Objetivo é oferecer aplicativos diferenciados para plataforma Open Web Device a serem comercializados no App Marketplace da Mozilla

Por Karen Kornilovicz da SOFTEX.

Mais de 50 pessoas participaram da reunião com Ron Piovesan, executivo de desenvolvimento de negócios da Mozilla, organizada esta semana em São Paulo em parceria pela Sociedade SOFTEX (www.softex.br) e pelo Setor de Promoção Comercial do Consulado-Geral do Brasil em São Francisco.

A proposta da iniciativa foi apresentar em detalhes as oportunidades para as empresas brasileiras interessadas em desenvolver aplicativos para a plataforma Open Web Device (www.openwebdevice.com), para celulares baseados no padrão HTML5, ou seja, que funcionam sobre a internet aberta.

Batizada de projeto Boot to Gecko (B2G), ela estará disponível de forma pioneira no Brasil a partir do primeiro trimestre de 2013 e é resultado da parceria firmada entre a Mozilla, a Telefônica|Vivo e a Qualcomm. O objetivo é oferecer serviços, funcionalidades e aplicativos similares aos de smartphones para aparelhos com custo mais competitivo.

O Open Web Device torna possível o desenvolvimento de aplicativos HTML5 por meio de APIs que possibilitam o acesso a funções avançadas do telefone celular. Assim, todos os recursos dos aparelhos - chamadas, mensagens, busca, jogos, entre outras funcionalidades - serão desenvolvidos em HTML5 e executados por meio do navegador Firefox.

“Queremos incentivar a adoção do HTML5 em toda a indústria, explorar todos os benefícios e recursos da internet aberta e disponibilizar aplicativos interessantes. O cenário favorável da economia, o interesse natural do brasileiro por novas tecnologias e a crescente classe média transformou o Brasil no mercado ideal para oferecermos o Open Web Device de forma pioneira”, disse Ron Piovesan, executivo de desenvolvimento de negócios da Mozilla.

Os aplicativos serão comercializados por meio do App Marketplace da Mozilla. “Queremos oferecer a melhor experiência de uso de aplicativos móveis para o usuário. Os desenvolvedores contarão com o nosso suporte e com o apoio de diversos materiais técnicos, inclusive em Língua Portuguesa, para a criação de aplicativos de interesse do público brasileiro. Eles também estabelecerão os valores de comercialização e farão diretamente o gerenciamento das atualizações”, acrescenta Ron.

“A Mozilla está criando a primeira App store com sede no Brasil, ou seja, o projeto comercial se dará todo por aqui e o recurso financeiro obtido pela comercialização será trazido para a economia nacional”, destaca Eduardo Garcia, consultor da SOFTEX.

“Hoje temos que trabalhar a programação de aplicativos para web, dispositivos Android e iPhone. Com a plataforma da Mozilla será mais rápido e fácil disponibilizar um aplicativo para vários dispositivos – smartphones, desktops, tablets – sem ônus para o desenvolvedor”, avalia Samir Iásbeck de Oliveira, CEO da Qranio, plataforma web e mobile que tem a proposta de transformar o aprendizado em algo divertido.

Rafael Daron, user experience developer da paranaense CISS, especializada em soluções de ERP para supermercados e lojas de construção, deixou o evento animado. “Temos interesse em disponibilizar as nossas soluções para plataformas móveis – celulares, tablets, internet – e a plataforma HTML5 nos pareceu muito interessante”, disse.

“O Brasil tem tradição na programação em plataformas abertas e a oferta de aplicativos no marketplace da Mozilla é um modo interessante de as empresas iniciarem a sua expansão de forma rápida e com baixo custo para outros mercados”, acredita Djalma Petit, diretor de mercado da SOFTEX.

Para informações adicionais sobre como desenvolver aplicativos para a plataforma Open Web Device, visite https://marketplace.mozilla.org/. A apresentação completa de Ron Piovesan está disponível no link http://www.softex.br/_eventos/mozilla.asp