Fonte:
Boston - Conforme previsto, a Sun começa a abrir nesta segunda-feira (13/11) o código da linguagem.
Conforme já havia antecipado, a Sun começa a abrir nesta segunda-feira (13/11) o código da linguagem de programação Java. A surpresa está na licença open source escolhida pela companhia: a GNU general public license version 2 (GPLv2).
A decisão vai na contramão da postura de adotar a licença de código aberto própria CDDL (Common Development and Distribution License), usada até hoje pela empresa para licenciar softwares livres da empresa, como o sistema operacional Open Solaris.
Inicialmente, a companhia está licenciando sob a GPLv2 o Java Platform Standard Edition (Java SE) e o Java Platform Micro Edition (Java ME).
>Entrevista: o que muda com a abertura do Java?
Popular no mundo do código aberto, a GPL foi criada em 1989, e revisada para GPLv2 em 1991. A licença é utilizada em populares softwares livres, como o banco de dados MySQL e o servidor de arquivos e impressão Samba.
A Sun se comprometeu em maio a tornar o código do Java aberto e desde então vem consultando parceiros e desenvolvedores para determinar o melhor licenciamento para atender suas demandas. A companhia deve colaborar para o desenvolvimento da nova versão da GPL, que está em andamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário