Estão abertas as inscrições para o 3º Congresso Internacional de Inovação promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), Sesi-RS e Senai-RS. O evento é uma oportunidade para ter acesso a informações e ideias de profissionais e especialistas do Brasil, Estados Unidos, Suécia, Reino Unido, Alemanha e Coreia do Sul, que estarão em Porto Alegre para refletir sobre A inovação no centro da Nova Economia. No hotsitewww.fiergs.org.br/inovacao é possível fazer inscrições, acessar a lista de palestrantes e a programação completa do evento que ocorre nos dias 17 e 18 de novembro no Teatro do Sesi, em Porto Alegre.

Nesta edição, por meio da ferramenta Webstorming (da Brightidea), disponível no hotsite, é possível realizar o compartilhamento de ideias antes, durante e pós Congresso. Ela permite interação direta entre os participantes habituais do congresso, público estimado em 1700 pessoas. O twitter também será usado na cobertura das atividades, atualizando o público instantaneamente.

Para os dois dias de Congresso, estão programadas sessões plenárias com especialistas em design, redes sociais, gestão da inovação, entre outros assuntos. Também serão promovidos painéis relacionados à economia de baixo carbono, inovação social, interação universidade-empresa, semicondutores, indústria naval e operações offshore, além da apresentação de cases de empreendimentos como China Mobile, HT Micron/Unisinos, Braskem e Biolab Sanus.

Na lista de palestrantes internacionais confirmados está o diretor executivo da Low Carbon Leaders Initiative e fundador da 21st Century Frontiers, o sueco Dennis Pamlin, que participará do painel Economia de Baixo Carbono. O encontro, que ocorre dia 17 de novembro, a partir das 8h30min, vai abordar a importância da sensibilização e ação empresarial para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Já o professor britânico Richard Gerver, que foi conselheiro para política de educação do governo Tony Blair, abordará o tema “Como educar para a nova economia”, às 8h30min, no dia 18. O painel vai mostrar que o capital humano é a essência da inovação, são as pessoas que geram idéias e conhecimento cuja aplicação resulta em novas tecnologias, produtos e serviços, que dão origem à nova economia.

O Congresso Internacional de Inovação tem a intenção de contribuir para consolidar o ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo nas indústrias, criando oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento de competências e conhecimento. Também busca mobilizar forças da comunidade empresarial, acadêmica e governamental em direção a um posicionamento estratégico pró-ativo do Estado no cenário de desenvolvimento tecnológico mundial, fortalecendo as alianças entre governo, universidades e empresas − a base da inovação de acordo com a tríplice hélice, teoria debatida durante o evento no ano passado.

http://www.fiergs.org.br/inovacao/2010/default.asp

http://www.fiergs.org.br/inovacao/2010/noticias_interna.asp?link=p9&idNoticia=7992

* fonte: Cavagnoli