quinta-feira, março 02, 2006

VoIP faz cair faturamento de fixas no Brasil




Fonte:



SÃO PAULO – Relatório divulgado pela consultoria Teleco aponta que o uso de comunicadores de voz sobre IP (VoIP) reduziu em até 17% o número de chamadas de longa distância no Brasil. O estudo avalia chamadas realizadas a partir de operadoras fixas em 2004 e 2005.

Segundo o relatório da Teleco, as operadoras Telefonica, Telemar e Brasil Telecom foram as que mais sentiram os impactos negativos da popularização da VoIP.

Em 2005, a Telefonica registrou uma queda de 11% em minutos de ligações de longa distância. A Brasil Telecom apontou baixa de 17,7% em chamadas de longa distância nacional no ano passado.

Já a Telemar, que ainda não consolidou os dados de 2005, aparece com retração de 9% no número de pulsos de longa distância em 2004. O principal motivo para a queda em número de minutos falados e pulsos nas ligações DDD é a popularização das redes de voz sobre IP, aponta o estudo.

As operadoras não se manifestaram sobre a divulgação dos dados por parte da Teleco. Especialistas avaliam que a tendência de crescimento do VoIP deve se intensificar em 2006, diminuindo a lucratividade destas empresas. Na Europa, a France Telecom, segunda maior operadora do Velho Continente, anunciou o corte de 23 mil vagas ao longo dos próximos anos. No comunicado, a France justificou precisar adaptar-se à redução de faturamente imposta pelos serviços VoIP.

Leia também:




Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio