Os amigos Thomas Petry, Miguel Scott e Steff Vasem posam com John Maddog durante o #fisl12, em 2011.

Entramos em contato com o primeiro participante a ter sua inscrição confirmada para o #fisl13. Miguel Mendes Scott tem 16 anos e cursa o 3º ano do ensino médio e o 3º ano curso técnico em informática em Ivoti, no interior do RS.

Miguel, que conheceu o evento no ano passado, através de uma divulgação na sua escola, correu para aproveitar a promoção de ingresso com desconto - R$ 100,00 até o dia 30/04, e R$ 50,00 para estudantes.

Ele conta que a participação no evento teve importância fundamental na sua formação:

"Achei legal e me inscrevi para ir no evento. Participei da 12ª edição sabendo poucas coisas sobre software livre, mas saí com outra impressão. Meu conhecimento do assunto tinha aumentado, e meu interesse também."

Ele conta que descobriu no fisl uma filosofia da qual partilhava, a do conhecimento livre e compartilhado, e desde então o Software Livre se transformou em um interesse crescente.

"Depois do evento, fui atrás de outros conteúdos, e até descobri que era um usuário de software livre, e que defendia - e ainda defendo - o que várias pessoas pensam, em relação ao Software Livre e ao LINUX."
 
Entre os temas que interessaram (e interessam) Miguel, estão as trilhas de segurança, programação em geral -  "e mais especificamente C#, Java, Python, Perl, Ruby, HTML5" - além de interesses típicos de administradores de sistema, como "configuração" e linha de comando.
 
Miguel e os amigos voltarão ao evento neste ano para continuar aprendendo e integrando-se à comunidade. E ele já encomendou palestras e temas sobre os quais quer aprender mais: "segurança, programação em geral, programação de linux para android e hospedagem em nuvem".

Várias das sugestões do Miguel já estão contempladas nas trilhas do programa. As demais foram passadas ao GT Programa, coletivo que opera a construção da agenda do evento. 

Certamente o Miguel vai aprender bastante mais uma vez. E você, que tal descobrir o Software Livre também? :)