Os Grupos de Usuários são as bases da comunidade software livre. Não por acaso: o próprio embrião do movimento em prol do software livre surgiu de um grupo de programadores que, inconformados com a nova onda  que infelizmente, "pegou" de empresas tornando códigos-fonte de suas criações segredos comerciais, reuniu-se em prol de um objetivo: propagar e promover a manutenção da filosofia "free software".

Com alguma licença poética, pode-se dizer que assim, encabeçado por Richard Stallman, surgiu o que seria o primeiro grupo de usuários de Software Livre (que ainda nem existia, ou melhor, que era só o que existira até então, mas como passava a correr riscos, precisava ser defendido). 

Hoje em dia os grupos de usuários ainda conservam a intenção de desenvolver e promover coletivamente uma "causa" livre, e defendê-la. Seja uma distribuição GNU/Linux Debian Brasil, Ubuntu-BR, Fedora Brasil, Pandorga GNU/Linux ou outro sistema operacional livre  OpenBSD-BR, FUG-BR (FreeBSD)seja uma linguagem favorita PyTchê (Python), Brasil Perl Mongers, RSJUG (Java),  GURU-RS (Ruby) ou simplesmente um coletivo que se identifique por outros aspectos, como o /MNT - Mulheres na Tecnologia, o TchêLinux, o Texto Livre, o Coletivo Cirandase até também as Garotas CPBR.

Esses são apenas alguns das centenas de GUs que já passaram pelo Fórum Internacional Software Livre - FISL em edições anteriores. (Conheça mais visitando os links: fisl13fisl12fisl11fisl10.)

A participação consiste em trazer sua turma e ocupar um espaço nobre, dentro da feira do evento, para expor também as suas ideias e bandeiras, trocar experiências e conquistar novos aliados. E tudo isso foi dito para convidar você para estar conosco também. Qual é a sua turma? Inscreva seu grupo de usuários até o dia 5 de junho, as vagas são limitadas.

Cada grupo selecionado recebe um estande no qual dois de seus membros deverão sempre estar presentes (revezamento!), para atender as demandas do público e também da imprensa. Afinal, que vitrine melhor para alcançar o objetivo comum a todos os GUs?

Inscreva seu grupo aqui. Não deixe de ler as regras de participação e também o regulamento completo.