007 e tanto a RFB quanto o SERPRO sabiam disso, qualquer coisa ali que pudesse ter exposto a vulnerabilidades as bases de dados com informações fiscais teria demandado ação imediata para corrigir as questões de segurança. De acordo com o SERPRO, nenhuma medida foi tomada. Afinal, não havia necessidade de medida alguma.

A RFB, por sua vez, sequer reconhece que, se não podia publicar o código fonte por questões de segurança mas não tomou qualquer medida ao saber que foi publicado, concluir-se-ia que tem sido negligente há anos na proteção ao sigilo fiscal. Mas no sentido de sustentar sua política autoritária, antidemocrática e ilegal de que “todo e qualquer código fonte de sua propriedade [sic] deve ser resguardado” por causa de seu alegado “efetivo potencial de reduzir a segurança,” não se retrata de sua mentira, ou perderia seu único argumento contra a publicação dos programas que deveriam ser Software Livre Público.

Felizmente para os brasileiros, SERPRO refutou a mentira da RFB, então, se autoridades da RFB não tomarem, de iniciativa própria, providências nessa questão, o judiciário e outras agências governamentais encarregadas de fazer cumprir a obrigação de transparência como regra geral deverão demandar que o façam. Enquanto não o fazem, continuamos pressionando a RFB com pedidos de informação que desafiam e contradizem sua mentira.

Enquanto insistirem nela, coletaremos evidência adicional para futuros processos judiciais para ajustar sua conduta, ainda que com alguma esperança de que se retratem da mentira e publiquem o código fonte solicitado. Enquanto isso, notamos que o SERPRO tem tanta obrigação quanto a RFB de publicar o código fonte sob sua guarda, e agora registramos pedido ao SERPRO para que publique o código fonte de alguns desses programas. 
http://www.fsfla.org/blogs/lxo/2012-10-10-IRPF-LAI

Quando qualquer deles o faça, teremos ainda mais evidência para futuros processos judiciais, e estaremos muito mais próximos de alcançar o primeiro objetivo definido para a campanha contra os Softwares Impostos no Brasil. O código fonte provavelmente ainda será privativo caso o SERPRO o publique, mas sua disponibilização contrariará o pensamento autoritário que alega necessidade de sigilo, portanto passar disso a Software Livre não deve tardar: a lei que requer que software seja publicado sob a GNU GPL no Portal do Software [Livre] Público está do nosso lado nesse passo final também.

Sobre a Campanha da FSFLA contra os Softwares Impostos

Entendemos que a lei brasileira, particularmente a Constituição Federal, dêem preferência ao Software Livre no poder público, tanto internamente, para cumprimento de princípios constitucionais, quanto nas interações com os cidadãos, para respeito aos seus direitos constitucionais fundamentais e para o cumprimento dos mesmos e de outros princípios constitucionais.

Esta campanha, iniciada em outubro de 2006, busca educar os gestores públicos a respeito dessas obrigações benéficas tanto aos cidadãos quanto ao próprio poder público, a fim de que se atentem não só ao cumprimento da lei, mas ao respeito ao cidadão e à liberdade digital. 
http://www.fsfla.org/blogs/lxo/pub/o-software-era-a-lei 
http://www.fsfla.org/anuncio/2011-04-IRPF-Livre-2011 
http://www.fsfla.org/anuncio/2010-03-IRPF-Livre-2010 
http://www.fsfla.org/blogs/lxo/pub/misterios-de-eleusis 
http://www.fsfla.org/anuncio/2009-04-softimp-irpf-livre-2009 
http://www.fsfla.org/anuncio/2008-04-softimp-irpf-livre-2008 
http://www.fsfla.org/anuncio/2008-02-softimp-irpf2008 
http://www.fsfla.org/circular/2007-09#1 
http://www.fsfla.org/circular/2007-04#3 
http://www.fsfla.org/anuncio/2007-03-irpf2007 
http://www.fsfla.org/circular/2007-03#1 
http://www.fsfla.org/circular/2006-11#Editorial 
http://www.fsfla.org/anuncio/2006-10-softimp

Sobre o IRPF-Livre

É um projeto de desenvolvimento de software para preparação de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física nos padrões exigidos pela Receita Federal do Brasil, porém sem a insegurança técnica e jurídica imposta por ela.

IRPF-Livre é Software Livre, isto é, software que respeita as liberdades dos usuários de executá-lo para qualquer propósito, de estudar seu código fonte e adaptá-lo às suas necessidades, e de distribuir cópias dele, modificadas ou não.

O programa pode ser obtido, tanto na forma de código fonte quanto executável Java a partir do seguinte endereço: 
http://www.fsfla.org/~lxoliva/fsfla/irpf-livre/

Sobre a Iniciativa “Sê Livre!” da FSFLA

É um projeto de resgate dos objetivos originais do Movimento Software Livre: não apenas promover o Software Livre em si, mas sim a Liberdade de Software, alcançada por um usuário somente quando todo o software que utiliza é Software Livre. 
http://www.fsfla.org/selivre/

Para tornar esse objetivo possível, além de campanhas e palestras de conscientização e das atividades contra os Softwares Impostos, a FSFLA vem mantendo o GNU Linux-libre, um projeto para tornar e manter Livre o núcleo não-Livre Linux, o mais utilizado juntamente ao sistema operacional Livre GNU. 
http://linux-libre.fsfla.org/ (em inglês) 
http://www.gnu.org/distros/ (em inglês)

Sobre a FSFLA

A Fundação Software Livre América Latina se uniu em 2005 à rede internacional de FSFs, anteriormente formada pelas Free Software Foundations dos Estados Unidos, da Europa e da Índia. Essas organizações irmãs atuam em suas respectivas áreas geográficas no sentido de promover os mesmos ideais de Software Livre e defender as mesmas Liberdades para usuários e desenvolvedores de software, trabalhando localmente mas cooperando globalmente. 
http://www.fsfla.org/

Contatos de imprensa

Alexandre Oliva
Conselheiro, FSFLA
lxoliva@fsfla.org
(19) 9714-3658 / 3243-5233


Copyright 2012 FSFLA

Permite-se distribuição, publicação e cópia literal da íntegra deste documento, em qualquer meio, em todo o mundo, sem pagamento de royalties, desde que sejam preservadas a nota de copyright, a URL oficial do documento e esta nota de permissão.

Permite-se também distribuição, publicação e cópia literal de seções individuais deste documento, em qualquer meio, em todo o mundo, sem pagamento de royalties, desde que sejam preservadas a nota de copyright e a nota de permissão acima, e que a URL oficial do documento seja preservada ou substituída pela URL oficial da seção individual.

fonte: http://www.fsfla.org/anuncio/2012-10-Acesso-SoftImp

Last update: 2012-10-15 (Rev 9102)


PSL-Brasil - Acesso ao Código Fonte dos Softwares Impostos - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Debian-RS participa da Semana Acadêmica da Federal de Rio Grande - Software Livre

Viewed 279 times
 Go back to Governos

Entre os dias 22 e 26 de outubro de 2012 ocorrerá a “II Semana Acadêmica Integrada das Ciências Computacionais – SAICC” no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico – CIDEC-Sul e nos auditórios dos pavilhões do Campus Carreiros da FURG.

No dia 25, às 15 horas, Luiz Guaraldo apresentará sua palestra "Ermitão Renacido: Há vida dentro da casca" para os alunos de graduação em Engenharia de Automação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação e dos cursos de especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação e Aplicações para Web.

Mais uma participação do grupo de usuários Debian-RS no intuito de promover o Software Livre e as práticas da liberdade no conhecimento, aprendizado e tecnologia, além de mais uma atividade ligada ao movimento Mochila Fundamental.


PSL-Brasil - Debian-RS participa da Semana Acadêmica da Federal de Rio Grande - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - "O Futuro da América Latina está na mão dos profissionais da Tecnologia da Informação" - Software Livre

This article's tags: latinoware
Viewed 428 times
 Go back to Governos

Por Mariana Serafini

Durante a abertura da Latwinoware diretor geral do lado brasileiro de Itaipu Binacional, Jorge Samek, ressaltou a importância do Software Livre para a integração Latino americana

Na abertura oficial da Latinoware Corinto Meffe, coordenador geral de inovações tecnológicas do Ministério do Planejamento destacou as ações do Governo Federal

A solenidade de abertura da 9ª edição da Latinoware aconteceu no Espaço Brasil, às 14h, contou com a participação do presidente do lado brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; do diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlo Sotuyo; da secretária de Inclusão digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto; do coordenador geral de inovações tecnológicas do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe e com a ilustre presença do diretor executivo da Linux, Jon Maddog Hall.

Na ocasião, Samek aproveitou para destacar a importância do software livre para o desenlvimento da América Latina e alertou os presentes, “a tecnologia da informação é peça fundamental para a integração que nós queremos, para o futuro do Brasil e da América Latina, não fujam dessa responsabilidade”, disse.

Corinto Meffe destacou as ações do Governo Federal que financiam e fomentam o desenvolvimento do software livre. “Quando eu cheguei no Governo Federal há dez anos, nenhuma máquina utilizava software livre, hoje nós todos usamos e acreditamos nesse projeto. Quando todos diziam que software livre não funcionava nós apostamos nisso e hoje temos mais de 60 projetos em funcionamento e mais de 150 mil pessoas oficialmente cadastradas no nosso banco de dados”.

 Fonte: Click Foz


PSL-Brasil - "O Futuro da América Latina está na mão dos profissionais da Tecnologia da Informação" - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

Aúncio