Viewed 375 timesPara aqueles que buscam literatura de qualidade sobre o LibreOffice, a suíte em código aberto que está disponível para GNU/Linux, Windows e Mac, esta notícia irá alegrar o dia.
Está disponível para download gratuito o Guia do Iniciante do LibreOffice,um manual completo, composto por 389 páginas de dicas e macetes para esta suíte office. O download pode ser feito através deste link: http://wiki.documentfoundation.org/images/3/3e/0100GS3-GuiadoIniciante-ptbr.pdf.
O manual contempla as funções básicas de cada um dos seis aplicativos disponívels na suíte: Writer, Calc, Impress, Draw , Base e Math.
O processo de tradução do manual foi feito pelos voluntários da comunidade brasileira do LibreOffice. A estes, o nosso muito obrigado. A Revista Espírito Livre, bem como a comunidade de software livre agradece pela disponibilização de um material tão rico.
PSL-Brasil - Guia do Iniciante do LibreOffice - Software Livre
PSL-Brasil - Vídeos das palestras do Flisol Indaiatuba 2012 - Software Livre
Viewed 234 timesNos próximos dias estaremos divulgando os vídeos das palestras realizadas no Flisol Indaiatuba 2012.
Somente as palestras do auditório foram gravadas. Os vídeos estão em boa qualidade e podem ser utilizados em salas de aulas ou outras apresentações. As palestras serão postadas uma por dia seguindo a grade do evento
Abertura Flisol Indaiatuba 2012
Prof. Jaime Ossada da FATEC-ID abre o Flisol Indaiatuba 2012
Flisol Indaiatuba 2012
http://flisolindaiatuba.blogspot.com.br
Realização: Comunidade Linux Indaiatuba
http://www.comunidadelinuxindaiatuba.org/
Apoio: FATEC Indaiatuba
http://www.fatecid.com.br
Filmagens e transmissão: Equipe A / Projeto Dez Porcento
http://www.wix.com/dezporcento/dezporcento#!
Link de transmissão via internet: Netwis Telecom
http://www.netwis.com.br/PSL-Brasil - Acontece hoje o Ciclo de Palestras Software Livre no SINDPD-RJ - Software Livre
Viewed 588 times
Começa às 19 horas de hoje, 14 de maio, o Ciclo de Palestras Software Livre, no Rio de Janeiro. O encontro é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas e Serviços Públicos e Privados de Informática e Internet e Similares do Estado do Rio de Janeiro (Sindpd-RJ). A entrada é franca e mais informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo telefone (21) 2516-2620, pelo endereço informatica @ sindpdrj . org. br e no blog do Ciclo. O Sindpd-RJ fica na av. Presidente Vargas, 502/12º andar – Centro – Rio de Janeiro.
A palestra de hoje tem como título "Apresentando um estudo de caso: A Ferramenta de Cobertura de Eventos em Tempo Real da Globo". O palestrante André Fonseca apresentará a ferramenta utilizada na cobertura de grandes eventos pela equipe de jornalismo do portal G1. Fonseca é desenvolvedor e possui mais de 10 anos de experiência na área.
O objetivo do evento é divulgar projetos e novas ideias da Comunidade de Software Livre do Estado do Rio de Janeiro. Ao final das atividades, ocorrerá o sorteio de 2 ingressos para o evento IV FSLDC Duque de Caxias/RJ. Esse sorteio só é válido para os participantes presenciais.
No dia 28 de Maio o ciclo conta com a palestra "Apresentando o Django: um framework web para perfeccionistas com prazo", no dia 11 de junho "Ruby on Rails: Work Smart, Don't Work Hard!" e em 23 de julho "Entendendo os pacotes DEB". A agenda completa pode ser conferida aqui. É possível acompanhar também a transmissão ao vivo do evento pela internet.PSL-Brasil - Acontece hoje o Ciclo de Palestras Software Livre no SINDPD-RJ - Software Livre
PSL-Brasil - Novas funções do LibreOffice - Experimente e teste agora! - Software Livre
Viewed 381 timesSem dúvida você deve estar muito interessado nas últimas novidades do LibreOffice e das novas funções que estarão na próxima versão!Mas aqui está sua chance de conhecer e de ajudar nossos desenvolvedores a trabalhar em todas elas.Você pode baixar os pacotes para teste diários e instalar no seu computador. Ele será colocado ao lado da sua versão corrente do LibreOffice (ou você pode fazer uma instalação personalizada em paralelo). Veja as novas funcionalidades de sua preferência e dê um feedback. Bem simples, não é mesmo?E se encontrar algo que mereça um reporte de erro, acesse esta página para lhe ajudar. Há também uma lista de pessoas dispostas a ajuda-lo a ajudar! A lista e a informação geral sobre o controle de qualidade do LibreOffice estão aqui (atenção: é muita coisa!).Bem... as novas funções e funcionalidades acrescentadas recentemente são:
- O seletor de arquivos agora tem uma lista de marcadores, 2012-04-02, commit message / info
- Tamanho de 16:9 (widescreen) para as apresentações, 2012-04-18, commit message / info, bug relacionado: 42986.
- Adicionada uma caixa de seleção "Salvar fórmulas das células" ao painel de exportação CSV, commit message / info, bug relacionado: 45664.
- Muitas correções nas bordas das tabelas do Calc e do Writer...
- Muitas melhorias da importação do RTF,
- Instalar somente um idioma na instalação silenciosa no Windows, 2012-04-25, commit message / info, bug relacionado: 40481.
- Premitir a inserção de objetos OLE em aplicações externas, 2012-04-26, commit message / info, bug relacionado: 47944.
- Parágrafos e listas: não sobrescrever as propriedades da numeração com propriedades do parágrafo, 2012-04-26, commit message / info
- Detecção da pasta de certificados para assinatura digital configurável, 2012-04-27, commit message / info, bug relacionado: 39825.
- Réguas: novo projeto 2012-04-27, commit message / info
- Limpeza dos argumentos na linha de comando, e o comportamente mudou um pouquinho, 2012-05-02, commit message / info,
- Autoformatação em tabelas com mais informações salvas, tais como largura de colunas, margens, orientação do texto, 2012-05-03, commit message / info, bug relacionado: 31005.
- Wiki-publisher: exportação para o media-wiki estava com defeito (precisamos de mais testes para a versão 3,5!), 2012-05-09, commit message / info, bug relacionado: 46509.
Este é o primeiro post de uma série que esperamos bem longa. Tomara que seja útil e aguardamos seu feedback, resultados e sugestões!Fonte: http://blog.documentfoundation.org/2012/05/11/new-and-changed-functions-you-can-experience-and-test-them-now/
Tradução voluntária: Olivier HallotPSL-Brasil - Novas funções do LibreOffice - Experimente e teste agora! - Software Livre
PSL-Brasil - Ciclo de Palewstras Software Livre do SINDPD-RJ - Software Livre
Viewed 336 timesSegunda-feira, 14/05/2012 às 19:00 h é dia de Ciclo de Palestras Software Livre. Andre Fonseca apresentará um estudo de caso: A Ferramenta de Cobertura de Eventos em Tempo Real da Globo.Ao final da palestra, haverá sorteio de 2 ingressos para o IV Forum Software Livre Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.O sorteio só é válido para os presentes no local.Vai ficar de fora dessa?Inscrições: http://ciclodepalestras.sindpdrj.org.brPSL-Brasil - Ciclo de Palewstras Software Livre do SINDPD-RJ - Software Livre
PSL-Brasil - O Projeto Apache OpenOffice anuncia o Apache OpenOffice™ 3.4 - Software Livre
Viewed 491 timesMuitos aprimoramentos no principal pacote de produtividade de
escritório em código aberto multiplataforma, multi-idioma, com mais de
100 milhões de usuários no mundo inteiro; disponível sem custo para
download para Windows, Linux e Macintosh..
http://OpenOffice.org — 8 de Maio 2012 — O Projeto Apache OpenOffice
anunciou, hoje, a disponibilidade do Apache OpenOffice 3.4, a primeira
versão do OpenOffice sob a governança da Apache Software Foundation.
O Apache OpenOffice é o pacote de produtividade de escritório em
código aberto original, projetado para uso profissional e doméstico.
"Com a doação do OpenOffice para a ASF, a fundação e, especialmente, o
projeto incubado receberam uma tarefa desafiadora: reenergizar uma
comunidade e transformar o OpenOffice de uma base de código com um
legado de propriedade intelectual desconhecida em um pacote de
software analisado e licenciado pela Licença Apache", disse Jim
Jagielski, Presidente da ASF e mentor Apache do projeto OpenOffice. "O
lançamento do Apache OpenOffice 3.4 mostra o quão bem-sucedido foi o
projeto: atraindo desenvolvedores de mais de 21 filiações corporativas
evitando a influência indevida, sentença de morte das verdadeiras
comunidades de código aberto; construindo uma base de código sólida e
estável, com aperfeiçoamento e melhorias significativas em relação a
outras variantes; e, claro, criando uma comunidade de desenvolvedores
saudável, vibrante e diversificada."
Ler mais: http://www.openoffice.org/pt-br/news/aoo34.htmlPSL-Brasil - O Projeto Apache OpenOffice anuncia o Apache OpenOffice™ 3.4 - Software Livre
PSL-Brasil - Novo layout do site LibreOffice - Software Livre
Viewed 393 timesVeja o Novo layout do site LibreOffice, muito mais acessível aos recursos disponíveis.
Um visual moderno e intuitivo.
PSL-Brasil - Novo layout do site LibreOffice - Software Livre
PSL-Brasil - GIMP 2.8 (ESTÁVEL) É LANÇADO OFICIALMENTE - Software Livre
Viewed 415 timesApós os rumores de que a Eletronic Arts está vindo para o Linux, outra novidade que promete alegrar este manhã de quinta-feira é o lançamento do GIMP 2.8, a próxima versão estável do software de edição e manipulação de imagens de código aberto.
O GIMP 2.8 está sendo desenvolvido a anos e foram muitos os atrasos. Como comentei no post de instalação do GIMP 2.8 RC1, havia rumores de que o lançamento sairia em algum momento de maio, rumor que obviamente se concretizou.
Aproveitando o lançamento, lembre-se que a GIMP Magazine vem ai, uma revista digital centrada no editor de imagem open source com o objetivo de promover o software.
Mas deixando o merchan de lado, vamos dar uma conferida nas novidades?
GIMP 2.8: INTERFACE COM JANELA ÚNICA
Talvez a mudança mais aparente, agora é possível selecionar uma interface com apenas uma janela, da mesma forma que o concorrente proprietário usa. A interface “bagunçada” do GIMP era bastante criticada por profissionais e entusiastas da área, e apesar de haver a possibilidade de se instalar plugins para corrigir o “problema”, uma versão nativa da função vem bem a calhar.
Para ativar a função, basta clicar em Janelas > Modo janela único. Para quem gosta da interface com várias janelas, não se preocupe, ela continua o padrão do GIMP.
Um recurso que costumo usar bastante no Photoshop e me fazia falta no GIMP era o agrupamento de camadas. A habilidade de criar um grupo e colocar camadas dentro dele é algo essencial para a organização, e graças a Michael Natterer, temos esse recurso no GIMP 2.8.
Para criar um novo grupo basta clicar no ícone “Criar um novo grupo de camadas”, obviamente
GIMP 2.8: MATEMÁTICA SIMPLES NAS MEDIDAS
Outro recurso interessante é o da matemática simples. Agora é possível fazer simples cálculos matemáticos diretamente nas medidas da camada ou imagem selecionada, sendo que é possível usar somente algumas operação básicas.
Por exemplo, se você quiser diminuir a largura de uma camada em 50%, basta digitar 50% no campo largura.
GIMP 2.8: OUTRAS NOVIDADES
Essas são apenas algumas das novidades que me agradaram, mas há muitas outras, como:
Suporte a aceleração de hardware GPU;Mudança nos atalhos de teclado;Separação dos comandos salvar e exportar;Novo pacote de pincéis;Inúmeras correções de bugs e melhorias na performance;Várias outras novidades.
INSTALANDO O GIMP 2.8 NO UBUNTU 12.04
O GIMP 2.8 está disponível na página de downloads oficial, mas é possível fazer a instalação via PPA no Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin“.
Para quem preferir esperar, a nova versão deverá estar disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu nos próximos dias. Para quem não quiser esperar, vamos lá :)
Instalação via terminal
O PPA que vamos usar para fazer a instalação do GIMP 2.8 RC1 funciona apenas no Ubuntu 12.04, então se você ainda estiver usando o Ubuntu 11.10 ou inferior, deverá aguardar até os repositórios oficiais serem atualizados ou migrar para o Precise Pangolin.
Abra o terminal com o atalho
ou do jeito que preferir. Com o terminal aberto, copie e cole os comandos abaixo: sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp && sudo apt-get update && sudo apt-get install gimp
Agora basta esperar o download e instalação terminarem e usar o software a vontade.
Fonte: http://goo.gl/9rxQ7
PSL-Brasil - GIMP 2.8 (ESTÁVEL) É LANÇADO OFICIALMENTE - Software Livre
PSL-Brasil - Atualização de kernel com Ksplice - Reboot? Nunca mais! - Software Livre
Viewed 508 timesSeus servidores não podem ficar fora do ar e cada manutenção, mesmo que planejada, causa enormes transtornos a seus clientes? Conheça o Ksplice e dê adeus aos seus problemas. Atualização de kernel com Ksplice Reboot? Nunca mais!
OGNU/Linux, ao contrário do Windows, só precisa reinicializar o sistema após uma atualização importante, como no caso de realizar alguma correção ou modificação no kernel. Neste caso, é preciso iniciar um novo boot para que o novo kernel (baixado com as devidas correções de segurança e/ou bugs) seja carregado novamente para a memória.
Se reiniciar a máquina não é uma operação complexa para o usuário de um computador comum, o mesmo não é possível dizer do pontos de vista dos servidores, principalmente aqueles que são utilizados em situações chamadas de “missão crítica”, ou seja, aqueles servidores onde os usuários não podem prescindir dos serviços disponibilizados por ele. É o caso de sistemas bem específicos, como aqueles que controlam o fornecimento de energia para uma empresa ou o forno de uma siderúrgica, por exemplo.
Mas, neste caso, como realizar uma atualização dos sistemas desses servidores? Talvez seus serviços não sejam tão essenciais quanto os citados aqui, mas é possível que você possa se benefi ciar da mesma forma com a diminuição na quantidade de reinicializações em decorrência de procedimentos simples, tal qual a atualização do sistema operacional, ao mesmo tempo em que se beneficia ao manter o sistema atualizado e corrigido das eventuais falhas de segurança encontradas recentemente, uma vez que o processo de atualização do kernel passa a não precisar interromper o serviço, o que certamente dispensa toda a necessidade de agendar a manutenção, de forma que os clientes e usuários se preparem para ficar sem o serviço durante todo o tempo planejado.
História
Pode parecer um sonho, mas não é. Alguns sistemas Unix proprietários já possuem esse recurso há algum tempo. No Linux, a tese de mestrado do estudante do MIT (sigla para Instituto de Tecnologia de Massachusetts , em inglês), Jeff Arnold, deu origem a um programa chamado de Ksplice. Ele foi criado por quatro estudantes (incluindo Jeff), que mais tarde fundaram a Ksplice Inc. A empresa ganhou um prêmio de 100 mil dólares pela competição de empreendedorismo do MIT, o Desafi o em Cyber-Segurança (CyberSecurity Challenge) doGlobal Security Challenge em 2009. O programa era distribuido sobre a licença GPL, pois o modelo de negócios da Ksplice Inc. era a venda de serviços de suporte e deferramentas que facilitavam a instalação do produto.
Em julho de 2011, a Ksplice Inc foi vendida para a Oracle, que fechou o código do produto. No entanto, a Oracle continuou a disponibilizar imagens pré-compiladas e testadas para Ubuntu e Fedora, assim como fazia a Ksplice.
Clientes do Oracle Linux podem solicitar gratuitamente uma licença e usuários do RHEL (Red Hat Enterprise Linux) podem baixar uma versão de teste que funciona por 30 dias.
Por conta das antigas versões do Ksplice estarem sob a licença GPL é possível inclusive encontrá-lo no repositório de algumas distribuições. Para instalar a versão 0.9.9 no Ubuntu, basta digitar:
sudo apt-get install ksplice
No entanto, caso você deseje testar uma versão mais nova, será preciso baixar o arquivo .debou .rpm específi co da suadistribuição a partir do site a versão listada para o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot constava como 1.2.3-4 até o momento em que este artigo foi escrito. É importante ressaltar que após o fechamento do código do Ksplice pela Oracle, esta passou a ser exibida nos menus do sistema, com o nome de Uptrack Manager, embora seu ícone, ainda seja o K , da antiga versão da ferramenta.
Funcionamento
O funcionamento do Ksplice é inteligente, pois ele não necessita de patchs específicos para unir-se ao kernel (do tipo que marcaria para o sistema quais foram as mudanças entre uma versão e outra) ou tão pouco exige uma preparação prévia ou recompilação. Ao contrário disso, ele funciona de forma semelhante a um diff, só que no nível do ELF (Executable and Linking Format), ou seja, do binário, determinando assim qual porção de código sofreu alteração em relação a anterior.
Dessa forma ele consegue perceber quais foram as mudanças entre um binário e outro e aplica a correção diretamente na memória RAM, o que coloca as mudanças imediatamente em uso, sem a necessidade de reboot. É claro que esta não é uma operação simples de se efetuar. Para isso, o daemon do Ksplice paraliza todos os processos no computador de maneira que ele seja o único processo com acesso ao sistema e que nenhuma função em execução esteja acessando partes que serão modificadas pelo patch. O Ksplice modifica então o início das funções atingidas de forma que elas apontem para as novas versões, dando continuidade ao processo do ponto onde elas foram paralizadas. Como o leitor pode ver, trata-se sem dúvida, de um engenhoso pedaço de código! Após a instalação da ferramenta, ela passa a residir no menu Aplicativos/ Ferramentas de sistema/Ksplice Up-track Manager no caso do Ubuntu, e também ganha um ícone na bandeja do sistema, logo ao lado do nome do usuário da máquina. Um clique com o botão direito sobre o ícone da ferramenta, exibe uma tela inicial bastante parecida com a do gerenciador de atualizações do Ubuntu, e nela serão carregadas todas as atualizações que o Ksplice encontrou, que sejam pertinentes ao kernel. Caso atualizações importantes sejam encontradas, serão listadas e você poderá marcar as desejadas para instalação imediata ou instalar todas as atualizações disponíveis de uma só vez. Um clique sobre a atualização e em seguida no botão Details irá exibir mais informações sobre aquela atualização em específico e o que será alterado.
Quando as atualizações forem baixadas, instaladas e todo o processo concluído, o Ksplice irá simplesmente manter-se na bandeja do sistema, sem incomodar o usuário. O sistema estará atualizado e não será necessário reiniciar a máquina.
Em testes realizados em nosso laboratório, caso você veja pela interface do Ksplice que existem atualizações de kernel disponíveis, mas opte por instalá-las através do gerenciador de atualizações nativo da sua distribuição, estas serão instaladas corretamente, mas você terá obrigatoriamente de reiniciar o computador. Sendo assim, embora o Ksplice esteja instalado na máquina, ele não interfere no funcionamento dos programas nativos de gerenciamento de atualizações.
Problemas
Também pudemos ver em nossos testes, uma grave falha relacionada a desinstalação do Ksplice. O aplicativo quebra durante a desinstalação, e ocasiona um pânico total do kernel, inviabilizando até mesmo a recuperação do sistema através de ferramentas como a chroot. Sendo assim, sugerimos cautela – e backup – antes de desinstalar a ferramenta.
ConclusãoO Ksplice irá mudar a forma como usuários e empresas vêem os ambientes desktop Linux mais populares. Se nem mesmo as máquinas domésticas tiverem a necessidade de reiniciar, certamente a produtividade de seus usuários irá aumentar.
Fonte : Linux Magazine Nº 90 Maio/2012
PSL-Brasil - Atualização de kernel com Ksplice - Reboot? Nunca mais! - Software Livre
PSL-Brasil - Ainda estão abertas as inscrições para Grupos de Usuários no fisl13! - Software Livre
Viewed 270 timesUma das partes mais clássicas do fisl é a presença dos diversos Grupos de Usuários que promovem uma grande troca de conhecimento. É a hora em que os participantes se reúnem entorno de um mesmo interesse e compartilham as novidades, além de ver pessoalmente aquelas pessoas que, muitas vezes, se conhecem apenas à distância. A boa notícia é que as inscrições para montar o seu “G.U.” ainda estão abertas.
A seleção acontecerá no início de julho e os escolhidos para preencher as 40 vagas ganham um espaço de destaque na planta do evento. Como requisitos estão: ter 4 (quatro) representantes no evento; disponibilidade e responsabilidade pela área durante os quatro dias do fisl; ter contribuições para a comunidade; e possuir site e lista de discussão com informações sobre o grupo para divulgação. Os membros têm direito a duas entradas de participantes (que podem assistir palestras) e duas de expositores.
Cissa Gatto é fundadora da comunidade #GarotasCPBR, que participou pela primeira vez no ano passado. O grupo contou com integrantes de vários estados, entre eles Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Era a primeira vez que Elaine visitava Porto Alegre e o que mais chamou sua atenção foram as baixas temperaturas! “Eu dormia com praticamente todas as roupas de frio que levei e apenas uma ou duas cobertas, que tinham disponíveis no hostel. Pra tomar banho era um negócio, aquele frio lazarento e tinha que encarar!”, conta Cissa. Aliás, o frio é sempre uma dificuldade pra quem não vive no sul do país e chega para o fisl. Não esqueça de trazer agasalhos bem quentes ;)
Se você se empolgou com a ideia de criar seu grupo e participar dessa grande festa da liberdade, cadastre-se aqui. Caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para gus@softwarelivre.org.
PSL-Brasil - Ainda estão abertas as inscrições para Grupos de Usuários no fisl13! - Software Livre
PSL-Brasil - USP e FGV publicam estudo enviado ao INPI contra as patentes de software - Software Livre
Viewed 741 timesO CCSL-USP e o CTS-FGV fizeram um amplo estudo e enviaram, no dia 15 de maio de 2012, para o INPI um parecer com argumentos concretos do ponto de vista jurídico sobre a questão das patentes de software e os problemas encontrados nos procedimentos divulgados pelo o INPI para os pedidos de patentes de software.
Leia na íntegra o estudo e parecer enviado ao INPI como uma contribuição do Centro de Competência em Software Livre da Universidade de São Paulo CCSL/USP em conjunto com Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro - CTS-FGV acerca do documento:
“Procedimentos para o exame de pedidos de patentes envolvendo invenções implementadas por programa de computador”
submetido à Consulta Pública pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior- INPI/MDIC
Colaboradores:
- Eros Roberto Grau (Prof. Titular da Faculdade de Direito da USP e ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal)
- Tercio Sampaio Ferraz Junior (Prof. Titular da Faculdade de Direito da USP)
- Juliano Souza de Albuquerque Maranhão (Prof. Associado da Faculdade de Direito da USP e Coordenador Jurídico do CCSL/USP)
- Fernando de Magalhães Furlan (ex- Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica e Pesquisador Visitante da Universidade de Macau)
- Fabio Kon (Prof. Titular do Departamento de Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP e Diretor do CCSL/USP)
- Nelson Lago (Mestre pela USP e Gerente técnico do CCSL/USP)
- Paulo Meirelles (Mestre pela UFRGS, sócio da Associação Software Livre.org e Pesquisador do CCSL/USP)
- Joaquim Falcão (Diretor da Escola de Direito da FGV)
- Ronaldo Lemos (Professor Titular da Escola de Direito da FGV e Diretor do CTS/FGV)
- Carlos Affonso Pereira de Souza (Professor Titular da Escola de Direito FGV e Vice-Diretor do CTS/FGV)
- Bruno Magrani (Mestre por Harvard e Professor do CTS/FGV)
- Joana Varon Ferraz (Mestre pela FGV e Professora CTS/FGV)
- Karin Grau-Kuntz (Doutora e Mestre pela Ludwicg-Maximilian Unversität de Munique, Coordenadora Acadêmica do Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual-IBPI)
Baixe o texto aqui, comente e compartilhe!
PSL-Brasil - Melhorias no Expresso: filtros de mensagens mais bonitos e com mais opções - Software Livre
Viewed 423 timesComo você já conferiu em outras matérias do Café Expresso, junho é o mês das novidades no desenvolvimento do Expresso. O novo sistema de filtros de mensagens, por exemplo, em breve estará mais bonito, completo e organizado em relação a versão anterior.
As mudanças começam já pelo layout da tela, com a aparência mais limpa e propiciando maior usabilidade ao internauta. No momento de buscar determinado conteúdo, novas opções também foram incrementadas, com as telas seguindo o mesmo padrão utilizado no desenvolvimento da Nova Agenda.
Outra novidade: agora é possível filtrar mensagens já recebidas para realizar determinada ação, função até então indisponível de fazer. Confira as mudanças em relação a versão anterior (primeira imagem) e algumas prévias em http://www.cafe-expresso.org/2012/05/15/melhorias-no-expresso-filtros-de-mensagens-mais-bonitos-e-com-mais-opcoes/
PSL-Brasil - Esperando uma mensagem importante? Calma, o Expresso te avisa! - Software Livre
Viewed 334 timesContinuando com a série de matérias sobre as novidades do Expresso – que devem ser lançadas em junho – o Café Expresso traz mais uma melhoria, desta vez no Filtro de Mensagens, em que você terá a possibilidade de ser alertado automaticamente quando receber um e-mail de determinado usuário.
Para isso, basta acessar Ferramentas/Filtros e adicionar uma nova regra ao remetente (neste caso “remetente: fulano”). Assim que receber mensagem deste determinado contato, uma caixa de alerta será exibida na tela com atalho para a mensagem recebida. A melhoria tem como objetivo evitar a perda de tempo do usuário na atualização constante do correio apenas para saber se aquela mensagem foi recebida.
A caixinha só será desativada após marcar a caixinha “Não mostrar essa janela por hoje”. Uma boa oportunidade de tentar evitar toda aquela ansiedade e poder realizar com tranquilidade outras atividades enquanto aguarda. Confira algumas prévias em http://www.cafe-expresso.org/2012/05/17/esperando-uma-mensagem-importante-calma-o-expresso-te-avisa/
PSL-Brasil - Esperando uma mensagem importante? Calma, o Expresso te avisa! - Software Livre
PSL-Brasil - Sua mente controlando interfaces - Software Livre
Viewed 450 timesNão é só nos filmes de ficção científica que é possível controlar objetos apenas com o poder da mente. Um dos destaques da BITS Global Conferences deste ano foi a palestra “Sua mente no Controle” de Alessandro Faria (Cabelo) sócio-proprietário da empresa NETi Tecnologia, que apresentou o Emotiv EPOC. O sistema é responsável por interpretar e utilizar impulsos neurais para que o usuário interaja com interfaces apenas usando a força da mente.
A utilização do capacete é bastante simples. Basta instalá-lo e posicionar corretamente os sensores no couro cabeludo. É possível ver através do SDK se os sensores estão bem posicionados e corrigir vendo os resultados em tempo real. “A ideia é que daqui algum tempo o aparelho se torne cada mais imperceptível. Imagino que daqui alguns anos o sistema será como uma fita que você cola em alguma área próxima da testa“, salientou Alessandro durante a palestra. Depois de usado por algum tempo é fácil se acostumar até mesmo esquecer que os sensores foram instalados. A manutenção é feita de forma bem simples com a troca dos feltros que são utilizados nas extremidades do aparelho e com uma solução para limpeza do equipamento.Uma das possibilidades de utilização do sistema é o aproveitamento da capacidade de interpretar expressões para verificar reações de pessoas no momento em que, por exemplo, adquirem algum produto. Entretanto, para o palestrante, a principal realização é ver como o desenvolvimento do sistema pode ser útil para pessoas que não podem controlar objetos com os membros inferiores e superiores do corpo. O Emotiv Epoc já foi testado em diversas situações como dirigir um carro, conduzir cadeiras de rodas e operar equipamentos eletrônicos.
Embora o sistema seja proprietário, Cabelo, militante do SL, tem intenção de "libertá-lo" e para isso está desenvolvendo bibliotecas para a interação do equipamento de forma livre.
BITS
A BITS GLOBAL CONFERENCES 2012 é um evento organizado pela emrpesa Softsul. Este ano ocorreu de 15 a 17 de maio no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
PSL-Brasil - Sua mente controlando interfaces - Software Livre
PSL-Brasil - III Encontro Nacional de Blogueir@s lançará novo provedor de Blogs com tecnologia livre - Software Livre
Viewed 348 timesNa reta final para o III Encontro Nacional de Blogueiros, que ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de maio em Salvador (BA), mais de 300 Blogueir@s de todo o país já se inscreveram no sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé. A meta é atingir 400 participantes. Toda a estrutura do evento está montada. Graças aos vários apoios, foi possível garantir hospedagem e alimentação aos inscritos. O III BlogProg será feito no Hotel Sol Bahia (Rua Manuel Antônio Galvão, 1075, Patamares, a 12 quilômetros do aeroporto).
