Após os rumores de que a Eletronic Arts está vindo para o Linux, outra novidade que promete alegrar este manhã de quinta-feira é o lançamento do GIMP 2.8, a próxima versão estável do software de edição e manipulação de imagens de código aberto.

O GIMP 2.8 está sendo desenvolvido a anos e foram muitos os atrasos. Como comentei no post de instalação do GIMP 2.8 RC1, havia rumores de que o lançamento sairia em algum momento de maio, rumor que obviamente se concretizou.

Aproveitando o lançamento, lembre-se que a GIMP Magazine vem ai, uma revista digital centrada no editor de imagem open source com o objetivo de promover o software.

Mas deixando o merchan de lado, vamos dar uma conferida nas novidades?

GIMP 2.8: INTERFACE COM JANELA ÚNICA

Talvez a mudança mais aparente, agora é possível selecionar uma interface com apenas uma janela, da mesma forma que o concorrente proprietário usa. A interface “bagunçada” do GIMP era bastante criticada por profissionais e entusiastas da área, e apesar de haver a possibilidade de se instalar plugins para corrigir o “problema”, uma versão nativa da função vem bem a calhar.

Para ativar a função, basta clicar em Janelas > Modo janela único. Para quem gosta da interface com várias janelas, não se preocupe, ela continua o padrão do GIMP.

Um recurso que costumo usar bastante no Photoshop e me fazia falta no GIMP era o agrupamento de camadas. A habilidade de criar um grupo e colocar camadas dentro dele é algo essencial para a organização, e graças a Michael Natterer, temos esse recurso no GIMP 2.8.

Para criar um novo grupo basta clicar no ícone “Criar um novo grupo de camadas”, obviamente

GIMP 2.8: MATEMÁTICA SIMPLES NAS MEDIDAS

Outro recurso interessante é o da matemática simples. Agora é possível fazer simples cálculos matemáticos diretamente nas medidas da camada ou imagem selecionada, sendo que é possível usar somente algumas operação básicas.

Por exemplo, se você quiser diminuir a largura de uma camada em 50%, basta digitar 50% no campo largura.

GIMP 2.8: OUTRAS NOVIDADES

Essas são apenas algumas das novidades que me agradaram, mas há muitas outras, como:

Suporte a aceleração de hardware GPU;Mudança nos atalhos de teclado;Separação dos comandos salvar e exportar;Novo pacote de pincéis;Inúmeras correções de bugs e melhorias na performance;Várias outras novidades.

INSTALANDO O GIMP 2.8 NO UBUNTU 12.04

O GIMP 2.8 está disponível na página de downloads oficial, mas é possível fazer a instalação via PPA no Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin“.

Para quem preferir esperar, a nova versão deverá estar disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu nos próximos dias. Para quem não quiser esperar, vamos lá :)

Instalação via terminal

O PPA que vamos usar para fazer a instalação do GIMP 2.8 RC1 funciona apenas no Ubuntu 12.04, então se você ainda estiver usando o Ubuntu 11.10 ou inferior, deverá aguardar até os repositórios oficiais serem atualizados ou migrar para o Precise Pangolin.

Abra o terminal com o atalho ou do jeito que preferir. Com o terminal aberto, copie e cole os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp && sudo apt-get update && sudo apt-get install gimp

Agora basta esperar o download e instalação terminarem e usar o software a vontade.

Fonte: http://goo.gl/9rxQ7