Fonte:
SÃO PAULO – Ao realizar uma busca pela expressão “político honesto” na versão brasileira do Google, o usuário depara-se com um resultado curioso.
O primeiro link da lista de resultados aponta para uma página com as informações “político honesto não pode ser encontrado”
“O político que você estava procurando não pode ser encontrado ou não existe! É uma lenda, trocou de nome ou está eternamente fora do ar. Verifique se você está mesmo votando na pessoa certa”, diz a página.
Resultados curiosos ou que fogem do critério de exibir em primeiro lugar a página mais relevante sobre o tema buscado também ocorrem no Google.com. Ao escrever a palavra “failure” (falha, em inglês), o primeiro resultado é a biografia do presidente americano George W. Bush.
Os links que aparecem em primeiro lugar na lista de resultados são também aqueles para onde o usuário é diretamente direcionado quando clica no botão “estou com sorte”. Assim, quem clicar nessa opção em casos como “político honesto” ou “failure”, cai diretamente nas páginas citadas.
De acordo com o Google, estes resultados não ocorrem por determinação do buscador, mas sim por características da internet. Em seu blog, a diretora de produtos web do Google, Marissa Mayer, explica que o sistema “Googlebombing” usado pelo buscador leva em conta a popularidade dos links na internet.
O que ocorre, diz Marissa, é que muitos webmasters descrevem links para páginas como a biografia de Bush com a palavra “failure” e, por esse motivo, sua biografia aparece como link principal para buscas do termo “failure”. O mesmo raciocínio vale para “político honesto”.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário