“Gabinete Digital: Tecnologias para participação cidadã” é o título da palestra que apresentará detalhes do trabalho da equipe do Gabinete Digital para aproximar governo e cidadão. A palestra acontece no dia 25 de julho, às 15h, no Centro de Eventos da PUCRS e faz parte da programação do 13º Fórum Internacional Software Livre (fisl13), maior evento de tecnologia da América Latina e um dos maiores do mundo.

A presença do Gabinete Digital no tradicional fórum de software livre não é novidade desta edição. No ano passado, além de palestra para apresentar o projeto, o Gabinete Digital organizou um Governo Escuta dentro do evento, ou seja, um audiênica pública transmitida via internet onde o govenador Tarso Genro ouviu a opinião de hackers, membros de comunidades de softtware livre e os maiores especialista em tencologia sobre temas como cultura digital, democracia e governos no século XXI. Através do Governo Escuta a população também pode interagir por chat e redes sociais.

Na edição do ano passado do fisl, também foi assinado o Protocolo de Brasília, onde o Governador assumiu o compromisso de utilizar padrões abertos para a documentação digital no Estado. No mês passado, o compromisso se tornou lei, que regulamenta a utilização em todos os órgãos do Estado. A utilização de dados abertos garante a preservação das informações independente de softwares ou plataformas privadas.

Este ano, o lançamento oficial da 13ª edição do fisl aconteceu no Palácio Piratini, no dia 4 de junho, com a presença do criador do movimento Software Livre, Richard Stallman e do governador Tarso Genro. O evento foi realizado pelo Governo do RS e pela Associação Software Livre.Org (ASL), organizadora do fisl.

Veja em vídeo os destaques do lançamento do fisl13 e depoimento de Stallman.

Reconhecendo a importância do evento para o desenvolvimento da tecnologia no Estado, o Governo do Rio Grande do Sul terá um estande no fisl e diversos órgãos e secretárias também fazem parte da programação.

Veja os horários e atividades do Governdo do Estado no fisl13:

Quarta-feira - 25 de julho de 2012

14:00 – 15:00 FISL / PROCERGS / Seminário: Desenvolvendo soluções de Gestão de Documentos e Processos com Alfresco e BonitaBPM

14:00 – 15:00 FISL / SECOM/ Seminário: Desafios e Perspectivas da Inclusão Digital na América Latina

15:00 - 16:00 FISL / GABINETE DIGITAL / Seminário: Gabinete Digital: Tecnologias para participação cidadã

Quinta-feira - 26 de julho de 2012

14:00 - 16:00 FISL / SGG / Seminário: Fórum TIC RS 16:00

17:00 FISL / CASA CIVIL / Seminário: Lei de acesso a informação e dados abertos

18:00 - 19:00 FISL / SECOM/ Seminário: Ginga e Soucer: desafios da radiodifusão digital brasileira

Sexta-feira- 27 de julho de 2012

10:00 - 11:00 FISL / GAB PREFEITOS / Seminário - "Sustentabilidade dos negócios com tecnologias livres e inovação nos Municípios"

11:00 - 12:00 FISL / PPROCERGS / Seminário: Redes heterogêneas. A sua rede é realmente livre?

14:00 - 15:00 FISL - SECOM - Seminário: O Papel do Software Livre na universalização do conhecimento 15:00 - 16:00 FISL / PROCERGS / Seminário:

 

A utilização de metodologia com métodos ágeis para o desenvolvimento da SAAC, para a Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital 17:00 - 18:00 FISL / SEDAC / Seminário: Cultura Digital e Cultura Livre  

Sobre o fisl:

O Fórum Internacional de Software Livre (fisl) acontece desde o ano 2000 - chegando em 2012 a sua 13ª edição. É considerado o mais consolidado evento da área na América Latina e um dos maiores do mundo. Fundado nos ideais construídos inicialmente pelo físico e programador Richard Stallman e, posteriormente, pela comunidade de hackers e desenvolvedores do sistema operacional GNU/Linux, o fisl surgiu de uma mobilização em prol da luta pela liberdade e autonomia tecnológica do país. O evento é o momento de encontro físico de muitas pessoas de diversas partes do mundo que se conhecem e trabalham apenas pela internet em projetos das mais variadas temáticas. A comunidade de usuários é o coração do fisl e interage com diversos outros setores da sociedade, como a academia, profissionais, empresas, investidores, governos e sociedade civil.

Para ver a grade de programação completa, acesse.

O uso de software livre pelo Estado também já foi tema de outra ferramenta do Gabinete Digital, o Governador Responde. Em julho de 2011 o governador Tarso Genro respondeu em vídeo a uma pergunta sobre o tema enviada através da ferramenta.

Assista ao vídeo.