Viewed 349 timesSeja Bem-vindo!
LibreOffice Conference
Paris - França
12 a 15 Outobro 2011A The Document Foundation anuncia a primeira reunião anual do projeto LibreOffice, a LibreOffice Conference, será realizada em Paris de 12 a 15 outubro de 2011. Dando continuidade a tradição das conferências anteriores OOoCon. Será o evento para os interessados no desenvolvimento de Software Livre de produtividade, Padrões Abertos e do Formato Aberto de Documentos OpenDocument Format.
"Estamos orgulhosos do que temos conseguido até agora com LibreOffice e a The Document Foundation. Nós estamos vendo um ecossistema de crescimento rápido construído em Software Livre e da LibreOffice Conference será uma excelente oportunidade para conhecer os membros da nossa Comunidade, desenvolvedores e hackers ", Diz Charles Schulz, membro do Comitê Diretivo da The Document Foundation e um dos organizadores da conferência deste ano. "Paris tem sido um forte apoiador do software livre e na sequência de uma fantástica festa de lançamento em 2008 de um outro evento em Paris que era o OOoCon. Então, nós estamos felizes em anunciar nossa primeira conferência que será na França."
A LibreOffice Conference abordará vários aspectos da LibreOffice, incluindo a adopção, migração, desenvolvimento e interoperabilidade.
Para facilitar, a LibreOffice Conference 2011 em Paris será em dois locais:
- La Cantine: La Cantine é um local exclusivo para os inovadores, pesquisadores, empresários e projetos Software Livre e Open Source. La Cantine é um local de muitos projetos em andamento e inovações de TI ao redor de Paris.
- IRILL (Free Software Research Institute): Este instituto é um laboratório de pesquisa da French University Paris Diderot e o INRIA. Possui salas de conferência e será o local do ODF Master Class e o Marketing Track.
La Cantine:
Endereço: 151 rue Montmartre, Passage des Panoramas 12 Galerie Montmartre, 75002 Paris, FranceIRILL:
Endereço: 23, avenue d'Italie, 75013 Paris, France
Uma relação de hoteis estarão disponíveis em breve, aguardem!
Fique atento para a abertura das inscrições e as chamadas de trabalhos
Chamadas de trabalhos, clique aqui ...
A programação do evento será anunciado aqui.
Para obter mais informações: se inscreva nesta Lista de DiscussãoNos siga no Twitter e Identi.ca.
Contato:
Se você quiser saber mais sobre The Document Foundation e sobre a LibreOffice Conference 2011, os porta-vozes a seguir terão o prazer em atendê-lo:
- Florian Effenberger (based near Munich, Germany, UTC+1)
Fone: +49 8341 99660880
Celular: +49 151 14424108
E-mail: floeff@documentfoundation.org
Skype: floeff- Olivier Hallot (based in Rio de Janeiro, Brazil, UTC-3)
Celular: +55 21 88228812
E-mail: olivier.hallot@documentfoundation.org- Charles H. Schulz (based in Paris, France, UTC+1)
Celular: +33 6 98655424
E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org- Italo Vignoli (based in Milan, Italy, UTC+1)
Fone: +39 02 320621813
Celular: +39 348 5653829
E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org
Skype: italovignoliSites importantes:
- LibreOffice Conference 2011: http://conference.libreoffice.org
- Informações sobre LibreOffice: http://www.libreoffice.org
- The Document Foundation: http://www.documentfoundation.org
PSL-Brasil - LibreOffice Conference, Paris - França 12 a 15 Outobro 2011 - Software Livre
PSL-Brasil - 12º Fórum Internacional Software Livre anuncia mais 5 atrações internacionais - Software Livre
Viewed 919 timesO fisl, que já teve entre seus palestrantes grandes personalidades da tecnologia, não apenas interessados em trazer conhecimento para aqueles já familiarizados com o universo da informática, mas também dispostos a discutir questões políticas e socioculturais. Nesta 12ª edição não será diferente. Entre as últimas participações confirmadas estão o cofundador do Grupo de Desenvolvimento Global PostgreSQL, Bruce Momjian, e desenvolvedores em Android para o Google.
Confira os palestrantes recém confirmados:
Bruce Momjian - cofundador do Grupo de Desenvolvimento Global PostgreSQL, trabalha com PostgreSQL desde 1996. É autor do livro "PostgreSQL: Introdução e conceitos, publicado pela Addison-Wesley. Bruce é empregado da EnterpriseDB. Antes era empregado da SRA Japan e da Great Bridge LLC, todas companhias de suporte PostgreSQL. Já palestrou em diversas conferências open-source internacionais.
Takanori Suzuki - membro da comunidade Zabbix-JP. Atualmente trabalha para o Miracle Linux, um distribuidor na Ásia, desde 2007. É um participante muito ativo na comunidade Zabbix, e tem trabalhado para prover serviços Zabbix.
Tim Bray - desenvolvedor de software, fundou duas companhias e escreveu mais de um milhão de palavras em seu blog. Atualmente, ele é Desenvolvedor Evangelista na Google, focado em Android.
Trevor Johns - Engenheiro de Desenvolvimento de Programas para o Android na Google. Antes de entrar para a equipe Android, ele trabalhou no Google Data APIs para o Blogger, Google Calendar, Contacts e Spreadsheets. Ele se graduou na Universidade do sul da Califórnia, onde obteve um mestrado em Ciência da Computação e um bacharelado em Engenharia da Computação.
Lenz Grimmer - membro da equipe de Gerenciamento de Produto Linux da Oracle, tem estado envolvido com Linux e Open Source desde 1995. De 1998 a 2002, trabalhou como engenheiro de distribuição para a SuSE AG em Nuremberg, Alemanha. Depois entrou para a MySQL AB como engenheiro de lançamento e depois tornou-se membro da equipe de Relações comunitárias do MySQL. Nesse cargo ele passou pela transição da Sun Microsystems para a Oracle.
O fisl12 ocorre de 29 de junho a 2 de julho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, RS, Brasil. Mais informações pelo site http://www.softwarelivre.org/fisl12.
PSL-Brasil - Governador do Paraná propõe a ampliação da abrangência da ação reguladora: Saneamento (Sanepar), Energia (Copel) e Tecnologia e Informática (Celepar) - Software Livre
Viewed 257 timesO Governador Carlos Alberto Richa (PSDB) enviou Projeto de Lei Complementar nº 361/2011 para a Assembléia Legislativa com previsão de inclusão na Lei da Agência Reguladora do Paraná (Lei Complementar 94/2002) que ela fará a regulação nas áreas de energia, saneamento e tecnologia da informação.
Segundo a Mensagem do Projeto de Lei assinada por Beto Richa, seu Governo pretende ampliar a abrangência da agência reguladora com a inclusão do Saneamento, Energia, Tecnologia e Informática. Justifica no seu “novo jeito de governar”.
As agências reguladoras existem para regular os serviços públicos e atividades econômicas de interesse público que são prestados pela iniciativa privada. Não há qualquer sentido que uma agência reguladora seja criada para regular os serviços executados pelo próprio Estado.
Assim, a mudança legislativa pretendida pelo Governador tucano sinaliza a intenção que tem o Governo Beto Richa de privatizar a Copel – Companhia de Energia do Paraná, a Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná e a Celepar – Companhia de Informática do Paraná.
Com isso o Governador Carlos Alberto pretende finalizar o que iniciou o Governo Jaime Lerner, que privatizou as estradas, o Banestado, tentou privatizar a Copel e privatizou de forma maquiada a Sanepar.
* fonte: blog Tarso Cabral Violin
Segue a íntegra da Mensagem do Governador do Paraná:
MENSAGEM
Curitiba, 28 de março de 2011
Nº 07/2011
Senhor Presidente,
Tenho a honra de encaminhar a Vossa Excelência, para ser apreciado por essa Augusta Assembleia Legislativa, o incluso anteprojeto de lei visando a alteração da Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, buscando ampliar a abrangência das ações da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infra-Estrutura do Paraná.
JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 361/2011
Desde 2002 está vigente a Lei Complementar nº 94, de 23 de julho, nela se contemplando a criação da Agência para a regulação de serviços públicos de infraestrutura no âmbito do Estado.
Por razões administrativas e também observando experiências de outras agências reguladoras criadas por outros entes federativos, vem este Poder Executivo propor a ampliação da abrangência da ação reguladora da Agência, com a inclusão não só de serviços públicos relacionados à infraestrutura, mas todos os serviços públicos delegados, especialmente aqueles relacionados ao Saneamento, Energia e Tecnologia e Informática.
Esta ampliação proporcionará uma melhor administração e agilidade para o serviço público delegado no Estado do Paraná, indo de encontro ao objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e do desenvolvimento integrado do Estado, adotando uma postura inovadora com um novo jeito de governar, previsto no Plano de Governo. É a preconizada administração flexível, voltada para o controle mais rígido dos custos e uma aplicação mais eficaz dos recursos públicos através do controle de qualidade e de eficiência dos serviços prestados pelos Estado.
CARLOS ALBERTO RICHA
Governador do Estado
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N° 361/2011
Súmula: Altera a Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, que criou a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infra-Estrutura do Paraná e adota outras providências.
Art. 1º A AGÊNCIA REGULADORA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DE INFRA-ESTRUTURA DO PARANÁ, criada pela Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, passa a denominar-se AGÊNCIA REGULADORA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO PARANÁ - AGEPAR, ficando vinculada diretamente ao Governador do Estado.
Art. 2º. O parágrafo 3º do artigo 1º da Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, passa a vigorar com a seguinte redação:
“§ 3º. Equivalem-se, para os fins desta Lei, as expressões: AGÊNCIA REGULADORA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO PARANÁ, AGÊNCIA REGULADORA, AGÊNCIA e a sigla AGEPAR.”
Art. 3º. Ficam incluídos ao art. 2º, da Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, os seguintes incisos e parágrafo único:
“VI – Serviços de SANEAMENTO BÁSICO; e
VII – Serviços de ENERGIA.
Parágrafo único: A definição dos serviços a que se referem os incisos VI e VII deste artigo serão regulamentados através de ato do Poder Executivo.”
Art. 4º. Fica renumerado o inciso VI do art. 2º da Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, que passa a vigorar como inciso VIII com a seguinte redação:
“VIII – Outros serviços delegados que vierem a ser definidos por lei.”
Art. 5º. O art. 5º da Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 5º. À AGÊNCIA compete regular, fiscalizar e controlar, nos termos desta Lei, os serviços públicos delegados do Paraná, conforme definidos no art. 2º, incisos V, VI, VII e VIII desta Lei.”
Art. 6º. Ficam incluídos ao art. 16 da Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, os seguintes incisos:
“V – Diretor de Logística e Operações de infraestrutura;
VI – Diretor de Regulação de Energia; e
VII – Diretor de Regulação de Saneamento.”
Art. 7º. Fica renumerado o inciso V do art. 16 da Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, que passa a vigorar como inciso VIII com a seguinte redação:
“VIII – Diretor de Fiscalização e Qualidade dos Serviços de Infraestrutura.”
Art. 8º. O inciso V do art. 22 da Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, passa a vigorar com a seguinte redação:
“V – 6 (seis) representantes das entidades reguladas pela AGÊNCIA, com adequada qualificação técnica.”
Art. 9º. O art. 34 e seu parágrafo único, da Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, passam a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 34. Fica instituída a Taxa de Regulação de Serviços Públicos Delegados, a que se refere esta Lei, a ser recolhida mensalmente pelos prestadores do serviço público abrangidos por este ato, como receita privativa da AGÊNCIA, mediante a aplicação da alíquota de 0,5% (cinco décimos por cento), da receita operacional bruta do concessionário e/ou permissionário.
Parágrafo único: A Taxa de Regulação de Serviços Públicos Delegados terá implantação gradativa sendo 0,25% nos primeiros 12 (doze) meses e 0,50%, a partir do décimo terceiro mês.”
Art. 10º. O art. 36 da Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 36. A remuneração da AGÊNCIA pela prestação dos serviços delegados, objeto da presente Lei, deverá atender aos termos dos convênios firmados entre a AGÊNCIA DE REGULAÇÃO e o poder concedente.”
Art. 11º. O art. 37 da Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 37. Durante a primeira instalação regular da Diretoria da Agência, o Diretor-Presidente terá mandato de 2 (dois) anos e serão definidos pelo Chefe do Poder Executivo Estadual os demais Diretores com os seguintes mandatos:
a. Diretor de Relações Institucionais e de Ouvidoria com mandato de 1 (um) ano;
b. Diretor de Tarifas e Estudos Econômicos e Financeiros com mandato de 3(três) anos;
c. Diretor Jurídico com mandato de 4 (quatro) anos;
d. Diretor de Fiscalização e Qualidade dos Serviços de Infraestrutura com mandato de 5 (cinco) anos;
e. Diretor de Logística e Operações de Infraestrutra com mandato de 5 (cinco) anos;
f. Diretor de Regulação de Energia com mandato de 5 (cinco) anos; e
g. Diretor de Regulação de Saneamento com mandato de 5 (cinco) anos.”
Art. 12º. O art. 39 da Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 39. O Governador do Estado encaminhará à Assembleia Legislativa, no prazo de até 180 (cento e oitenta) dias da publicação desta Lei, projeto de lei dispondo sobre os cargos de provimento em comissão e sobre o quadro de pessoal permanente da AGÊNCIA.”
Art. 13. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Curitiba, em 28/03/2011, 190° da Independência e 123° da República.
CARLOS ALBERTO RICHA
Governador do Estado* fonte: Assembleia Legistavia do Estado do Paraná
* Projeto de Lei Complementar 361/2011
* Lei Complementar 94 - 23 de Julho de 2002
* Lei Complementar 95 - 09 de Setembro de 2002
PSL-Brasil - Você usa muito Software Livre no seu dia-a-dia! Sabia? - Software Livre
Viewed 635 timesÀs vezes criticamos o Software Livre mas, não paramos para analisar o quanto o usamos no nosso dia-a-dia.
Para ajudar as pessoas a fazer uma reflexão sobre uso de TI e principalmente sobre o Software Livre e Open Source em sua vida, segue algumas questões abaixo, provavelmente, você se encaixa em algumas ou em várias das situações listas:
Você possivelmente:
- Navega na Internet: praticamente tudo que tem na Internet é Software Livre, começando por HTML, PHP, Apache, etc- Acho que você faz pesquisa no Google, pois é, praticamento tudo que ela faz e usa é Software Livre e Open Source.
- Você usa Wikipédia? claro que usa! Já usou alguma vez. É cara inteligente! Pois é, para sua informação o Wikipédia é totalmente em Software Livre e Open Source.
- Você usa Home Bank na Internet, Mais de 85% de dos Bancos usam software Livre.
- Você deve jogar na Mega-Sena, na esperança de ficar milionário. Pois é todos os computadores das Casas Lotéricas usam Software Livre.
- Você se alimenta, né! Faz compra em super e hipermercados. Pois é, Carrefour em todo o mundo usa Software Livre. Condor, Big, Walmater, Califórnia, Kusma, Mercadorama, etc.
- Você faz compras, lógico que sim! Pois é, Lojas Renner, Colombo, Americanas, Magazine Luiza, Casas Bahia, etc, Usam Software Livre.
- Você tem carro, abastece nos postos de combustível, claro que sim! Pois é, a Petrobras é usuário de Software LIvre.
- Você viaja de avião! Já voou num boing, claro que sim! Pois é, a Boing é um dos maiores patrocinadores do Free Software e Open Source e ODF.
- Você usa produtos da Microsoft, claro que usa! Inclusive piratas! Isso é crime e você poderá ser preso! Você sabia? Claro que sabe! Pois é, Free Software e Open Source não é só bom mas excelente! Veja a fundação que a Microsoft criou http://codeplex.org
- Você é possivelmente um dos maiores usuários de Free Software e Open Source! Não Sabia? Pois é, quando navega na Internet, faz compras, se alimenta, anda de carro, vê TV, assiste filmes, se diverte, saca dinheiro no caixa eletrônico, etc.
- Você deve assistir filmes! Claro que sim! E, assistiu os filmes Shrek, Madagascar, Titanic, e muitos outros. Pois é, foram feitos em Software Livre.
- Você votou nas eleições! Claro que sim! Pois é, na máquina de votação o Software que tem nessas urnas eletrônicas é Software Livre!
- Você deve ter um celular! todo mundo tem! Muitos deles usa o Android, que é Software Livre.
- Todos os sites do Governo do Paraná, são quase 3.000, Foram feitos com software Livre, XOOPS. e, continuam sendo feitos em Software Livre.
- Você deve ter parentes, netos, sobrinhos, filhos de amigos que estudam nas escolas estaduais do Paraná. São 44.000 estações no Estado do Paraná. Pois é, tudo em Software Livre.
- Você possui RG emitido pelo Instituo de Identificação do Paraná! Pois é, foi feito com Software Livre.
- Você tem carros! claro que sim, deve ter mais de um! Na emissão do registro de carro e multas no Paraná são usados Software Livre.
- Você tem CNH do Paraná! Pois é, foi todinho feito em Software Livre
- A Receita Federal lançará a emissão de CPF pela Internet. Será em Software Livre.
- Você já fez refeições no McDonald’s! Claro que sim! McDonald’s usa Software Livre! Não vomite, por favor!
- Você deve ter um blog? claro que sim! Pois é, deve ser Software Livre!
- Se você quiser saber tudo isso e muito mais sobre software Livre. Use o Google, Wikipédia e Internet. Eles são Software Livre!
- O uso de Software Livre é uma questão de Inteligência e sabedoria! Você é inteligente e sábio! E, usa muito Software Livre!
- Você é um grande usuários de Free Software e Open Source! Sabia?
- Visite http://softwarelivre.org/furusho e http://paper.li/vfurusho e siga meu Twitter @vfurusho
* Seja Livre! use Software Livre e seja Feliz!
PSL-Brasil - Você usa muito Software Livre no seu dia-a-dia! Sabia? - Software Livre
PSL-Brasil - Comunidade hacker celebra a memória de Dorneles Tremea - Software Livre
Viewed 509 times
Déo, como os mais próximos o chamavam, foi um destacado e inspirador militante da comunidade python no Brasil e no mundo. No último sábado, dia 18 de junho, faria aniversário. As manifestações de saudade e pesar desde que ele nos deixou tem partido dos quatro cantos do mundo e, no sábado, alguns amigos e admiradores mobilizaram-se na campanha do #DornelesDay postando em seus blogs e microblogs como uma singela forma de expressar as saudades através das redes sociais.
Dorneles foi homenageado no último Consegi, quando uma das salas da conferência tiveram seu nome e o fisl, onde Déo tantas vezes brilhou também fará sua homenagem durante a cerimonia de abertura.
Déo nos deixou em 11 de Fevereiro deste ano. Deixou esposa, duas filhas, muitos códigos e a lembrança de um cara que nao desistia fácil ante os problema.
Fundador da Associação Python Brasil, foi seu presidente e o Big Kahuna da edição de 2009 do principal evento da comunidade.
#DornelesDay@twitter: http://twitter.com/#!/search/dornelesday
#DornelesDay@identi.ca:http://identi.ca/search/notice?q=dornelesday&search=Search
PSL-Brasil - Comunidade hacker celebra a memória de Dorneles Tremea - Software Livre
PSL-Brasil - Seleção de profissionais de TI no Interlegis - Software Livre
Viewed 325 timesO Programa Interlegis (Senado Federal) publicou vários editais1 para a contratação, via PNUD[2], de profissionais de TI para o desenvolvimento de produtos. Os editais cobrem desde trabalhos com infraestrutura e segurança de redes até o desenvolvimento de software livre.
O recebimento dos currículos se dará até as 23h59min do próximo domingo (26/06/2011). Leia atentamente as regras de participação em cada edital1.
[1] http://www.interlegis.gov.br/Members/luizcar/editais-para-contratacao
[2] http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=102220
PSL-Brasil - Seleção de profissionais de TI no Interlegis - Software Livre
PSL-Brasil - 20 anos do Linux será marcado com selo comemorativo - Software Livre
Viewed 637 timesO Projeto Software Livre Brasil e a Associação Software Livre.Org criaram um selo para celebrar os 20 anos do Linux, comemorados em 3 de abril. Uma data tão importante para a comunidade Software Livre e para os amantes do pinguim não podia passar em branco e o fisl12 será o palco perfeito para a celebração. Além do selo, que pode ser baixado aqui, a ASL irá distribuir adesivos comemorativos durante o fisl.
Inúmeras comemorações também estão programadas pela Linux Foundation, que criou um hotsite especial para divulgar as atividade, que incluem festas, concursos e vídeos. Participe! Coloque o selo no seu site, blog ou mídia social e venha buscar o seu adesivo e celebrar com a gente no 12º Fórum Internacional Software Livre - fisl12, que acontece de 29 de junho a 2 de julho, em Porto Alegre.
Baixe o selo aqui: selo_20.png.zip
Adicione o selo ao seu avatar nas redes sociais clicando aqui.
Para saber mais, acesse:
www.fisl.org.br
http://www.linuxfoundation.org/20th/PSL-Brasil - 20 anos do Linux será marcado com selo comemorativo - Software Livre
PSL-Brasil - Encontro Comunitário LibreOffice - FISL12 - Software Livre
Viewed 234 timesA Comunidade LibreOffice Brasil marcará presença no 12o. Fórum Internacional de Software Livre FISL, que será realizado no período de 29 de junho a 02 de julho de 2011. Neste evento, a Comunidade realizará o I Encontro Comunitário LibreOffice.Responsáveis pelo Encontro Comunitário LibreOffice:
Local e Data:
- Prédio 40 - Sala 714
- 01/07/2011 às 13:00 h - 120 minutos
Resumo:
O Encontro Comunitário LibreOffice visa reunir pessoas para informá-las sobre a criação da TDF (The Document Foundation). Desde sua criação em setembro de 2010, por ocasião do 10o aniversário do projeto OpenOffice.org a TDF amealhou um capital humano e intelectual notável para o desenvolvimento e promoção do software LibreOffice. Nesta palestra daremos números e informações que provam que a comunidade internacional acertou em criar uma entidade independente para o desenvolvimento do LibreOffice e mostraremos detalhes da evolução do software, bem como pistas sobre seu futuro brilhante que se desanuvia. Apresentaremos aos interessados como participar e colaborar com a Comunidade LibreOffice, através de documentação, tradução, palestras, treinamento,desenvolvimento, QA (Controle de Qualidade) e relatos de bugs.Objetivo:
Fortalecimento da comunidade, fomento do software livre e chamada de colaboradores, visando a difusão da suíte de escritório.Programação:
Palestra Geral:
- A criação da TDF – The Document Foundation - Eliane Domingos e Gustavo Morais - 50 minutos
Lightining talks:
- Avanços do LibreOffice no Paraná e ODF pelo Brasil - Vitorio Furusho - 10 minutos
- Lei ODF no Estado do Rio de Janeiro (Lei 5978/2011) - Marcelo Massao - 10 minutos
- Como colaborar com a tradução do LibreOffice - Klaibson Ribeiro - 10 minutos
- Como colaborar com a documentação do LibreOffice - Gustavo Morais - 10 minutos
- Como colaborar com o relato de Bugs do LibreOffice - Eliane Domingos - 10 minutos
- Como colaborar com o QA (Controle de Qualidade) - Eliane Domingos e Gustavo Morais - 10 minutos
PSL-Brasil - Encontro Comunitário LibreOffice - FISL12 - Software Livre
PSL-Brasil - Tuitaço por melhor acesso à internet - Software Livre
Viewed 112 timesÉ como um “panelaço”, só que no Twitter: usuários do serviço em todo o país se uniram uma mobilização por uma internet de melhor qualidade e mais barata para todos. A expressão #minhainternetcaiu ficou entre as mais comentadas da rede social. A hashtag é uma referência ao mote “Minha internet caiu… na mão das teles”. As organizações que estimularam o protesto pedem que o Programa Nacional de Banda Larga seja melhor discutido pela sociedade. O objetivo do tuitaço é chamar a atenção dos usuários da rede para o debate, mas também questionar o Ministério das Comunicações, para que pontos do programa sejam esclarecidos publicamente. Para saber mais sobre a campanha, visite o site campanhabandalarga.org.br
PSL-Brasil - Políticas de Software Livre do Governo RS - Software Livre
Viewed 249 timesTarso fazendo um commit + push oficializando a publicação do código do sítio do Gabinete Digital.A comunidade de Software Livre tem mais uma oportunidade de colocar as políticas sobre o tema na pauta do governo do estado, no RS. Como? Fazendo com que a pergunta sobre Software Livre seja a mais votada deste mês na ferramenta "O Governador Escuta", do Gabinete Digital.A pergunta mais votada do primeiro mês teve 858 votos. Quantos somos na comunidade Software Livre? A gente consegue! A pergunta escolhida será respondida em vídeo diretamente pelo governador Tarso Genro. É a "democracia conectada", cidadãos colocando o governo pra pensar o que nos interessa! Vote aqui: http://migre.me/55eYFNo mês de maio, o Gabinete do Governador Tarso Genro lançou a público uma iniciativa de aproximação do governo com o cidadão através dos recursos da internet, o Gabinete Digital. Mais que uma ferramenta, o Gabinete Digital pretende ser "um novo sistema de participação popular e cidadã, capaz de tornar-se um exemplo da busca por um novo paradigma em termos de governança democrática no Brasil.", como escreveu Vinicius Wu, Chefe de Gabinete do Governador.Dentre diversas formas de interação, através do "Governador Responde", os cidadãos podem propor suas questões que serão respondidas mensalmente diretamente pelo Governador, seja ele Tarso Genro ou um futuro governante, desde que sejam as mais votadas. Aí que entra, além do debate e da reflexão coletiva, o poder de mobilização das redes sociais.O canal já está aberto. Além de toda a iniciativa do Gabinete Digital ter como preceito o uso de licenças livres, no dia 29 de junho, às 14h, o governador Tarso Genro estará no #fisl12 em mais uma agenda do "Governo Escuta". Com o tema "Cultura, Democracia e Governos do séc. XXI", Tarso Genro ouvirá especialistas que ajudarão a pensar políticas relacionadas à participação, transparência e tecnologia.Nós sabemos porque é importante que o governo pense as políticas de, para e com Software Livre. Economia de recursos públicos, transparência, possíbilidade de auditoria, são só os argumentos mais fáceis de compreender por quem ainda não faz parte deste mundo. Fazendo com que a discussão ganhe as ruas - os jornais! - fazendo aparecer nossa vontade, conseguiremos dar mais uma passo para que o mundo para além da comunidade Software Livre possa perceber o valor que um código público tem para fomentar a inovação. Porque o que nos interessa de fato é que o conhecimento seja livre e compartilhado, seja ele um código ou não. Mas isso é papo para uma outra longa história. :)PSL-Brasil - Políticas de Software Livre do Governo RS - Software Livre
PSL-Brasil - 5 motivos para baixar o novo Firefox 5.0 - Software Livre
Viewed 317 timesNova versão do browser, além de estar mais leve, rápida e estável, conta com o recurso do-not-track.
É difícil acreditar que dois meses após o lançamento do Firefox 4, uma nova versão do popular navegador já chegou. Oficialmente liberado nesta terça-feira (21/06) – embora seu download tenha vazado na última segunda-feira – poucas alterações podem ser notadas em relação ao modelo anterior, mas a promessa é de que as melhorias internas sejam significativas. De fato, venho utilizando-o desde ontem e, por mais que não seja uma grande atualização, sua estabilidade me impressionou – assim como sua velocidade. Sinceramente, não encontrei nada que justifique postergar o update, mas tenho cinco razões para incentivar sua instalação imediata.PrivacidadeO recurso do-not-track (não me siga) do Firefox dá ao usuário mais controle sobre sua privacidade. Ele pode, por exemplo, impedir que sites monitorem seu comportamento online – tática utilizada para personalizar as ofertas publicitárias. A novidade é que a ferramenta está bem mais fácil de ser localizada nas opções do navegador. Lembrem-se que a versão do Firefox para Android também inclui a opção. É o primeiro browser para dispositivos móveis que oferece essa alternativa.
Mais leve. Mais rápido
Eu tinha a sensação de que o novo Firefox estava significativamente mais rápido, e o pressentimento, segundo o portal Digitzor, estava correto. Ele promoveu alguns estudos de benchmark e verificou a superioridade do browser da Mozilla ante Chrome e Opera – considerados os mais velozes até então – para abrir códigos JavaScript. O consumo de memória também melhorou. Mesmo com 25 abas abertas, meu computador continuou funcionando sem paralisações.
Open Web
Com o suporte avançado a padrões como HTML5, XHR, MathML, SMIL e canvas, o Firefox 5 é a melhora escolha para incentivar uma Web aberta e transparente. A nova versão inclui o Add-on SDK para Windows, Mac e Linux, que permite o desenvolvimento de complementos locais, enquanto que o Firefox Add-on Builder Beta oferece uma plataforma para a construção baseada na nuvem. Por último, animações em CSS passaram a ser compatíveis com o browser.
Estabilidade
O Firefox 5 tem mais de 1000 pequenas correções em relação ao seu antecessor. São modificações individualmente imperceptíveis, mas que, juntas, aprimoram a estabilidade do software. O modelo para Android também chega com correções que aprimoram, inclusive, a velocidade de abertura de páginas – especialmente em redes 3G. O suporte a IPv6 foi adicionado.
Seguro e independente
O Firefox é open-source, o que significa que ele é desenvolvido com a ajuda de milhares de usuário espalhados pelo mundo. O monitoramente, portanto, é constante, o que facilita na hora de identificar uma falha de segurança e corrigi-la. A Mozilla, por sua vez, é uma fundação independente. Dificilmente um software proprietário – como o Internet Explorer, da Microsoft – ou um preso a empresas privadas – como o Chrome, da Google – pode ter todos seus esforços concentrados única e exclusivamente na satisfação do usuário. Fato é que o Firefox enfrenta uma concorrência acirrada no setor – basta ver o crescimento do Chrome nos últimos anos. Mas ele não está ficando para trás; pelo contrário, a sexta versão já bate à porta.(Katherine Noyes)
Por PC World/US* fonte: IDG Now!* Leia mais informações sobre o Firefox 5.0:PSL-Brasil - A Comunidade Linux Indaiatuba na SECCOMP - Software Livre
Viewed 108 timesTenho o grande prazer em anunciar para todos os integrantes e amigos que a nossa comunidade foi convidada a participar da SECCOMP - Semana de Estudos da Ciência da Computação, que será realizada entre os dias 17 a 21 de Outubro no campus da UNESP em Rio Claro.
Dia 17 de Outubro de 2011 a Comunidade Linux Indaiatuba vai estar presente no evento realizando o installfest, duas palestras e um mini-curso. Neste dia temos como objetivo promover o uso de software livre em geral, além de criar interações entre usuários e desenvolvedores
O evento é aberto a todos e o visitante vai ter a oportunidade de conhecer, aperfeiçoar e instalar Software Livre, distribuições de Gnu/Linux e aplicativos livres para Windows em geral. Também teremos sorteio de brindes durante as palestras e o mini-curso realizados pela comunidade. CDs com distribuição GNU/Linux também serão distribuídos para os visitantes.
O que é a SECCOMP?
-> É um evento anual promovido pelo Conselho do Curso de Ciências da Computação da UNESP Rio Claro, pelo Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação (DEMAC) do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), juntamente com o Centro Acadêmico de Ciências da Computação (CACCO) e a Empresa Júnior do Curso (INFO JÚNIOR PROJETOS, ACESSORIA E CONSULTORIA).
-> Em 2011, a SECCOMP estará na sua 19a edição, tendo o respaldo do sucesso das edições anteriores.
-> A SECCOMP é um evento previsto no calendário escolar do IGCE, sendo contabilizada freqüência para os alunos do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação do Instituto.
Quais os objetivos da SECCOMP?
-> Possibilitar que os alunos graduandos e pós-graduandos de Cursos de Ciências da Computação e afins tenham contato com tecnologias atuais e pesquisas científicas, através das conferências e/ou exposições programadas para o evento;
-> Proporcionar aos alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UNESP Rio Claro experiência na participação em um Congresso Científico;
-> Divulgar a produção científica (na área de Computação) do campus;
-> Divulgar o Curso de Bacharelado em Ciências da Computação da UNESP Rio Claro para a comunidade interessada, inclusive para empresas e instituições interessadas na consolidação de parcerias em projetos acadêmicos, científicos e / ou tecnológicos;
-> Obter melhorias no Curso de Ciências da Computação da UNESP, em Rio Claro adequando a grade curricular através do contato com as novidades do mercado e das pesquisas científicas, mantendo o curso sempre atualizado;
A quem se destina a SECCOMP?
-> Alunos e docentes do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação.
-> Estudantes, docentes / pesquisadores e profissionais da área de Computação da comunidade local e da região.
Já estamos cadastrando colaboradores que queiram ajudar no installfest, os interessados devem enviar um e-mail para comunidadelinuxindaiatuba@gmail.com com nome completo, idade, cidade onde mora e um e-mail para contato. Os inscritos vão receber informações sobre como colaborar com o installfest.
Datas e horários serão divulgados aqui no blog da comunidade.
Participe. Ajude a divulgar o uso do Software Livre e sistemas GNU/Linux.
[C.L.I.]PSL-Brasil - A Comunidade Linux Indaiatuba na SECCOMP - Software Livre
Assinar: Postagens (Atom)