O PgDay Ceará 2013 visa reunir as comunidades acadêmicas e de desenvolvimento de sistemas cooperativamente, visando explorar o banco de dados livre PostgreSQL e as tecnologias a ele associadas.

A edição cearense do PgDay consistirá de uma sequência de palestras sobre o tema, apresentando uma mesa de debates no seu encerramento. As inscrições gratuitas para alunos da Unichristus, profissionais, empresários, membros de ONGs e acadêmicos de outras instituições já podem ser feitas no sítio do Centro Universitário Christus. O PgDay Ceará será realizado dia 3 de maio.

Grade de Apresentações

- Tarde:

- 14:00 – 14:30 - Recepção de participantes e conferencistas
- 14:35 – 15:25 - PostgreSQL Wonderland -Fábio Telles
- 15:30 – 16:20 - Bancos de Dados Espaciais com PostgreSQL - Marx Haron
- 16:25 – 17:15 - Portabilidade com Banco de Dados PostgreSQL - Cláudio Leopoldino

- Noite:
- 18:30 – 19:20 - PostgreSQL 50 Sabores - Cláudio Leopoldino
- 19:25 – 20:15 - Replicação de Dados no PostgreSQL - Nabucodonosor Coutinho
- 20:20 – 21:10 - Tuning de Bancos de Dados PostgreSQL – Fábio Telles
- 21:15 – 21:45 - Mesa Redonda
- 22:00 - Encerramento

Palestrantes

Fábio Telles Rodriguez
Palestrante nacionalmente conhecido, atua em como DBA Oracle, MySQL e PostgreSQL. É sócio fundador da Timbira, empresa especializada em bancos de dados PostgreSQL, migração entre bancos de dados, alta disponibilidade, ajustes de desempenho e treinamento. Colaborou nos projetos DebianZine, PSL-ABCD, Xoops e PostgreSQL.

Nabucodonosor Coutinho
DBA de banco de dados PostgreSQL e Oracle. Palestrante e colaborador das comunidades PostgreSQL e Python. Sócio da Mondrian tecnologia, empresa especialista em banco de dados, consultoria e desenvolvimento. Atuou em grandes projetos de migração de bases de dados Oracle e SQLServer para PostgreSQL e na administração de Redes e Servidores Linux (RedHat, Fedora, Debian). Como gerente de projetos e desenvolvedor implementou sistemas baseados em Ruby On Rails, Java, Python, Cold Fusion, PHP, Perl e C#. -

Marx Haron Gomes Barbosa
Analista do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO, empresa onde atua na prospecção e pesquisa de tecnologias, testes de software em tutorias. Colaborou ativamente em diversos projetos de software livre, dentre os quais se destacam TestKase e framework Demoiselle, e atuou como palestrante em eventos de software livre.

Cláudio Leopoldino
Analista de desenvolvimento de software do SERPRO e professor da UNICHRISTUS. Utiliza o PostgreSQL como ferramenta de ensino de Banco de Dados, atuando como articulista, blogueiro e palestrante em eventos de software livre e banco de dados.