terça-feira, fevereiro 10, 2009

Agência Brasil - Sistema que reúne dados sobre feqüência e merenda escolar começa a funcionar no Rio - Internet

 
9 de Fevereiro de 2009 - 13h34 - Última modificação em 9 de Fevereiro de 2009 - 13h34


Sistema que reúne dados sobre feqüência e merenda escolar começa a funcionar no Rio

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - O ano letivo da rede estadual de ensino que começou hoje (9) no Rio de Janeiro trouxe novidades para os cerca de 2,5 mil alunos do Instituto Carmela Dutra, em Madureira, zona oeste do município do Rio. A tradicional chamada está sendo substituída por cartões eletrônicos, que os estudantes devem passar em um aparelho ligado à internet.

Além de registrar a presença em sala de aula, o cartão, que guarda dados pessoais do portador, serve para marcar o consumo individual da merenda do refeitório, para que a Secretaria de Educação do estado tenha maior controle sobre quantas refeições são servidas por dia na escola.

O cartão faz parte do projeto Conexão Educação e possibilita também que os professores, diretores e coordenadores pedagógicos lancem no sistema informações sobre o desempenho e notas dos alunos em cada disciplina e compartilhem os dados.

A secretária de Educação, Tereza Porto, esteve no instituto para apresentar o projeto e garantiu que até maio os cerca de 1,5 milhão de alunos das 1,6 mil escolas estaduais já poderão contar com o novo sistema de comprovação de presença.

“Nosso objetivo é conhecer melhor o estudante da nossa rede, queremos informação sobre a família do aluno, onde ele mora e também ter o acompanhamento permanente do seu desenvolvimento na escola” explicou a secretaria, ao lembrar que o sistema será um meio de verificar, por exemplo, as disciplinas em que o aluno tem maior deficiência, as áreas em que ele precisa de reforço e o comportamento do estudante em sala.

“Na verdade, estamos introduzindo uma ferramenta de tecnologia para permitir uma comunicação mais ágil entre professores, alunos, pais, diretores e a Secretaria de Educação”, completou Tereza.
 
Segundo ela, a partir de agosto o cartão servirá também para reunir informações sobre o uso do transporte públicos pelos estudantes. No caso de ausência sem justificativa por três dias consecutivos, os pais vão receber uma mensagem via celular avisando sobre as faltas. O cartão de gratuidade do transporte público será bloqueado até que o responsável apresente a justificativa.
 
Para Mariana Ritto, que cursa o 9º ano do ensino fundamental, o cartão magnético vai evitar que colegas fiquem do lado de fora da escola. “Muitos deles matam aula sem a mãe e o pai saber, agora acho mais difícil que ele falte, por medo dos pais”, comentou a estudante.

Ao mesmo tempo, os alunos que apresentarem bom desempenho podem receber mensagens pelo celular com incentivo e elogios, assim como sugestões de professores.

A rede de informação está sendo implementada pela operadora de telefonia Oi, e custou R$ 100 milhões, segundo a secretária. A manutenção do sistema durante um ano segundo ela, será feita por outra empresa e deve custar cerca de R$ 1 milhão por mês aos cofres públicos.



 


Agência Brasil - Sistema que reúne dados sobre feqüência e merenda escolar começa a funcionar no Rio - Internet

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio