Vinícius Wu e Jéferson Assumção*

No contexto do estimulo à cultura digital, compromisso do atual governo gaúcho, iniciamos, nos últimos dias, o debate público visando à construção do I festival internacional de Musica Livre – FIMLivre, como parte do Fórum Social Mundial 2012. Pretendemos que esta seja uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Governo Federal e diversos atores sociais e organizações da sociedade civil dispostas a construir uma nova relação entre o Estado e a sociedade.

O FIMLivre será um espaço inédito de criação, produção e circulação da produção cultural inovadora e criativa, que emerge no âmbito do vasto campo de concepções e práticas em torno do que denominamos cultura livre e digital. Será um espaço de música, arte e experimentação contemplando toda a cadeia produtiva da interatividade contemporânea através das redes digitais.

A produção cultural neste limiar do século XXI atravessa uma profunda transformação, transbordando as fronteiras da antiga indústria cultural. Uma verdadeira revolução tornada possível pelas inovações tecnológicas das últimas décadas.

Nesse sentido, o Governo do Estado do RS constituiu o Gabinete Digital, para realizar uma interface direta com esses novos atores políticos, dentro de uma perspectiva plural da participação e voltada à construção de políticas públicas nas quais os agentes participam, efetivamente, desde sua elaboração até sua execução.

Queremos transformar Porto Alegre, pelo menos por três dias, na capital mundial da música livre. Este evento multicultural, policêntrico e livre de qualquer rotulo, está inserido na estratégia do novo governo gaúcho de tornar o RS num terreno de experimentações colaborativas e estímulo à participação cidadã.

Será uma pequena contribuição à renovação da utopia democrática neste início de século, o que somente será possível se soubermos adaptar nossa compreensão a respeito do conceito de democracia aos imensos desafios do tempo presente. Neste sentido, a mobilização em rede e a plena incorporação da cultura digital, suas novas linguagens e formas de manifestação são elementos decisivos.

O FIMLivre será o encontro entre a cultura livre e a busca pela renovação democrática das estruturas de Estado, que devem cada vez mais abrir-se a inovação, à experimentação e a novas e inovadoras formas de apropriação do Estado pela sociedade.

O FIMLivre será lançado no dia 13 de abril às 16h, na Casa de Cultura Mário Quinta (Rua dos Andradas, 736 – Porto Alegre-RS)

Participe da construção do FIMLivre.

É uma idéia livre a ser construída por cada um e uma de nós.

*Vinicius Wu – Chefe de Gabinete do Governador Tarso Genro
*Jéferson Assunção – Secretário adjunto de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul

Visite nosso blog no OpenFSM http://openfsm.net/projects/fimlivre/blog/ ou envie um e-mail para gabinetedigital@gg.rs.gov.br