Google já trabalha no desenvolvimento do programa, que permitirá chamadas por IP entre dispositivos e para telefones convencionais. A empresa espera se tornar uma concorrente do Skype.

Google será uma empresa de UCC

O Google anunciou que está trabalhando em um sistema de conversação de voz sobre IP (VoIP) integrado ao e-mail. Este sistema funcionaria sem abrir nenhum programa e seria marcado diretamente a partir da mesma caixa de entrada. De acordo com a empresa, quando o projeto for finalizado, poderá se tornar mais um concorrente do Skype.

Diferente do esperado, a empresa não trabalhará com o Google Voice, e sim com o Gmail. Os usuários poderão realizar chamadas de voz para seus contatos ou a números de telefones fixos e móveis. De acordo com informações da Cnet, estas ligações serão gratuitas nos Estados Unidos e no Canadá, enquanto que, em conferências internacionais, o custo é mais barato do que o das operadoras tradicionais.

Ainda não há informações oficiais, mas peritos especulam que a empresa usa nesse projeto a tecnologia adquirida com a compra da Gizmo5 em 2009, a qual permite fazer chamadas a partir da web seguindo o mesmo modelo do Skype.

Esta seria a diferença fundamental com o outro serviço de chamadas da empresa, o Google Voice. O resto, como a interface do usuário, a apresentação e os ícones são os mesmos em ambos serviços, o que abre a porta para mais especulações sobre uma possível integração de ambos em algum momento.

Entre a enorme variedade de serviços do Google, o Gmail foi um dos que passou mais tempo sem sofrer alterações ou evoluções. No entanto, em Mountain View, passaram a prestar atenção em um de seus velhos pilares, melhorando-o tanto por dentro como por fora. Primeiro foi a possibilidade de se conectar a várias contas ao mesmo tempo, depois foi a remodelação  e atualização da sessão de contatos; mais tarde foi a associação com o Google Docs e, por fim, o sistema de apagar os e-mails.

Todos estes pequenos detalhes vão reconstruindo o Gmail exatamente na era da integração entre serviços e plataformas, porque no Google é sabido que, somente por sua conta de e-mail e as opções de sincronização, muitos acabarão escolhendo o seu sistema operacional.

*Com informações de agências internacionais.

* fonte: iPNews


Nota: a Celepar já implementou VoIP no Expresso Livre (Webmail)