O novo portal de serviços da Receita Estadual entrou no ar nesta quarta-feira (22). O sítio eletrônico é mais moderno e completo que o anterior, que estava no ar havia dez anos. Agora, qualquer pessoa física poderá acessar os seviços da Receita Estadual. Para isso, basta ter um número ativo no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Receita Federal e se cadastrar como usuário.

Assim, a Receita Estadual passa a interagir com qualquer cidadão paranaense, além de seu público tradicional — contabilistas e sócios de empresas. O sistema de acesso agora exige apenas o termo de adesão do usuário, dispensando documentos antes necessários — cópias da identidade, CPF e certidão de regularidade do contabilista.

No novo portal, essas informações passam a ser averiguadas pelos sistemas corporativos, poupando dinheiro antes gasto com autenticações e evitando o desperdício de papel. Os serviços disponíveis dependem do perfil do usuário. O sistema garante o sigilo de todas as informações.
Atualmente, a Receita Estadual presta cerca de 6 milhões de serviços por mês na internet. Em 2009, o portal da Receita prestou 51,2 milhões de atendimentos. Em 2010, com o novo portal, o órgão espera atingir 70 milhões de serviços, um recorde. Os principais serviços prestados via internet são consulta ao cadastro de inscrições de contribuintes do ICMS, extrato do IPVA, extrato de pendências tributárias, emissão de certidão negativa de débitos estaduais e a entrega da Guia de Informação e Apuração do ICMS. Até o final de 2010, novos serviços serão lançados no portal da Receita Estadual na internet, para facilitar a vida do contribuinte.

O novo portal da Receita Estadual do Paraná foi desenvolvido em Software Livre.

www.fazenda.pr.gov.br