sexta-feira, novembro 24, 2006

Agentes de trânsito loiras com os seios desnudos “acalmam” o trânsito na capital da Dinamarca




Fonte:


22.11.2006



Uma campanha do Departamento de Trânsito da cidade de Copenhague, na Dinamarca, está causando controvérsias, na sua tentativa de, em vias de maior movimento de pedestres e locais perigosos, alertar os motoristas de que em toda a zona urbana a velocidade máxima permitida é de 50 km/h.

A emissora de televisão RFSF, do Canadá, realizou uma matéria de repercussão mundial. Mostra vias da cidade e, em destaque, bonitas loiras dinamarquesas sem blusa, levantando placas de alerta. Os seios, naturalmente, estão desnudos. Uma das jovens sinalizadoras aproveitou a oportunidade de estar sendo filmada, para balançar sua apreciável escultura. Veja, no final desta matéria, o link para assistir a íntegra da reportagem.

Na matéria televisiva - que começa entrevistando pessoas num restaurante - o chefe do Departamento de Trânsito da cidade, Bent Hanssen admite que "o método não é infalível". Ele conta que "no início funcionou como alerta mesmo, mas depois causou engarrafamentos porque os motoristas, obviamente, diminuiam demais a velocidade e até paravam para olhar as moças".



Para uma síntese - traduzida ao Português - das diversas falas da matéria, o Espaço Vital contou com os préstimos do tradutor público juramentado José Francisco Pedroso.



Depois que a experiência com as sinalizadoras de seios desnudos começou a ser implantada em Copenhague, ocorreram algumas reações adversas. Inclusive, uma ONG ingressou com uma ação judicial, ponderando que "a situação está deixando muitos meninos e adolescentes alvoroçados". A ação pediu uma antecipação de tutela judicial para que "o espalhafato seja suspenso".

O juiz da causa negou a liminar, após manifestar seu entendimento pessoal contrário à idéia concebida por marqueteiros dinamarqueses - embora admitindo que, com a repercussão obtida, os motoristas parece mesmo terem se conscientizado de que a velocidade máxima permitida em toda a cidade é de 50 km/h.

Jornalistas internacionais avaliam que a presença das agentes desnudas não chocou, como regra geral, a população dinamarquesa porque esta tem, de longa data, hábitos sexuais liberais.



REPORTAGEM DA REDE RFSF

VÍDEO: Veja em ação as agentes de trânsito com os seios desnudos



Saiba mais sobre a Dinamarca
  • A capital Copenhague foi fundada em 1167 e é, hoje, um encantador conglomerado do antigo e do moderno.

  • Localização: norte da Europa. Características: relevo baixo e plano; litoral recortado por pântanos, florestas e fiordes; numerosos lagos (Mos e Fie na Jutlândia, Arre, Fureso e Esron na ilha de Selândia, principais).

  • Cidades principais: Århus, Odense, Ålborg, Frederiksberg.

  • Um quinto da população do país vive em Copenhagagen. A Dinamarca tem uma população de 5,3 milhões de habitantes. A densidade populacional média é de 120 habitantes por Km².

  • A moeda é a coroa dinamarquesa (Danish krone / Kroner). Código internacional: DKK.

  • O país faz parte do Mecanismo de Taxas de Câmbio II (MTC II), o que significa que a coroa dinamarquesa está ligada ao euro, embora sem uma taxa de câmbio fixa. A Dinamarca, a Suécia e o Reino Unido são membros da União Européia, mas não participam na moeda única euro.

  • Religião: cristianismo 98,2% (luteranos), outras 1,8% (dados de 1993).

  • Chefe de Estado: Rainha Margrethe II (desde 1972).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio