domingo, dezembro 07, 2008

Agência Brasil - Colorado do Oeste (RO) se prepara para testar votação por impressão digital - Tecnologias

 
4 de Outubro de 2008 - 20h34 - Última modificação em 5 de Novembro de 2008 - 11h35


Colorado do Oeste (RO) se prepara para testar votação por impressão digital

Leandro Martins
Enviado especial da Rádio Nacional da Amazônia

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Colorado do Oeste (RO) - A única localidade na Amazônia onde a urna biométrica será testada é Colorado do Oeste, em Rondônia, município com cerca de 13 mil eleitores e quase 18 mil habitantes. No Brasil, o sistema inédito também será testado em outros dois municípios: São João Batista, em Santa Catarina, e Fátima do Sul, no Mato Grosso do Sul.

Na véspera da eleição, as ruas de Colorado do Oeste foram tomadas por carreatas. Na região, a economia gira em torno da agropecuária. Disputam a prefeitura do município apenas dois candidatos: Anedito Carlos Pereira Júnior (PP), da Coligação Unidos por Colorado (11), e Aparecido Dias de Oliveira (PT), da Coligação Colorado para Todos (13).

De acordo com Moacir Ribeiro da Silva Júnior, chefe do cartório eleitoral de Colorado do Oeste, as urnas eletrônicas que vão ocupar as 37 seções eleitorais do município chegaram há duas semanas. Ele conta que numa eleição simulada realizada no município, no primeiro semestre deste ano, não foram detectados erros do sistema. Mas a experiência comprovou uma maneira mais eficaz de coletar as impressões digitais no dia da eleição.

"Na eleição simulada, a coleta foi feita do polegar até o dedo mínimo de cada uma das mãos. E detectamos que a melhor maneira era coletar primeiramente dados do polegar e do indicador de cada uma das mãos, e somente depois, quando era necessário, dos dedos restantes. Esse método vai valer neste domingo".

Em relação à possibilidade de demora no procedimento, Ribeiro afirma que não houve atraso na coleta de informações dos eleitores. Mas lembra que, na eleição simulada, o voto era opcional e o número de eleitores foi bem menor do que será amanhã (5). Se houver problemas, diz ele, o eleitor poderá votar pelo sistema eletrônico tradicional. Basta apresentar o título de eleitor.

Aurélio Ribeiro, funcionário do TSE que trabalha no desenvolvimento do software utilizado na urna biométrica, vai acompanhar eventuais problemas no sistema em Colorado do Oeste. A previsão que o novo sistema seja adotado em todo país dentro de dez anos.

Reportagem ampliada.  



Agência Brasil - Colorado do Oeste (RO) se prepara para testar votação por impressão digital - Tecnologias

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio