Foto Luis Henrique Silveira

Dscf9603

Oficina de edição de vídeo no Laboratório do Pontão Minuano

A equipe do Pontão Focu – Fomento Cultural de Santa Maria, com apoio do Pontão Minuano de Porto Alegre, iniciou as atividades de formação audiovisual de 2010. A equipe do Pontão Focu é constituída de três oficineiros, um articulador e um roteirista e o pontão Minuano entrou com o apoio técnico, os espaços e estúdios para a realização da oficina de Porto Alegre.

A formação em ocorrerá nos três Estados do Sul, em sete polos. No Rio Grande do Sul, nos polos de Porto Alegre e região Metropolitana, Santa Maria e Rio Grande. Em Santa Catarina será em Florianópolis e São Francisco do Sul, e no Paranã em Curitiba e Londrina. Iniciando agora em fevereiro com previsão de término para agosto de 2010.

As oficinas de produção audiovisual, serão divididas em duas etapas. Nesta primeira são Roteiro/direção, direção de fotografia/operação de câmera e edição em software livre. Desenvolvidas em oito dias, em dois turnos, unem teoria e prática. A metodologia pedagógica traz ferramentas para que os oficinandos possam elaborar e produzir obras audiovisuais, todas utilizando softwares livre.

Na segunda etapa, será ampliado o número de participantes. Segundo Pedro Roberto Ramos articulador do Pontão Focu, cada participante, desta fase, tem o compromisso de ser um multiplicador e reproduzir o que aprendeu no seu ponto de cultura e trazer mais uma pessoa para a próxima etapa, que deverá ter o dobro de participantes.

Produção e difusão

A segunda fase, será de oficinas complementares para aprofundamento dos conhecimentos. Ao final deverá sair dois vídeo de até 10 minutos. Um dos resultados das oficinas serão 14 obras audiovisuais.

Além dos vídeos produzidos pelos pontos de cultura, outro trabalho que a equipe realiza é a documentação dos pontos de cultura existentes nas cidades pólos. A produção e a gravação dos documentários são feitas paralelamente as oficinas e vêm com a proposta de mostrar as histórias, ações e personagens dos projetos.

Mas a produção destas oficinas não para por aí. "Os objetivos deste projeto são além da formação e produção dos pontos de cultura, é também fazer a difusão destes conteúdos", explicou Pedro. Para isto está prevista uma mostra da produção dos pontos de cultura que será o terceiro item que compõe o DVD final que comporá kit do projeto, e será constituído de 3 vídeos, que serão reproduzidos num número de 600 cópias cada kit (1800 DVDs no total).

A primeira etapa em Porto Alegre ocorreu entre os dias 8 e 13 de fevereiro, com 20 pessoas, de 10 pontos de cultura diferentes. A segunda fase está prevista para maio. Curitiba é o próximo destino da equipe a partir de 20 de fevereiro.

Para complementar o trabalho das oficinas e trazer exemplos de outras linguagens, há ainda a Mostra de Agitação do Olhar composta por filmes experimentais e independentes. Para provocar e instigar a criatividade e compor o trabalho didático.

A primeira etapa do Focu no pólo Porto Alegre foi até o dia 13, porém o aprendizado segue com o desenvolvimento e produção dos roteiros, em reuniões a distância.

Todo este projeto está sendo desenvolvido a partir de um edital do Ministério da Cultura, conquistado em agosto de 2007.

Por Luis Henrique Silveira
Com informações de Priscila Costa