Adoção de tecnologias de código aberto proporcionam economia estimada em R$ 720 mil ao município. Integrantes da equipe de TI da Prefeitura apresentam palestra sobre o assunto neste sábado, 25/09, em evento aberto ao público.


A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia de Informação e Inclusão Digital (SETID), apresentará durante o Dia da Liberdade de Software 2010 na universidade FEEVALE a sua experiência no uso de software livre para construção de sua infraestrutura de Tecnologia da Informação. A apresentação acontece neste sábado, 25/09, a partir das 13h. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local.


Conforme explica um dos palestrantes, Charles Höher, Diretor de Infraestrutura e Redes da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital do município, desde o início de janeiro de 2010, quando a secretaria foi criada pelo prefeito Tarcísio Zimmermann, uma das diretrizes foi promover o uso de software livre, garantindo a auditoria, a customização dos sistemas e a economia em licenças.


“Apenas o uso da suíte de comunicação chamada "Expresso" gerou uma economia aos cofres hamburguenses de meio milhão de reais, se comparamos com licenças proprietárias”, explica Höher. Segundo ele, a ferramenta está na fase final de implantação e será usada por quase três mil usuários. Além disso, softwares livres como o BrOffice.org estão sendo instalados nas mais de 1.200 estações da Prefeitura, levando à economia aproximada de cento e vinte mil reais só nas compras de 2010.


O diretor salienta que, além da economia de recursos, outro aspecto importante da implantação é a garantia dos padrões abertos de documentos, assegurando o direito de acesso aos serviços públicos municipais a toda população. “Não se pode exigir da população que tenha o leitor de arquivos de um determinado fabricante para ler um texto ou usar uma planilha produzida na Prefeitura”, diz. Durante o evento será apresentado o projeto de lei municipal que torna o padrão ODF - OpenDocument Format for Office Applications obrigatório para documentos da Prefeitura.


A população de Novo Hamburgo também tem acesso a seis telecentros comunitários construídos com software livre onde os usuários podem navegar na internet gratuitamente. Segundo Höher, até o final de 2010, está prevista a instalação de mais 22 espaços semelhantes. “Com isso, Novo Hamburgo terá uma das maiores quantidades de telecentros por habitante do País”, explica o diretor.


Serviço:

O que: Software Freedom Day – Novo Hamburgo
Quando: 25 de setembro – sábado
Onde: Campus II da Feevale, Prédio Arenito - Novo Hamburgo / RS. Salão de eventos, sala 205, 101 e 102.
Quanto: entrada franca
Inscrições: no local
Programação: wiki.softwarelivre-vs.org/DiaDaLiberdadeDeSoftware2010


Alguns softwares livres usados na área de infraestrutura da Prefeitura de NH


Sistema Operacional Servidores: Debian

Sistema Operacional Terminais Linux (LTSP): Ubuntu

Segurança e rede: IPtables, OpenLDAP, Squid, OpenVPN, DansGuardian, MailScanner

Monitoramento de Rede: Cacti, Zabbix

Serviços WEB: Apache, PHP, Tomcat, Jboss

Portais: XOOPS, Joomla

GroupWare: Expresso Livre

Bancos de Dados: Postgres, MySQL, Firebird, OpenIngres

Administração de sistemas/dados: PHPMyAdmin, PgAdmin

Escritório: BrOffice.org

Edição de Imagens: Gimp

Navegador: Firefox

Registro de Demandas: Trac

Gerência de Projetos: DotProject

IDE desenvolvimento: Eclipse

Programação: PHP, Java


Sobre o Dia da Liberdade de Software


O Dia da Liberdade de Software 2010 é um evento global sobre Software Livre, cujo objetivo é informar ao público sobre os benefícios de usar Software Livre de alta qualidade em escolas, no governo, em casa, e nas empresas. O grupo de usuários SoftwareLivreVS, com o apoio da Feevale, realizará a edição local do evento em Novo Hamburgo / RS, no Campus II da Feevale, no Salão de Exposições do Prédio Arenito, das 13h às 17h, no dia 25 de setembro de 2010.

O evento é gratuito e haverá palestras, palestras relâmpago, oficinas, demonstração em computadores, festa de assinatura de chaves, contato com a comunidade local e muito Software Livre para usar em seu computador. Mais informação sobre o evento global em softwarefreedomday.org/


Por Rochele Prass