O diretor da comunidade Ubuntu, Jono Bacon, detalhou recentemente os planos de desenvolvimento para o suporte à acessibilidade da próxima versão LTS (12.04) do Ubuntu. Eles parecem ter sido desenvolvidos tendo em mente os problemas de acessibilidade que surgiram durante o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 11.10. Durante o desenvolvimento do Oneiric os recursos de acessibilidade permaneceram quebrados por grande parte do ciclo e o teste da instalação acessível só foi possível depois do lançamento da versão beta 2 do 11.10.

http://www.linuxnewmedia.com.br/images/uploads/news/accessibilityteam.png

Com isso em mente, os planos incluem expandir os testes, para permitir que mais usuários, sem necessidades de acessibilidade, possam facilmente testar os recursos, que não devem ser alvo de grandes alterações considerando o desenvolvimento de uma versão com tempo de suporte estendido. Um novo recurso que deve ser incluído na versão 12.04 é o suporte para ampliação de tela, que deve estar pronto para o Unity 2D e possivelmente para o Unity 3D. Os planos também incluem um esforço dos desenvolvedores do Kubuntu para integrar mais ferramentas de acessibilidade ao ambiente de trabalho KDE.

A comunidade do Ubuntu está presente nos planos, pede-se a ela que ajude no processo de limpeza da documentação como parte do desenvolvimento, e também pesquise formas de como o suporte à acessibilidade pode ser expandido para atender pessoas com problemas de aprendizagem, como déficit de atenção, autismo e dislexia.

A equipe de acessibilidade para o Ubuntu tem um blog e um wiki com mais informações e está sempre buscando mais usuários, desenvolvedores e interessados em realizar testes para auxiliar nos esforços do projeto.

Fonte: h-online, em inglês.

* fonte: Linux Magazine