A Novell anunciou no dia 05/10, os resultados de uma pesquisa da Harris Interactive, com mais de 200 líderes de TI de grandes organizações empresariais. O estudo, patrocinado pela empresa, revela uma adoção da computação em nuvem muito mais ampla do que tem sido sugerido por estudos anteriores, e mostra uma aceleração do desenvolvimento de infraestruturas de nuvem privada.

A pesquisa sugere ainda que a computação em nuvem, tanto pública como privada, será uma parte crescente do conjunto dos recursos utilizados por empresas de TI, e também que as empresas estão particularmente interessadas em simplificar a gestão em seus ambientes físicos, virtuais e nuvem integrados.

A adoção da Nuvem é um foco para muitas organizações empresariais - mas a questão permanece: qual é a melhor maneira de alavancar o alcance da computação em nuvem, maximizando os ganhos de eficiência e redução de custos e minimizando riscos?

De acordo com esta pesquisa, direcionada principalmente para profissionais com cargo de diretor de TI ou superiores em grandes empresas (2.500 – 20.000+ funcionários), 77% relataram que utilizam alguma forma de computação em nuvem hoje,um dado muito maior do que o anteriormente anunciado. Outras conclusões importantes relativas a adoção da nuvem adoção são:

• 89% dos pesquisados afirmaram que as nuvens privadas são a próxima etapa lógica para as organizações que já implementaram a virtualização;

• 34% dos pesquisados estão usando uma abordagem mista de computação em nuvem privada e pública, e 43% planejam aumentar a utilização da abordagem combinada;

• 87% dos pesquisados considera que a adopção da computação em nuvem pública ocorrerá em paralelo, em invés de substituir os data centers proprietários das empresas, e 92% indicam um aumento no uso da nuvem pública à medida que as plataformas de TI atuais forem substituídas;

• 31% dos pesquisados consideram que um importante benefício da computação em nuvem privada é a capacidade de gerenciar uma infraestrutura heterogênea.

O estudo da Harris Interactive revelou também que o fator segurança é uma grande barreira para a adoção da computação em nuvem, e 83% dos pesquisados acham que a computação em nuvem privada oferece a maioria das vantagens da computação em nuvem pública (liberdade de manutenção de hardware, manutenção de baixo custo, escalabilidade de recursos, custo inicial menor), sem os problemas de segurança e compliance da nuvem pública.

Os resultados complementares são:

• 91% estão preocupados com questões de segurança na nuvem pública, e 50% indicam o fator segurança como o principal obstáculo à implementação.

• 86% acreditam que os dados estão mais seguros em uma nuvem privada.

• 76% consideram que os fornecedores externos não dão tanta atenção à segurança de dados como os departamentos internos de TI.

• 81% apontaram como problema a dificuldade em manter o cumprimento da política de regulamentação na nuvem pública em contraposição com a nuvem privada.

:: Ana Paula Lobo

* fonte: Convergência Digital