O Software Freedom Day, ou Dia da Liberdade de Software, é uma celebração anual que ocorre simultaneamente em centenas de cidades do mundo. Em 2013 acontecerá no dia 21 de setembro, um sábado. É um dia para celebrar a utilização de softwares livres, e de compartilhar conhecimento entre diferentes públicos. De forma autônoma, equipes multidisciplinares se reúnem e organizam o SFD em suas cidades.

Durante o evento, são realizadas atividades diversas, como palestras, minicursos, oficinas, install fests, e exibição de filmes com a temática do evento. Também é um momento para se fazer trocas de contatos e articulações, visando futuras parcerias, e reuniões de grupos de usuários específicos. É, sobretudo, um momento para celebrar a liberdade de conhecimento.

Até o presente momento, estão confirmados mais de 250 encontros do Software Freedom Day, em diversas cidades do mundo. No Brasil, atualmente existem 17 encontros confirmados.

No estado do Espírito Santo, está em andamento a organização de um Software Freedom Day no município de Viana, no bairro Marcílio de Noronha. Nos próximos dias, anunciaremos a programação com as atividades previstas para o SFD.

A construção e proposição de atividades do SFD é aberta a todos e a todas.

Sejam bem-vindos ao Software Freedom Day Viana.