quarta-feira, setembro 17, 2008

Agência Brasil - Governo cria empresa pública para a fabricação de chips - Internet

 
1 de Agosto de 2008 - 11h02 - Última modificação em 1 de Agosto de 2008 - 13h25


Governo cria empresa pública para a fabricação de chips

Da Agência Brasil


 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília -  Brasil tem uma empresa pública especializada na fabricação de circuitos integrados a partir de hoje (1º). A Lei n.º 11.759, que transforma o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) numa empresa pública, está publicada no Diário Oficial da União.

O Ceitec já existe em Porto Alegre (RS). Segundo informações do site do centro, o projeto nasceu em 2000, a partir de um protocolo de intenções firmado entre os governos federal, estadual e municipal, instituições de ensino e pesquisa e entidades empresariais. Com a lei, o Ceitec se transforma numa empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

Segundo o texto publicado hoje, “o Ceitec terá por função social o desenvolvimento de soluções científicas e tecnológicas que contribuam para o progresso e o bem-estar da sociedade brasileira. O centro terá por finalidade explorar diretamente atividade econômica no âmbito das tecnologias de semicondutores, microeletrônica e áreas correlatas”.

O uso desses componentes, de acordo com o Ministério de Ciência e Tecnologia, permite a fabricação do circuito de um telefone celular ou de um relógio eletrônico de tamanho reduzido. Esses chips podem ser usados em pequenos computadores portáveis, como laptops ou notebooks.

O primeiro circuito integrado desenvolvido no país deverá sair já no final do próximo ano das instalações da Ceitec. A indústria nacional só fabrica no momento semicondutores simples, como diodos retificadores, de acordo com informações do Ministério de Ciência e Teconologia..





A matéria foi alterada para esclarecer informações.  


Agência Brasil - Governo cria empresa pública para a fabricação de chips - Internet

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio