Credenciamento de imprensa para o Campus PartyDecember 9, 2009, by Miguel Matiolla - No comments yetViewed 212 timesA partir de hoje, dia 09, os veículos de imprensa que têm interesse em fazer a cobertura da terceira edição da Campus Party Brasil, já podem solicitar o credenciamento no site oficial do evento.
Os jornalistas devem preencher todos os campos do formulário e fazer sua solicitação individualmente. Assim, é necessário que cada integrante da equipe faça seu cadastro no site, colocando o cargo depois do nome (ex. Jorge xxx – câmera). O pedido só será validado após análise da assessoria de imprensa da Campus Party. A retirada da credencial (local a ser informado) e a entrada dos profissionais de imprensa ao evento só serão permitidas mediante a apresentação do documento informado no credenciamento (RG ou passaporte).
Vale ressaltar que o credenciamento de imprensa não dará acesso à área de camping e alimentação do evento (espaços reservados aos campuseiros).
Fonte: Campus Party
PSL-Brasil - Credenciamento de imprensa para o Campus Party - Software Livre
PSL-Brasil - Comunicado Campus Party Brasil - Software Livre
Viewed 239 timesA Organização da Campus Party Brasil 2010 informa que, por ajustes no sistema do PagSeguro, não está disponível no site do evento a opção de pagamento dos valores do ingresso e do serviço de acampamento. A equipe do PagSeguro está trabalhando e, em breve, você poderá fazer o pagamento da sua inscrição.
Vale lembrar aos participantes de caravanas que o prazo para realizar o pagamento será prorrogado e que os seus líderes receberão informações por e-mail assim que o sistema de pagamento estiver disponível.
Orientamos a todos que façam sua pré-inscrição no site, mediante o preenchimento do cadastro disponível aqui.
Aos que já estiverem cadastrados, pedimos que aguardem e acompanhem as novidades aqui no blog.
Obrigado pela compreensão.
Fonte: Campus Party
PSL-Brasil - Comunicado Campus Party Brasil - Software Livre
PSL-Brasil - Histórias na Campus Party – Capítulo 7 - Software Livre
Viewed 289 timesComo a Campus Party muda a internet e a criação do Migre.me
O sétimo capítulo do Histórias na Campus Party chegou até a equipe do Blog através da matéria do Davi Rocha, publicada no Portal MTV. Ou seja, não foi oficialmente enviada por quem viveu a experiência na Campus Party, mas é tão legal que nós não podemos deixar de publicar aqui no Blog como parte da nossa série.
Abaixo você confere a matéria.
Um dos costumes de quem usa o twitter é compartilhar links com seus seguidores (fotos, notícias, clipes e outras infinitas coisas). Como no twitter as mensagens tem até 140 caracteres, surgiu a necessidade de ter encurtadores de url, sites que diminuem links de 50, 100, 200 para 10, 15 caracteres. Um dos mais conhecidos do Brasil é o migre.me.Muito além de apenas diminuir os links, o site possibilita contar clics dos links e a homepage do site lista os links mais clicados do momento.
Sabia que o migre.me é fruto da Campus Party? A ideia surgiu no evento de 2009, criação do Jonny Ken, que falou para este blog sobre o site, sua criação e a evolução dele durante esse ano.
Como foi o surgimento do Migre.me? Você não tinha a menor ideia de que ia sair de lá com essa ideia?
Nem imaginava! Para mim era uma brincadeira e o migre.me só surgiu por causa de um bate papo e uma aposta com o Alexandre Fugita (blogueiro do Techbits). Na grande maioria das vezes a oportunidade bate na porta da gente e nem ligamos. O Migre.me foi quase um caso desses!***
Eles e mais alguns blogueiros resolveram fazer um campeonato de Rick and Roll. A brincadeira era colocar no twitter links com o vídeo Rick and Roll, quem mais fizesse as pessoas clicarem ganhava. Pra saber quem ia ganhar eles precisavam de um contador de clicks. Por isso Jonny sentiu a necessidade de criar o migre.me. Saiba mais aqui.***
E desde o começo o Migre.me é um sucesso e cresce bastante?
Para se ter uma idéia, no primeiro dia derrubou o servidor… Tudo bem que era um compartilhado de U$10,00 por mês, mas derrubou! Mas cresceu sim. Como o site é relativamente novo (vai fazer 1 ano em primeiro de fevereiro), nossos parametros de crescimento são as comparações mensais, e nesse quesito o migre.me tem crescido bem! Felizmente! O migre.me fechou fevereiro com aproximadamente 100 mil pageviews. Hoje o valor é mais de 10 vezes superior a isso!No começo você programava o Migre.me nas horas vagas de seu trabalho, né? Como está a dedicação ao site agora, já dá pra se dedicar só ao migre.me?
Já sim!! Fui chamado pela Paula Signorini e pela Maria Carolina Cintra para fundarmos uma empresa - a Kingo Labs. Elas conseguiram um investidor e agora estou praticamente me dedicando integralmente ao migre.me e novas ferramentas!Uma pergunta mais pessoal, só pra quebrar um pouco o ritmo. Você parece ser um dos caras mais ligado em tecnologia na veia, o quanto sua rotina é ligada na internet?
Acho que a única coisa não conectada na internet no meu quarto é o despertador (hummmmmmmm… vou procurar algum despertador online). Além do trabalho, gosto de ler diversos blogs, assistir vídeos no youtube e jogar vídeogame. Minha namorada, que não era muito ligada na internet, hoje adora Twitter, é heavy user do Flickr e grava até Podcast!!! Mas eu sou noveleiro, adoro programas “populares” de canal aberto e sou viciado em esportes. Sempre que possível eu tento conciliar meu lado geek com meu lado pré-geek.Mais que um simples encurtador de links, a homepage do Migre.me se torna um local para saber das principais discussões da twittosfera brasileira. O que você pensa disso?
Com o crescimento exponencial do número de compactadores de URL, a única solução para se diferenciar no mercado é oferecer novas ferramentas. A home do migre.me é um dos diferenciais, e a idéia é oferecer cada vez mais e mais!E sobre a Campus Party? Vai ano que vem, né?
Pela primeira vez irei para o Campus Party para ficar o dia todo! Como nas outras edições eu não podia sair do trabalho durante o horário comercial, minhas visitas eram restritas somente para as noites e madrugadas. A proxima edição vai ser completamente diferente! Só não falo que irei dormir por lá porque a minha casa é bem do lado do pavilhão Imigrantes!Num evento como a Campus Party sempre surgem ideias boas…
Bom, eu não sei se saem boas idéias de dentro do Campus Party mas, com absoluta certeza, acontecem outras coisas que gerarão novas idéias. Principalmente por causa do networking que rola lá dentro e a troca de informações nas palestras e nas conversas informais. É praticamente impossível não sair de lá com novos “possíveis contatos”!***
Se quiser acompanhar o Jonny Ken pela internet, links: blog Infopod, podcast Decodificando e o twitter dele: @jonnyken.
O Jonny falou de procurar um despertador online, se quiser tem este aqui.
Fonte: Campus Party Brasil
PSL-Brasil - Histórias na Campus Party – Capítulo 7 - Software Livre
PSL-Brasil - Exército francês se alinha à Mozilla contra a Microsoft - Software Livre
Exército francês se alinha à Mozilla contra a MicrosoftDecember 10, 2009, by Miguel Matiolla - 2 commentsViewed 473 timesPor Marie Mawad e David Lawsky
PARIS/SAN FRANCISCO (Reuters) - Um novo programa de email revelado pela Mozilla esta semana contém código proveniente de uma fonte incomum, as forças armadas francesas, que decidiram que o produto de fonte aberta era mais seguro que o Outlook, oferecido pela Microsoft.
A história de como o governo francês se envolveu com o movimento do software de código aberto começou seis anos atrás. As forças armadas francesas escolheram o software de fonte aberta depois de um debate interno no governo que começou em 2003 e culminou em uma diretiva promulgada em 6 de novembro de 2007 que dispunha que as agências do governo "procurassem a máxima independência tecnológica e comercial".
Os militares descobriram que o projeto de fonte aberta adotado pela Mozilla permitia que a França instalasse extensões de segurança, enquanto o software fechado e exclusivo da Microsoft não admitia alterações.
"Começamos com um projeto militar, mas o generalizamos rapidamente", disse o tenente-coronel Frederic Suel, do Ministério da Defesa, um dos encarregados do projeto.
A Gendameria Nacional, força policial francesa que na época integrava as forças armadas e cuidou do projeto, oferece parte do seu trabalho ao público sob o nome TrustedBird, e divide os créditos de marca com a Mozilla.
As forças armadas francesas usam o software de email Mozilla Thunderbird e, em certos casos, a extensão TrustedBird em 80 mil computadores, e o uso do programa se espalhou aos ministérios das Finanças, Interior e Cultura.
O governo francês está começando a adotar outros softwares de código aberto, entre os quais o Linux, no lugar do Windows, e o OpenOffice, no lugar do Microsoft Office.
Os grupos sem fins lucrativos que produzem a maioria desses programas, incluindo o software Samba para servidores e o produto mais conhecido da Mozilla, o navegador Firefox, dependem de programadores voluntários em todo o mundo.
O Thunderbird 3 usa parte do código do TrustedBird, e também aproveita o trabalho de mil outros programadores e usuários de computadores em todo o mundo.
Fonte: G1
PSL-Brasil - Exército francês se alinha à Mozilla contra a Microsoft - Software Livre
PSL-Brasil - Programa Caça Talentos Java - Software Livre
Viewed 470 timesA 4Linux investirá e se especializará em infra-estrutura livres para suportar aplicações Java e também a evoluir softwares livres baseados em Java (eXo, Alfresco, dimdim entre outros). Pensando nesta especialização, a 4Linux lança o programa “Caça Talentos Java” que visa contratar profissionais para crescer e se especializar junto com a 4Linux em Java.
Se você conhece ou trabalha com Java ou simplesmente é um entusiasta, pode se candidatar a vaga.
Serão 6 etapas, incluindo uma entrevista na sede da 4Linux em São Paulo, com todas as despesas pagas.
O 'Caça Talentos Java' será lançado oficialmente pela Internet no dia 10 de dezembro de 2009, em evento promovido pela 4Linux e detalhes sobre o processo seletivo poderá ser acompanhado ao vivo pela internet.
Informações completas sobre o programa “Caça Talentos Java”: http://www.4linux.com.br/empresa/programa-caca-talentos-java.html
Agenda do evento:
Quando: dia 10 de dezembro de 2009
Onde : somente pela internet .
Horário: das 19h30 às 20h30
Sobre a 4linux
Empresa especializada em treinamentos e serviços baseados em softwares livres com foco em segurança já treinou mais de vinte mil alunos em Linux e software livre. Idealizadora do HackerTeen – projeto de edutainment para jovens da geração internet sobre segurança da computação, empreendedorismo na Internet e ética hacker – que, com uma metodologia inovadora, foi avaliado como “primeiro e único no mundo” pela Harvard Business Scholl.
Realizou alguns dos mais conhecidos cases de software livre do Brasil, entre eles: Metrô de São Paulo, Casa da Moeda do Brasil, Ceagesp e Projeto CDTC (Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento) – uma parceria entre a IBM e o ITI – que envolveu, entre outras ações, a maior capacitação em Linux do Brasil: 785 educadores do Mininistério da Educação foram treinados em Linux pela 4Linux. O case de maior visibilidade da 4Linux é o suporte a 27.000 terminais financeiros lotéricos a a construção da infra-estrutura do atendimento do ATMs baseado em software livre da Caixa Econômica Federal.
Fonte: Bestlinux
PSL-Brasil - Programa Caça Talentos Java - Software Livre
PSL-Brasil - PSL divulga vencedor da promoção da Campus Party - Software Livre
PSL divulga vencedor da promoção da Campus PartyDecember 10, 2009, by Marcelo D'Elia Branco - No comments yetViewed 358 timesChegou a hora de conhecer o vencedor da promoção do PSL que premiará uma pessoa com um ingresso para a Campus Party Brasil 2010.
Guilherme Bellia foi o primeiro a responder corretamente as perguntas da promoção e poderá participar do maior evento de inovação tecnológica, internet e entretenimento digital em rede do mundo.
Parabéns!Saiba mais sobre a Campus Party em www.campus-party.com.br.
PSL-Brasil - PSL divulga vencedor da promoção da Campus Party - Software Livre
PSL-Brasil - Smartphone com Android 2.0 chega ao Brasil - Software Livre
Viewed 514 timesA Motorola lança nesta quinta-feira no Brasil o smartphone Milestone, primeiro smartphone com sistema operacional Android 2.0 à venda no mercado local. O Milestone é a versão GSM do Droid, lançado no final de outubro nos Estados Unidos, e que foi escolhido pela revista Time como "Gadget do Ano".
O aparelho tem uma tela de 3,7", Bluetooth, Wi-Fi, GPS, acelerômetro, câmera de 5 megapixels, grava vídeos com qualidade de DVD (720 x 480) e vem com um cartão de memória de 8 GB, além de um teclado QWERTY integrado. Acompanha o Milestone uma base multimídia, que transforma o celular em uma central de fotos, músicas e porta-retratos digital.
Entre os principais destaques do Android 2.0 estão um navegador compatível com HTML5 e Flash 10, busca por voz no celular e uma nova versão do Google Maps com navegação guiada passo a passo (recurso disponível apenas nos Estados Unidos), além de acesso a serviços do Google e integração com redes sociais.
No Brasil, o Milestone será inicialmente lançado pela operadora Vivo, com o software MotoNav, da Motorola, para direções por voz, porém com uma licença de uso de 60 dias gratuitos. O aparelho vai custar a partir de R$ 599 em um plano pós-pago de 200 minutos de voz e 500 MB de dados ao mês (o valor da mensalidade varia de acordo com o Estado à venda, em São Paulo, sai por R$ 139 o plano mais R$ 30 de dados) e pode chegar a R$ 249 no plano Vivo Completo.
Fonte: Terra
PSL-Brasil - Smartphone com Android 2.0 chega ao Brasil - Software Livre
PSL-Brasil - Saída CMYK no Inkscape a caminho - Software Livre
Viewed 604 timesAlguns membros da comunidade brasileira do Inkscape (específicamente eu, Farid, Jonata Bolzan e Cezar Farias) formularam uma especificação para desenvolvimento do suporte a CMYK no Inkscape, que já começou a ser implementada por nosso amigo Felipe Sanches, o Juca.
O Inkscape já tinha o seletor CMYK desde sua criação e o suporte a perfis de cores foi completado com ajuda de Juca para a versão 0.47, mas o Inkscape ainda registrava apenas valores RGB no SVG e não gera saídas em CMYK. Na versão de desenvolvimento, nos repositórios do projeto, já temos o Inkscape registrando valores CMYK no arquivo SVG e esperamos ter uma saída neste espaço de cor para gráficas na versão 0.48.
Quer ajudar o Juca a realizar esse trabalho? Quer agradece-lo por tudo o que ele já fez? Envie a quantidade que quiser ou puder para a conta dele.
PSL-Brasil - Saída CMYK no Inkscape a caminho - Software Livre
PSL-Brasil - Transmissão da Confecom ao vivo - Software Livre
Viewed 398 times16.12.09 - Transmissão
Assista agora a 1ª CONFECOMO evento acontece em Brasília até 17 de dezembro de 2009.
A programação completa da 1ª Confecom:
Dia 16 de dezembro de 2009
14h30 – Plenária final (turno I)
19h - Jantar
Dia 17 de dezembro de 2009
9h – Plenária final (turno II)
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Plenária final (turno III)
16h - Encerramento
PSL-Brasil - Transmissão da Confecom ao vivo - Software Livre
PSL-Brasil - fisl te leva a Campus Party. Confira as frases vencedoras! - Software Livre
fisl te leva a Campus Party. Confira as frases vencedoras!December 17, 2009, by Daniela Fraga da Costa - No comments yetViewed 344 timesFoi difícil escolher as três frases mais criativas do concurso cultural que dará um ingresso a cada um dos autores.
Porém, vamos lá! Veja aqui.
Parabéns a
Rodrigo Pereira (SP)
Desses campus party
Para sempre voltar
Conectado ali
E em nenhum lugar.
Me dá esse ingresso
Para o meu regresso e
Me deixa ser egresso
nesse progresso?
;)
Rafael Marques Muniz (SP)
Campus Party é a inovação e atualização da tecnologia. O encontro das mentes mais rápidas do mundo todo em um só lugar para aprender e ensinar para o próximo. Bem que Chuck Norris poderia participar desta vez...
Gabriela Bueno (SP)
maior
Concentração de
Apaixonados
Malucos
Pelo
Universo dos
Sistemas,
Pesquisa,
Arte,
Rede social e
Tecnologia
Yes, EU VOU!
É tudo isso e mais a tentativa de dominação do mundo pelos nerds. ;)PSL-Brasil - fisl te leva a Campus Party. Confira as frases vencedoras! - Software Livre
PSL-Brasil - Rádio e TV Software Livre estreiam novo portal - Software Livre
Rádio e TV Software Livre estreiam novo portalDecember 19, 2009, by Daniela Fraga da Costa - No comments yetViewed 687 timesA Rádio e a TV Software Livre estreiaram o seu novo Portal. O site contém mais de 220 horas de vídeos de palestras do 10º Fórum Internacional Software Livre - fisl10, além de atender a toda demanda de armazenamento do acervo e da cobertura do evento. Através do Portal também é possível a transmissão ao vivo da Rádio Software Livre pelo player disponível na página.
Uma novidade é que o player da Rádio pode ser disponibilizado também em outros sites parceiros da cultura livre através do endereço de "embed" que pode ser acessado no Portal. Os vídeos da TV Software Livre também possuem a mesma tecnologia e podem ser replicados em outros endereços que desejam divulgar o material. Através do site, as pessoas interessadas que tiverem algum vídeo relacionado ao Fórum Internacional Software Livre também poderão enviar seus arquivos para serem armazenados e vistos na TV Software Livre.
O portal ainda está em construção, mas a equipe da TVSL resolveu já lançá-lo, para que as pessoas tenham acesso aos vídeos do fisl 10. "Ainda temos muitas implementações e novidades para colocarmos no portal, mas achamos necessário lancá-lo ainda em construção visto que recebemos muitas mensagens de pessoas requisitando vídeos do FISL", declarou Fabricio Solagna, da equipe da TVSL.
Novidades
As próximas novidades serão a agregação de chat e transmissão de vídeo e slides no mesmo canal. Além disso, a Rádio Software Livre contará com agregadores RSS para que as pessoas possam assinar podcasts dos programas veiculados semanalmente na rádio. Para os próximos meses, a equipe trabalhará no acervo das outras edições do FISL, além de diversos outros vídeos gerados pela TV desde 2006.
Uma outra novidade, anunciada pela equipe da TV, é da criação da "Rede de Transmissão Livre", que se trata da interligação de diversos servidores de transmissão em uma rede única, possibilitando uma infra-estrutura de larga escala para transmissão de eventos. A intenção é que a TVSL tenha capacidade de transmitir diversos eventos de SL que ocorrem no Brasil. Para isso, está discutindo com diversos outros parceiros, para a sincronização de servidores espalhados por diversos estados do país.
A TV e Rádio Software Livre são iniciativas da Associação Software Livre.Org e do Pontão de Cultura Minuano.
Site: http://stream.softwarelivre.org
Fonte: Assessoria de Imprensa ASLPSL-Brasil - Rádio e TV Software Livre estreiam novo portal - Software Livre
PSL-Brasil - Lançada edição n.9 da Revista Espírito Livre! - Software Livre
Viewed 338 timesAh! Dezembro chegou, e com ele a reta final de mais um ano. 2009 vai ficando para trás já deixando um gostinho de quero mais em diversos aspectos. Foi um ano movimentado para várias empresas que atuam no mercado de código aberto. Muitas novidades surgiram, código foram abertos, detalhes revelados, documentações liberadas. O próprio lançamento da Revista Espírito Livre neste ano de 2009 foi, é e será motivo de alegria, para mim e para todos que nos acompanham mês após mês. Pegando o embalo das comunidades de software livre, este mês temos em nossa capa como tema principal as redes sociais, atualmente tão difundidas e utilizadas pela maioria dos internautas e usuários de computador.
Nossa entrevista não poderia ser diferente e acompanha o tema. Conversamos com Vicente Aguiar, membro da equipe do Noosfero, plataforma que reune em um só lugar rede social, comunidades e afins. Vários projetos estão aderindo ao código do Noosfero e a rede do popular SoftwareLivre.org é uma delas.
Jomar Silva fala sobre os 10 cuidados que devemos tomar em redes sociais, fazendo assim um alerta aos desavisados ou marinheiros de primeira viagem. Walter Capanema, por outro lado, mostra aos leitores o que fazer, se algum dia alguém clonar o seu perfil em uma rede social.
Uma dupla de “Eduardos”, toma conta da seção sobre gráficos! Luiz Eduardo fala sobre o formato SVG, apresentando suas vantagens e utilização em softwares, enquanto Carlos Eduardo, o Cadunico, fala sobre a criação de tecidos no Inkscape, um software que, por padrão, utiliza o formato SVG. Se tivessem combinado não teria dado tão certo
Nilton Pessanha, que nas primeiras edições foi o responsável pelas capas da Revista Espírito Livre, faz um convite aos leitores, através de sua matéria sobre o uso de programas de simulação em educação e treinamentos. Já Fernando Leme retorna nesta edição falando sobre tecnologia da informação e escolhas políticas, passando pelo conceito de commons e o software apartidário.
Cárlisson Galdino, continua com mais um episódio da Warning Zone, enquanto Clayton Lobato nos mostra um pouco mais sobre o sistema Braille de escrita e leitura, descrito por ele como o mais lindo e colaborativo dos projetos. Lázaro Reinã, que era responsável pelas matérias sobre a Linguagem Lua, fala um pouco sobre podcast, sua mais nova mania! João Marcello, que na edição nº 8 da Revista Espírito Livre apresentou um case bem interessante sobre o “teco” de informática, traz nessa edição um complemento ao artigo original, onde ele relata os 10 mandamentos do usuário, igualmente interessante.
Vocês vão perceber que a agenda está apresentando pouquíssimos eventos para o mês de dezembro e janeiro. Curioso, mas facilmente explicável, estes dois meses trazem poucas opções quanto a palestras, workshops e eventos da área de TI. Entretanto, fechamos a edição com uma bela mensagem de fim de ano!
Continuem nos acompanhando pelo Twitter, Identi.ca e demais veículos, pois em breve novas promoções estarão por aqui! Também fiquem atentos ao site oficial da revista [http://revista.espiritolivre.org], onde sempre tem novidade.
Agradecemos a todos que não foram citados acima e continuamos com o nosso convite aos leitores para participarem do processo de criação da revista, seja divulgando, escrevendo ou revisando. Se quiser saber como ajudar, basta entrar em contato. Boas Festas e nos vemos no mês que vem, já em 2010!
Fonte: Comunidade da Revista Espírito Livre
PSL-Brasil - Lançada edição n.9 da Revista Espírito Livre! - Software Livre
PSL-Brasil - Franceses aprimoram suporte a telas multitoque no Linux - Software Livre
Franceses aprimoram suporte a telas multitoque no LinuxDecember 21, 2009, by Miguel Matiolla - No comments yetViewed 223 timesPor Antonio Blanc
Software foi desenvolvido por pesquisadores da Escola Nacional de Aviação Civil em Toulouse, na França
A equipe do Laboratório de Computação Interativa (LII) do ENAC (Escola Nacional de Aviação Civil) em Toulouse, na França, postou na internet os resultados de sua pesquisa com interfaces sensíveis ao toque e multi-toque em sistemas baseados em Linux. Graças a um novo driver para o servidor gráfico X.org, distribuições Linux como o Fedora 12 suportam multi-toque quase que nativamente, tão bem quanto sistemas como o Windows 7 e Mac OS X.
Em junho deste ano a equipe já havia demonstrado resultados similares, mas usando um kernel Linux pesadamente modificado. Desta vez, os mesmos resultados foram obtidos usando o Fedora 12, X.Org 7.5 e um driver (xf86-input-evdev) e daemon (multitouchd) desenvolvidos pelo próprio ENAC. Atualmente, há suporte aos painéis multitoque Broadcom 5974, Stantum, NTrig, 3M ou DiamondTouch surface.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a fabricante de painéis sensíveis ao toque Stantum, com os especialistas em interação homem-máquina do IntuiLab e com designers para cockpits de aeronaves da Thales Aviation, que exploram novas idéias em interfaces para facilitar o trabalho dos pilotos.
Fonte: Geek
PSL-Brasil - Franceses aprimoram suporte a telas multitoque no Linux - Software Livre
PSL-Brasil - Mario Teza na organização da Campus Party - Software Livre
Viewed 246 timesA Futura Networks, empresa espanhola realizadora da Campus Party, anuncia a contratação de Mario Teza para assumir o cargo de gerente geral no Brasil.
O gaúcho participou das duas últimas edições do evento de internet realizado em São Paulo como coordenador da área de Software Livre, será responsável por todos os projetos da empresa no país e responderá diretamente à matriz na Espanha.
“Meu primeiro desafio agora é a Campus Party Brasil 2010. Vou reforçar o trabalho já realizado pelo diretor geral do evento, Marcelo Branco, agregando valor e criatividade nos conteúdos que serão apresentados, valorizando a participação dos campuseiros e dos patrocinadores”, afirma Teza.
A Futura Networks já promove edições locais do Campus Party na Colômbia e no México, além da Espanha, onde o evento surgiu em 1997. Para 2010, os planos incluem abrir operações em mais dois países latino americanos.
Gaúchos.
Um dos fundadores do Projeto Software Livre Brasil, Teza atuava nos últimos anos como gerente do escritório da Dataprev em Porto Alegre. Durante o governo Olívio Dutra, foi assessor da diretoria e vice-presidente da Procergs.
É um currículo similar ao de Marcelo Branco. Também gaúcho e figura de destaque no movimento do software livre, Branco foi vice presidente da Procergs na mesma gestão.
Depois de um período em Barcelona, apoiando projetos ligados ao open source no governo catalão, Branco voltou ao Brasil para organizar a Campus Party e assumir a presidência da Associação Software Livre, organizadora do Fórum de Software Livre.
Fonte: Baguete
PSL-Brasil - Mario Teza na organização da Campus Party - Software Livre
PSL-Brasil - Beta do novo MySQL está disponível - Software Livre
Viewed 270 timesFoi liberado nesta segunda-feira, 21, a primeira versão preliminar pública do novo MySQL. A versão 5.5.0-m2, de codinome Betony, deve ser usada somente para testes, segundo os desenvolvedores.Entre as novidades está a opção de replicação semissíncrona, que assegura que uma transação do banco de dados não será considerada completa até que uma cópia de segurança da confirmação da operação seja feita.Além de aderir ao padrão SQL ANSI/ISO de retorno de códigos de erro por procedimentos armazenados, chamado Signal/Resignal, a nova versão traz melhorias na sintaxe de particionamento e teve aderência ao padrão XML ampliada.PSL-Brasil - Pimp my computer! - Software Livre
Viewed 255 timesVocê está cansado daquele seu gabinete barulhento e sem graça? Acha que um ou outro adesivo já não o deixa mais bacana? Então que tal transformá-lo, definitivamente, em uma verdadeira peça de arte? Pois lembre-se: a Campus Party apoia essa ideia!
Mais uma vez, como não poderia ser diferente, algumas das atividades mais bombadas nos dias do evento serão as de Modding. Modding? Sim, Modding! Trata-se nada mais, nada menos, do que a ciência de transformar seu computador em uma obra prima em condições de ser exposta nas maiores galerias do mundo inteiro. Ok, exageros à parte, esta edição trará muitas opções aos entusiastas do ramo. Serão palestras com campeões mundias, exposições, competições e oficinas que farão qualquer campuseiro ficar boquiaberto.
Ah, mas você pensou melhor e decidiu que não quer mexer no seu computador? Sem problemas, pois as atividades na área de Modding vão bem além disso! Você pode, por exemplo, acompanhar de perto uma tentativa de quebra de recorde mundial! É a apresentação do overclock extremo, quando placas de vídeo e processadores serão levados para muito além do seu limite graças a técnicas de refrigeração absurdas, como o uso de nitrogênio líquido! E mais: outro grande sucesso de edições passadas estará de volta em 2010: é a oficina “construindo um console arcade”, onde qualquer um poderá transformar seu controle USB em um controle profissional no estilo dos clássicos fliperamas!
E aí? Vai perder esta grande festa?
Fonte: Campus Party Brasil
PSL-Brasil - Pimp my computer! - Software Livre
PSL-Brasil - A Vida Como Design - Software Livre
Viewed 258 timesA área de design estará na Campus Party pelo segundo ano consecutivo. As novas tecnologias transformaram o design numa necessidade para qualquer produto ou serviço nos dias de hoje. Uma novidade nesta edição serão as competições para premiar as melhores produções desenvolvidas durante o evento. O regulamento será divulgado em nosso site. Fique atento!
E dando continuidade ao sucesso das palestras realizadas em 2009, traremos os mais importantes nomes do design brasileiro e mundial com atuação nos ambientes digitais. Um deles é o interactive designer Dimitre Lima, que, na Campus Party Brasil 2010, vai ministrar uma oficina introdutória ao chamado Design Programacional. Neste estilo, ao invés de se trabalhar com foco no resultado gráfico, a finalidade das ações criativas mudam rumo à construção de processos (programas) que geram o resultado, ou seja, à criação de ferramentas. Para mais detalhes, acesse o site de Dimitre e confira um pouco do trabalho deste grande profissional!
Fonte: Campus Party Brasil
PSL-Brasil - A Vida Como Design - Software Livre
PSL-Brasil - Serpro adota ferramenta livre para apoio à gestão de projetos - Software Livre
Serpro adota ferramenta livre para apoio à gestão de projetosDecember 23, 2009, by Miguel Matiolla - No comments yetViewed 296 timesDepois de um longo processo de seleção, envolvendo diversas áreas da empresa, o DotProject é o sistema eleito para o gerenciamento de projetos no Serpro.
O DotProject é uma ferramenta desenvolvida em software livre que apresenta um conjunto de funcionalidades para atender às necessidades de Escritórios de Projetos. Trata-se de uma aplicação web, escrita em PHP e com banco de dados MySQL, que busca unificar as informações importantes do projeto, apresentando uma visão geral das tarefas e responsáveis.
De acordo com a Coordenação Escritório Estratégico de Projetos - Coeep, a ferramenta deve substituir as soluções proprietárias existentes e ser internalizada como nova solução corporativa. "Uma ferramenta de base centralizada permite um planejamento mais eficiente, pois demonstra uma visão única e completa, ao invés de informações dispersas, isso facilita a gestão de pessoas, a visão gerencial e o acompanhamento dos projetos pela Diretoria, porque as informações estão visíveis em tempo real", analisa João Veloso, coordenador estratégico da Coeep.
Processo Seletivo
A equipe de avaliadores, formada pelas coordenações - Cetec, Cesol e Coeep - e superintendências - Supde, Supsc, Supst e Supti - demonstrou integração e engajamento, fatores que tornaram o processo de seleção do DotProject ainda mais completo. Nas 17 ferramentas estudadas na etapa de pré-seleção, avaliou-se requisitos básicos para uma solução de cronograma. Nesse primeiro momento, oito sistemas foram descartados, por não apresentarem as condições mínimas exigidas.Os sete que permaneceram foram avaliados por especialistas em gerenciamento de projetos. A equipe analisou aderência funcional, tamanho de customização de ferramentas, tempo de customização, teste de performance e arquitetura, para então definir a solução corporativa de CR e EAP mais indicada para uma instituição com alto índice de complexidade, como o Serpro.
Adoção
Os primeiros desafios no início da fase de adoção e internalização da ferramenta são providenciar a resolução do desempenho e garantir os recursos humanos necessários para customização funcional. Por essas razões, o uso do DotProject será, nesta fase inicial, restrito a cerca de 150 usuários, que terão apoio da Central Serpro de Serviços (CSS)."O projeto de customização DotProject já foi autorizado pelo diretor-superintendente do Serpro e nesse momento a Coeep, Supsc e Supde estão montando a equipe responsável pela evolução da ferramenta. A previsão de concluir a implantação corporativa da nova solução é até o final do primeiro trimestre de 2010", afirma Veloso.
Fonte: Sepro
PSL-Brasil - Serpro adota ferramenta livre para apoio à gestão de projetos - Software Livre
PSL-Brasil - Rádio e TV Software Livre têm novo site - Software Livre
Viewed 221 timesPortal conta com mais de 220 horas de vídeos de palestras do 10º Fórum Internacional Software Livre.
A Radio e a TV Software Livre, iniciativas da Associação Software Livre.org, lançaram um novo site que conta com transmissão da rádio online e com vídeos do canal de TV.
O novo site, que ainda está em fase de finalização, possui cobertura completa do 10º Fórum Internacional Software Livre, com mais de 220 horas de vídeos de palestras.
Entre as novidades que estão previstas para o portal estão a agregação de chat e transmissão de vídeo no mesmo canal, feeds RSS para podcasts e disponibilização do acervo de outras edições do Fórum Internacional de Software Livre.
Fonte: IDG NOW
PSL-Brasil - Rádio e TV Software Livre têm novo site - Software Livre
Agência Brasil - Pesquisa mostra que professores usam apenas recursos mais simples do computador - Internet
27 de Dezembro de 2009 - 11h25 - Última modificação em 27 de Dezembro de 2009 - 11h25
Pesquisa mostra que professores usam apenas recursos mais simples do computador
Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Pesquisa realizada pela Fundação Victor Civita em 400 escolas de 13 capitais brasileiras mostra que os professores ainda dão preferência aos programas mais simples, quando utilizam o computador com seus alunos. Para a metade dos entrevistados, o software mais utilizado é o de edição de texto, seguido por programas de visualização de mapas (48%) e editores de apresentação.
Segundo o estudo, falta preparo aos docentes para inserir as novas tecnologias de forma eficiente dentro de sala de aula. “A atividade mais realizada pelo professor com seus alunos é editar, digitar e copiar conteúdos”, aponta a pesquisa.
Para o professor do Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação (Lantec) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Sérgio Amaral, o investimento feito pelos governos - federal, estaduais ou municipais – para equipar as escolas se tornam “uma estupidez” se não houver preparação dos professores para trabalhar com as tecnologias.
“Não adianta nada instrumentalizar. O computador já é uma realidade na escola, mas o problema fundamental é que o professor não utiliza o recurso como instrumento didático. É ínfimo o potencial que se está utilizando”, aponta o especialista.
Segundo Amaral, a falta de preparo vem da base, os próprios cursos de graduação não preparam os futuros educadores para a tarefa. E a maioria dos cursos oferecidos posteriormente, segundo ele, são “instrumentais”. “O que o professor precisa não é de um treinamento para dominar as tecnologias da informática. Mas para aprender como usar esses recursos, qual é a didática por trás”, defende.
Para Amaral, quando o recurso é mal utilizado acaba sendo apenas um gerador de despesas. “Um computador caro, vira um retroprojetor”. E essa subutilização tem impacto no aprendizado do aluno.
“A criança já tem contato com o mundo digital pelo celular, pelo videogame, nas lanhouses. É preciso criar a aproximação desses sujeitos [professor e aluno]. Caso contrário, o desinteresse e o distanciamento continuam sistêmicos”, diz.
O estudo aponta que apenas 28% das escolas contam com um professor orientador de informática. Segundo Ângela Danneman, diretora executiva da Fundação Victor Civita, responsável pela pesquisa, esse foi o modelo adotado pelos sistema educacional brasileiro para introduzir e administrar as tecnologias nas escolas.
“Onde esse professor está, o trabalho é melhor”, aponta Ângela. Mas ainda assim, em apenas 9% das escolas ele tem a função de formar outros professores. “O importante é garantir a formação de todos os professores, [o que vai] melhorar a utilização da tecnologia como ferramenta para a aprendizagem de todos os conteúdos”, indica.
Edição: Rivadavia Severo
Agência Brasil - Grupo de trabalho vai elaborar cadastro de documentos extraviados e roubados - Internet
28 de Dezembro de 2009 - 14h25 - Última modificação em 28 de Dezembro de 2009 - 14h25
Grupo de trabalho vai elaborar cadastro de documentos extraviados e roubados
Christina Machado
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Resolução publicada hoje (28) no Diário Oficial da União constitui grupo de trabalho para apoiar o desenvolvimento e a implementação do Cadastro Nacional de Documentos Extraviados, Roubados ou Furtados. A finalidade é subsidiar o Ministério da Justiça na implementação de um banco de dados para ser disponibilizado na internet.
O grupo de trabalho será formado por um representante da Secretaria Nacional de Justiça do ministério, que coordenará os trabalhos, além de funcionários do Departamento Nacional de Registro do Comércio, da Secretaria da Receita Federal, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Polícia Civil, do Conselho Nacional de Justiça, do Instituto Nacional de Identificação e de outros órgãos como juntas comerciais e Correios.
Edição: Graça Adjuto
Technorati Marcas: : Internet, Agência Brasil, Notícias sobre Internet, justiça, cidadania, internet, direitos sociais,
BlogBlogs Marcas: : Internet, Agência Brasil, Notícias sobre Internet, justiça, cidadania, internet, direitos sociais,
Linha Defensiva - Holandês de 17 anos ataca iPhones desbloqueados - segurança
Holandês de 17 anos ataca iPhones desbloqueadosVulnerabilidade no SSH de iPhones desbloqueados permitia fácil acesso ao aparelho
Leonardo Brito | 06/11/2009 - 07h53
Um garoto holandês de 17 anos lançou um ataque específico para iPhones desbloqueados durante o fim de semana. Seu software, ao se instalar, de maneira automática, em aparelhos vulneráveis, exibia uma mensagem informando que “Seu iPhone foi hackeado porque ele é muito inseguro! Por favor acesse doiop.com/iHacked e torne seu aparelho seguro agora mesmo!”. A mensagem informava ainda que o valor para corrigir a falha era de 5 euros.
O holandês conseguiu criar com facilidade o malware que atua de maneira automática por conta de uma falha de segurança no aparelho: por padrão, todos os iPhones compartilham uma mesma senha para os usuários “root” e “mobile”. Normalmente isso não é um problema, mas alguns telefones desbloqueados possuem o sistema de administração remota SSH. Sabendo disso, torna-se simples criar malwares automatizados para explorar a falha de maneira massiva, obtendo o acesso total por meio da senha única via SSH.
Após ser exposto na mídia especializada, o garoto pediu desculpas e postou uma nota na segunda-feira (02) que informa, gratuitamente, como corrigir a falha de segurança.
Linha Defensiva - Holandês de 17 anos ataca iPhones desbloqueados - segurança
Technorati Marcas: : Linha Defensiva, Segurança da Informação, Segurança, Falhas, Vírus & Exploits, home, recomendadas,
BlogBlogs Marcas: : Linha Defensiva, Segurança da Informação, Segurança, Falhas, Vírus & Exploits, home, recomendadas,
Assinar: Postagens (Atom)