O Protocolo Brasília, criado na primeira edição do Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), no qual diversos órgãos federais se comprometiam em aderir ao 'OpenDocument format' (ODF) - formato de arquivo em software livre utilizado o para armazenamento e troca de documentos - atinge a marca de um milhão de usuários.

O anúncio foi feito pela Vice-presidente de Tecnologia da Caixa Econômica Federal, Clarice Copetti, durante a abertura do III Consegi, em Brasília.

Na ocasião, Clarice também informou a adesão da Secretaria de Tecnologia e Sistemas de Informação da Prefeitura Municipal de Nova Aurora (PR) que assinou a adesão do Protocolo Brasília.

Segundo a vice-presidente da Caixa, ao todo agora são 23 órgãos federais, 18 empresas privadas,  e sete comunidades voltadas para a disseminação do ODF. Ainda no evento de abertura do Consegi, Clarice Copetti conclamou o BNDES e o Sebrae a aderirem ao movimento.

Acompanhe a cobertura do Consegi 2010.

:: Luiz Queiroz
* fonte: Convergência Digital

Leia mais sobre usuários ODF:

Saiba mais

NOTA: "Vivi parte da minha infância e toda adolescência na cidade de Nova Aurora, onde fiz o primário (Escola Santos Dumont) e o ginásio (Ginásio Estadual Jorge Nacli). Fico feliz pela decisão da Prefeitura de Nova Aurora - PR de ser o mais novo signatário do Protocolo Brasília ODF". Sai de Nova Aurora no início de 1972, tenho saudades dessa terra querida.

Vitorio Furusho: recebeu prêmio internacional ODF Alliance Award. Co-autor da primeira Lei brasileira sobre ODF, Co-autor do Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, Coordenou a Comissão de Estudos na ABNT na criação da norma brasileira NBR-ISO/IEC 26300:2008 sobre ODF. Palestrante nacional e internacional sobre ODF. Membro da ABNT. Ativista de Software Livre e ODF.

* blog do Furusho