O Noosfero, a plataforma livre, desenvolvida no Brasil, será tema de várias atividades na 13ª edição do Fórum Internacional Software Livre (fisl13) em Porto Alegre, entre os dias 29 de junho a 2 de julho de 2012. 

Ao todos serão sete atividades que abordarão desde casos de uso, encontro da comunidade e até mesmo um debate que relaciona o desenvolvimento de plataformas livres e federadas para colaboração na internet como uma estratégia para o desenvolvimento do país! 

 

Confira abaixo a programação e participe!

 

25/07/2012 (quarta)


254 - Criando sua rede social com Noosfero
Sala 41-B (DAEMON) -> 25/07/2012 (quarta) as 11h.
Com Caio Almeida e Daniela Feitosa

Demonstraremos como instalar um ambiente Noosfero, mostrando como é fácil criar sua própria rede social e algumas dicas de personalização. Apresentaremos os passos para a instalação da plataforma e como personalizá-la, criando uma rede social única. Tópicos que serão abordados na palestra: - Instalação no Debian - Criação de admin - Criação de ambiente - Criação de templates dos perfis - Habilitando plugins - Habilitando/desabilitando as funcionalidades do ambiente - Configurando os papéis do ambiente - Configurando o chat - Inserindo opções de tema para os perfis - Aplicando temas nos perfis - Configurando domínio próprio - Configurando a instalação para suportar multitenancy. Mais informações.

 

328 - O software livre Noosfero potencializando a educação a distância
Sala F-12 (Paulo Freire) -> 25/07/2012 (quarta) as 13h.
Com Anderson Alencar (IPF)

Essa palestra será ministrada por um representante do Instituto Paulo Freire (IPF) sobre um projeto realizado em parceria com a Colivre. Mais especificamente, esta palestra objetiva apresentar o caso de uso do software livre Noosfero em dois cursos de educação a distância no Instituto Paulo Freire, por meio da Universitas Paulo Freire (UniFreire). O Noosfero foi utilizado em dois cursos oferecidos pela UniFreire como tecnologia para a educação a distância: um oferecido a professores da rede pública e privada do município de Bertioga, em São Paulo, e outro oferecido ao Instituto Ilhas do Brasil, em Florianópolis.

 

27/07/2012 (sexta)


189 - Encontro da Comunidade Noosfero
Sala 601 (Encontros Comunitários) -> 27/07/2012 (sexta) as 12h.
Com Caio Almeida e Daniela Feitosa.

O objetivo desta atividade é integrar os usuários e desevolvedores da plataforma Noosfero e dar a oportunidade para que novas pessoas interessadas no projeto possam se integrar à comunidade. A atividade será composta dos seguintes momentos: - Breve apresentação de redes e grupos de usuários Noosfero - Planos para o futuro: redes sociais federadas, dados abertos, web semântica, API para aplicações independentes. Mais informações.

 

550 - TecCiencia – uma rede social para a educação
Sala 602 (Educação) -> 27/07/2012 (sexta) as 18h.
Com Débora Abdala

A palestra visa apresentar a experiência do ambiente TecCiencia,uma rede social que congrega recursos em diversas mídias,possibilitando a criação de comunidades educacionais,utilizando a plataforma livre Noosfero. Esse ambiente é desenvolvido em Ruby On Rails e roda sob servidor GNU/Linux com banco de dados PostgreeSQL. O uso do TecCiência na educação tem como princípio norteador utilizar os recursos digitais com o propósito de uma didática “rizomática" e participativa.


28/07/2012 (Sábado)


752 - Tecnologias livres e as plataformas de colaboração como estratégia nacional.
Com Antônio Terceiro e Marcio Pochamn (UNICAMP). 
Sala 40-A (Painéis) -> 28/07/2012 (Sábado) as 10h.

Debate terá como objetivo discutir a questão sobre software livre e a necessidade de desenvolvimento tecnológico para o desenvolvimento do país. Levantar, debater e evidenciar pontos para o governo federal e empresas possam amadurecer o uso estratégico de tecnologias livres. Mais informações.


302 - Redes Sociais Federadas e o desafio de uma Internet livre e autônoma.
Com Antônio Terceiro e Aurélio Heckert. 
Sala 41-D (Desktop) -> 28/07/2012 (Sábado) as 17h.

O que são redes sociais federadas? Como acontece isso na prática? E por que esse novo conceito de redes sociais é vital para a manutenção dos princípios de liberdade e de autonomia na Internet? Partindo dessas questões, essa palestra visa contribuir para o esclarecimento e difusão desse emergente conceito e suas diferentes formas de implantação. Mais informações.