Uma das grandes atrações desse encontro será o lançamento de um novo provedor internacional de Blogs, desenvolvido com a plataforma livre Noosfero da Colivre: o Blogoosfero. Com o objetivo de criar um ambiente digital, livre e colaborativo para o fortalecimento da liberdade de expressão das redes sociais e comunidades de blogueir@s e ativistas digitais, o Blogoosfero é um projeto que surge do intercâmbio entre a Blogosfera Progressista Brasileira, as comunidades de Software Livre e da Cultura Digital no país.Confira então abaixo toda a Programação do 3° BlogProg:
25 de maio, sexta-feira
15 horas – Reunião da comissão nacional organizadora;
17 horas – Início do credenciamento
18 horas – Abertura do III BlogProg e ato político em defesa da blogosfera e da liberdade de expressão;
19 horas – Debate: Nas redes e nas ruas pela democratização da comunicação
- Franklin Martins – ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula;
- Emiliano José – Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação (Frentecom);
- Rosane Bertotti – coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC);
- Robinson Almeida – secretário de Comunicação Social do Governo da Bahia;
- Barbara Lopes – Blogueiras feministas;
26 de maio, sábado
9 horas – Em defesa da blogosfera e da liberdade expressão: – Paulo Henrique Amorim (SP); – Lucio Flavio Pinto (PA); – Emílio Gusmão (BA); – Esmael Moraes (PR);
11 horas – Mídia e blogosfera: experiências internacionais: – Ignácio Ramonet (Le Monde Diplomatique – França); – Andres Thomas Conteris (Democracy Now e Ocuppy Wall Street – EUA); – Osvaldo Leon (Agência Latinoamericana de Informação – Equador); – Iroel Sanchez (Blog La Pupila Insomne – Cuba);
14h30 – Mesas autogestionadas simultâneas
1- A batalha pelo marco civil da internet (responsável: Renata Mielli) – João Arruda (deputado federal do PMDB/PR e presidente da comissão que analisa o projeto); – Jandira Feghali (deputada federal do PCdoB/RJ e integrante da comissão) – Sérgio Amadeu (integrante do Comitê Gestor da Internet); – Renata Mielli (diretora do Centro de Estudos Barão de Itararé);
2- Estado laico, religião e diversidade na mídia (responsável: Daniel Dantas Lemos): – Keila Simpson – presidente do conselho Nacional LGBT; – Pastor Marcos Dornel; – Jean Wyllys – deputado federal do PSOL/RJ;
- Pastor Marcos Monteiro;
3- Direito de resposta e o novo marco regulatório. (Responsável: Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação)
4- Cobertura política sem sexismo (responsável: blogueiras progressistas);
- Bárbara Lopes;
- Marília Moschkovich;
- Maíra Kubik Mano;
- Tâmara Freire;
5- Liberdade de expressão e direitos humanos (responsável: Tiago Aguiar);
- Adriana Amorim;
- Marcelo Barreto;
- Tiago Aguiar
* Exibição do documentário “Gente de ferro e de flor”
Oficinas Livres: Oficina Prática Blogoosfero - usando a plataforma livre da blogosfera brasileira (responsáveis: Fundação Blogoosfero, Colivre, TIE-Brasil, R-Prestes e ParanáBlogs)
16h30 – Mesas autogestionadas simultâneas
6- A mídia e as eleições na Venezuela (responsável: Igor Felippe): – João Pedro Stedile (coordenação do MST); – Maximilien Arvelaiz (embaixador da Venezuela no Brasil); – Fernando Moraes (Jornalista); – Eric Nepomuceno (Jornalista);
7- A viabilidade de um jornal diário (responsável: Sérgio Telles) – Paulo Salvador – Rede Brasil Atual; – Claudia de Abreu – (Sindipetro do Rio de Janeiro); – Vito Giannotti – Núcleo Piratininga de Comunicação;
- Paulo de Tarso (Federação dos Bancários do Espírito Santo);
8- Oficina prática de WordPress (responsável: Tatiane Pires);
9- Redes sociais e subjetividade (Responsável: Conselho Federal de Psicologia);
- Marilda Castelar (CPF);
- Roseli Goffman (CPF e FNDC).
10- Cinema autogestionado (responsável: Carlos Pronzato);
18 horas – Apresentação e debate sobre Associação de Apoio Jurídico à Blogosfera:
- Rodrigo Sérvulo e Rodrigo Vianna;
19 horas – Lançamento oficial do Blogoosfero –plataforma livre e segura para a blogosfera e redes sociais;
Responsáveis: Fundação Blogoosfero, Colivre, TIE-Brasil e Paraná Blogs;
27 de maio, domingo:
9 horas – Reuniões em grupo – troca de experiência, balanço da blogosfera e desafios futuros;
11 horas – Plenária final – aprovação da Carta de Salvador e eleição da nova comissão nacional;
14 horas – Primeira reunião da comissão nacional eleita.
Prazo final de inscrição
Os interessados em participar do III BlogProg devem acelerar o passo. O prazo de inscrição se encerra no dia 21 de maio. Para inscrever-se, acesse aqui. Todos terão garantido hospedagem e alimentação. Para isto foi fundamental o apoio dos “amigos da blogosfera”, que perceberam a importância do fortalecimento destas novas mídias.
Assinar: Postagens (Atom)