Furusho_consegi_2009_640x480A VIII Jornada Acadêmica de Computação e Informática das Faculdades Integradas do Brasil que iniciou nesta terça-feira, 19, segue até o dia 21. As palestras buscam traçar um panorama do que está sendo discutido, desenvolvido e pesquisado atualmente na área de Sistemas de Informação.

Segundo a coordenadora do curso Sistemas de Informação das Faculdades Integradas do Brasil, professora Andreia de Jesus, as palestras foram uma abertura para a Mostra Científica que acontece nesta quarta-feira, 20.

A palestra sobre Cidades Digitais – Novas Perspectivas foi ministrada pelo assessor da Diretoria de Tecnologia da Informação da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Vitorio Furusho. Segundo ele, uma cidade digital é aquela que tem uso maciço de tecnologia da informação. “Onde, por um lado, o governo ofereça serviços públicos para a população por meio de tais tecnologias, nas áreas de educação, tributos, segurança e saúde, por exemplo e, por outro lado, a população tenha acesso aos serviços”, conta.

Além disso, toda infraestrutura deve possibilitar o acesso do cidadão a estes serviços em sua própria casa, sem que ele tenha que ir até a casa de vizinhos ou lan houses. Dentro desta perspectiva, o governo federal lançou, no início deste ano, o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) quando reativou a Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebrás). No Paraná, foi lançado em agosto, o Plano Estadual de Banda Larga.

O plano de inclusão digital paranaense utiliza-se dos mais de 16 mil quilômetros de fibras óticas da Copel Telecomunicações, para oferecer banda larga para acesso à internet. Segundo Furusho, 231 municípios já têm fibra ótica instaladas em todas as ruas. O acesso custa R$ 15 pela velocidade 256 kbps e R$ 30 pela velocidade de 512kbps. “Pretende-se que a infraestrutura de telecomunicações seja totalmente concluída em 2013”, conta.

De acordo com Furusho, mais de 2 mil escolas da rede estadual já estão conectadas, com 1,22 milhão de alunos cadastrados. Segundo ele, é preciso que as prefeituras tenham contrapartida. Ele lembra do programa federal que visa democratizar a compra de computadores, mas ressalta que é preciso ampliar o acesso das classes B e C, o que há vem ocorrendo. Ele citou a iniciativa da Finlândia, onde o acesso à internet é garantida por lei como os serviços públicos de água, luz e telefone.

“A palestra teve como principal objetivo trazer o conceito de cidades digitais e o que está precisando ser desenvolvido em termos de Sistemas de Informação para que as cidades digitais possam acontecer na prática. A ideia foi mostrar para os alunos que uma nova área está se ‘abrindo’ para o desenvolvimento e pesquisa de novos sistemas de informação”, comenta a coordenadora.

Novas tecnologias

A palestra Uma Abordagem em Métricas de Roteamento para Redes Wireless Mesh com Tráfego VoIP foi ministrada pelo egresso do curso de Licenciatura em Computação das Faculdades Integradas do Brasil, Cleverton Juliano Alves Vicentini. Ele, que é mestre em Informática Aplicada, apresentou sua pesquisa de dissertação em abordou Métricas de Roteamento para Redes Wireless Mesh com Tráfego VoIP. Segundo Vicentini, o constante avanço tecnológico desencadeia o desenvolvimento de tecnologias de ponta como as redes sem fio do tipo Mesh, que permitem que usuários tenham acesso à Internet e outras redes (celular, Wi-Fi, etc.) através de ondas de rádio via roteadores sem fio Mesh.

“Desta forma não necessita-se de uma infraestrutura de rede com cabos, reduzindo significativamente o custo final deste tipo de rede. Reduzir o custo com a implementação da rede e ainda fornecer comunicação VoIP (Voz sobre IP) aos usuários da rede torna-se um assunto desafiador. É neste ponto que entram as métricas de roteamento trabalhando para que a rede tenha o melhor desempenho possível”, explica.

Segundo Andreia, a segunda palestra teve como objetivo principal mostrar para os alunos a importância na dedicação dos estudos, pois o palestrante conseguiu bolsa para cursar o mestrado. “Além disso, o Cleverton deu o seu depoimento sobre essa experiência e sobre a sua formação na UniBrasil”, destaca.

I Mostra Científica da UniBrasil

Na quarta-feira, 20, o curso integra a I Mostra Científica da UniBrasil, em que serão apresentadas as pesquisas desenvolvidas por professores do curso e propostas de projetos de pesquisa de alunos, além das pesquisas em Sistemas de Informação resultantes do Trabalho de Conclusão de Curso I.

Na quinta-feira, 21, o curso, que integra a Escola de Negócios, realiza sua IV Jornada Acadêmica da Escola de Negócios com o tema Reciclagem: negócio ou problema?. Inscrições pelo site. Acesse a programação da VIII Jornada Acadêmica de Computação e Informática.

Jenifer Magri

A palestra sobre Cidades Digitais – Novas Perspectivas foi ministrada pelo assessor da Diretoria de Tecnologia da Informação da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Vitorio Furusho

Jenifer Magri

As palestras buscam traçar um panorama do que está sendo discutido, desenvolvido e pesquisado atualmente na área de Sistemas de Informação

* fonte: UniBrasil

* Copel

* Ag. Estadual de Notícias do Paraná

* O PEBL