Bom, gostaria de divulgar o projeto que praticamente ninguém fala, ninguém usa e ninguém ajuda da minha distro Linux favorita: Debian.
O projeto é o port não-Linux que tenta trazer o kernel do FreeBSD (um SO que merece respeito) ao Debian utilizando os componentes GNU e o jeitão Debian de ser (apt e dpkg).

Estou utilizando a versão testing atual (jessie) que se demonstra melhor a cada semana para usuários inexperientes, porém possui varios problemas ainda que eu irei listar abaixo:
1- um bug chato que faz todo programa com GUI fechar a qualquer momento.
2- só roda com driver de video vesa porque os outros ainda não foram portados corretamente para ele.

Existe outros problemas que não me cheira a ser problemas do sistema operacional em si, mas sim da falta de informação sobre ele, por isso estou tentando trazer para ele a solução de um desses problemas:
3- funcionar webcam
4- gravar som também por microfone
5- configurar wi-fi (o que mais me dá dor de cabeça)

6- montar dispositivos externos

E o problema que eu vim trazer a solução:
Quando plugarem um fone vão perceber que o som não é transmitido direto para o fone...ele permanece nas caixas de som...achei que fosse um problema isso até que descobri o comando:

sysctl -w hw.snd.default_unit=1

Mudem o valor dependendo da necessidade de vcs. Pelo menos comigo resolveu e estou repassando como forma de divulgar o projeto.
A medida que outros problemas e/ou soluções daqueles forem aparecendo eu posto aqui.
Se quiserem testar também e puderem ajudar, é um projeto que vale a pena ;). E se alguem descobrir como conectar wi-fi me avise URGENTEEE :P!!
Até mais.