terça-feira, março 21, 2006

Seminário de Políticas Públicas de Inclusão Digital




Fonte : noticiaslinux.com.br





Com o objetivo de difundir e integrar iniciativas de inclusão digital - considerada um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento econômico, social e cultural da população - será realizado o Seminário de Políticas Públicas de Inclusão Digital, no dia 27 de março, das 8h30 às 17 horas, no Centro Municipal de Educação Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

O acesso e a produção da informação através do uso de tecnologias digitais devem ser compreendidos, segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, como um novo direito humano fundamental e, portanto, deve ser respeitado, garantido e promovido pelo Estado brasileiro. De acordo com o Ministério, o analfabetismo digital é grande no país: 92% da população do país assiste televisão aberta, mas apenas 8% possui computador conectado à Internet em casa.
O programa do Seminário de Políticas Públicas de Inclusão Digital incluirá debates sobre as experiências de Guarulhos, que conta com duas unidades do Telecentro Fácil, e o papel do legislativo no combate à exclusão digital. O sociólogo e ex-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Sérgio Amadeu Silveira, participará do evento e abordará a importância do software livre no processo de inclusão digital. Já o coordenador do Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal e secretário-adjunto de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rodrigo Assumpção, falará sobre os programas de inclusão digital do governo federal.
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Guarulhos e conta com apoio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casa Brasil e Sindicato dos Bancários de Guarulhos e região. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 6423-7412.

Confira abaixo a programação completa:

8h30 - Credenciamento e café
9h30 - Abertura com Prefeito Elói Pietá e Secretário de Administração e Modernização, José Luiz Ferreira Guimarães

10h - 1º tema:
- Por que o uso do software livre na inclusão digital? (com Sérgio Amadeu - Sociólogo, professor universitário e autor do livro Exclusão Digital: A miséria na era da informação).

11h - 2º tema:
1) Telecentro Fácil, com Maria Helena Gonçalves - secretária de Relações do Trabalho
2) Casa Brasil, com Jesulino Alves - Coordenador Regional dos Telecentros de SP/CASA BRASIL e Sérgio Murilo - Coordenador do Telecentro CasaBrasil Água e Vida

12h - Almoço

13h30 - 3º tema:
- Qual o papel do legislativo no combate a exclusão digital? - com o deputado estadual Sebastião Almeida e vereador Alencar

14h30 - 4º tema:
Programas de inclusão digital do Governo Federal: Observatório Nacional de Inclusão Digital; Computadores para a Inclusão; Computador Para Todos; GESAC (Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão); Programa Cultura Viva Pontos de Cultura; Telecentros de Informação e Negócios - Com: Rodrigo Assumpção, coordenador do Comitê Técnico de Inclusão Digital e secretário-adjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação.

15h30 - Considerações e Encerramento

Link: http://www.guarulhos.sp.gov.br[...]/politicas_publicas/index.html

Postada por: Alexandre Caldeira Gomes <alexandrecaldeira_at_guarulhos.sp.gov.br>



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio