“O kernel 2.6.38 foi lançado dia 14 de março, mas pouca gente atentou ao fato de que, das últimas versões, esta foi a que trouxe novidades mais perceptíveis no uso cotidiano do kernel do pinguim.

Publiquei no meu blog no IBM developerWorks uma análise de todas as principais novidades desta versão mais recente do kernel e quais benefícios elas trazem.

Por exemplo, você sabia que um simples “find”, que usa uma única thread, ficou 35% mais rápido (dados de Linus Torvalds)? E que acessos concorrentes a caminhos de diretório ficaram dezenas de vezes mais velozes?

Além disso, há avanços no escalonador de processos do kernel: se você estiver compilando um aplicativo com “make -j 20″ num terminal e tentar navegar na Internet no Firefox, as páginas web vão passar pelo navegador como se o processador fosse todo dele. Experimente isso nas versões anteriores do kernel!

O post ainda lista outros avanços na área de suporte a chips gráficos, no promissor sistema de arquivos btrfs, I/O de rede em máquinas virtuais etc.” [referência: ]

Enviado por Pablo Hess (pabloΘhess·net·br):