Dave Coffin, Jean-Baptiste Kempf, Félix Kuhne e a prata da casa Pedro Paranaguá estão entre os convidados que recentemente confirmaram presença como palestrantes na próxima edição do fisl, e estarão em Porto Alegre no final de julho.

O norte-americano Dave Coffin vem falar do dcraw, uma criação sua que acabou por tornar-se um padrão, em distribuições GNU/Linux, quando se fala em fotografia. Atualmente, 15 anos depois de sua criação, seu projeto tornou-se a base sobre a qual outros softwares constroem a compatibilidade com arquivos raw, permitindo o trabalho no nicho da fotografia profissional com software livre, e instigando o debate sobre o uso de ferramentas livres na produção gráfica.

Já os jovens JB Kempf e Félix Kuhne vêm respectivamente da França e da Alemanha para compartilhar a experiência de sucesso do seu projeto VideoLan Organization, uma comunidade de desenvolvedores que tem como principal fruto o VLC. O player open source - que todos nós conhecemos - conseguiu adentrar o universo mais amplo de usuários de qualquer sistema operacional pela versatilidade de formatos de áudio e vídeo com a qual trabalha.

Pedro Paranaguá, advogado especialista em propriedade intelectual e professor da FGV vai compartilhar sua experiência com os difíceis impasses que envolvem direito autoral e internet, esclarecendo (para quem ainda não entendeu) por quê o conhecimento precisa continuar livre para continuar poderoso. 

E aí, já fez sua inscrição? Corre lá! ;)