O fundador do Moodle, Martin Dougiamas, anunciou o lançamento da versão 2.2 de sua plataforma aberta para ensino à distância. Sigla para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objeto), o Moodle é um sistema de gerenciamento de cursos (course management system) multiplataforma - também conhecido como o um ambiente de aprendizado virtual (virtual learning environment, ou VLE) ou sistema de gerenciamento de aprendizado (learning management system, ou LMS) - cujo objetivo é fornecer ferramentas aos educadores para gerenciar e promover o aprendizado de seus estudantes.

http://moodle.org/theme/image.php?theme=moodleofficial&image=moodle-logo&rev=623&component=theme

O Moodle 2.2 é uma atualização importante que inclui um novo subsistema de avaliação avançada. O primeiro plug-in para esse subsistema é, de acordo com os desenvolvedores, um "recurso já há muito tempo pedido": suporte a Rubrics. Esses são usados para avaliações baseadas em critérios; no momento elas funcionam apenas para trabalhos, mas esse recurso será estendido por todos os módulos em uma versão vindoura.

O suporte para o padrão IMS LTI também foi incluído nessa nova versão e permite que o Moodle embarque objetos e ferramentas de aprendizado de outros sites em seus cursos, e possa transmitir informações do usuário de e para a ferramenta. Um novo tema padrão Mymobile foi acrescentado para uso com smartphones, quando usuários acessam o Moodle via navegadores de dispositivos móveis. Além disso, usuários podem novamente importar pacotes do padrão IMS Common Cartridge (CC), até a versão 1.9. A habilidade para exportar pacotes CC será acrescentada na versão 2.3, agendada para lançamento em junho de 2012.

Ao mesmo tempo, os desenvolvedores publicaram atualizações para os ramos 2.1.x, 2.0.x e 1.9.x do Moodle. As versões 2.1.3, 2.0.6 e 1.9.15 resolvem um total de 13 vulnerabilidades de segurança. Essas incluem as sérias falhas de injeção em ip_in_range, authentication e CRLF, assim como um problema de divulgação de informação. Um número de outros falhas encontradas nas versões anteriores também foi corrigida. Mais informações, incluindo uma lista completa de correções, é fornecida nas notas de lançamento das versões 2.1.3, 2.0.6 e 1.9.15; recomenda-se que todos os usuários usando a plataforma atualizem os sistemas para as últimas versões assim que possível.

Mais detalhes sobre a versão 2.2, incluindo uma lista completa de aprimoramentos, pode ser encontrado nas notas de lançamento. O Moodle 2.2 está disponível para download para Windows, Mac OS X e Linux no site do projeto; o código-fonte da solução está licenciado sob a GPLv3.

* Notas de lançamento, clique aqui...

Fonte: h-online, em inglês.

* fonte: Linux Magazine

* fonte: Moodle 2.2