terça-feira, agosto 31, 2010

PSL-Brasil - Gmail terá sistema de chamadas VoIP - Software Livre

Gmail terá sistema de chamadas VoIPAugust 25, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 258 times
 Go back to Governos

Google já trabalha no desenvolvimento do programa, que permitirá chamadas por IP entre dispositivos e para telefones convencionais. A empresa espera se tornar uma concorrente do Skype.

Google será uma empresa de UCC

O Google anunciou que está trabalhando em um sistema de conversação de voz sobre IP (VoIP) integrado ao e-mail. Este sistema funcionaria sem abrir nenhum programa e seria marcado diretamente a partir da mesma caixa de entrada. De acordo com a empresa, quando o projeto for finalizado, poderá se tornar mais um concorrente do Skype.

Diferente do esperado, a empresa não trabalhará com o Google Voice, e sim com o Gmail. Os usuários poderão realizar chamadas de voz para seus contatos ou a números de telefones fixos e móveis. De acordo com informações da Cnet, estas ligações serão gratuitas nos Estados Unidos e no Canadá, enquanto que, em conferências internacionais, o custo é mais barato do que o das operadoras tradicionais.

Ainda não há informações oficiais, mas peritos especulam que a empresa usa nesse projeto a tecnologia adquirida com a compra da Gizmo5 em 2009, a qual permite fazer chamadas a partir da web seguindo o mesmo modelo do Skype.

Esta seria a diferença fundamental com o outro serviço de chamadas da empresa, o Google Voice. O resto, como a interface do usuário, a apresentação e os ícones são os mesmos em ambos serviços, o que abre a porta para mais especulações sobre uma possível integração de ambos em algum momento.

Entre a enorme variedade de serviços do Google, o Gmail foi um dos que passou mais tempo sem sofrer alterações ou evoluções. No entanto, em Mountain View, passaram a prestar atenção em um de seus velhos pilares, melhorando-o tanto por dentro como por fora. Primeiro foi a possibilidade de se conectar a várias contas ao mesmo tempo, depois foi a remodelação  e atualização da sessão de contatos; mais tarde foi a associação com o Google Docs e, por fim, o sistema de apagar os e-mails.

Todos estes pequenos detalhes vão reconstruindo o Gmail exatamente na era da integração entre serviços e plataformas, porque no Google é sabido que, somente por sua conta de e-mail e as opções de sincronização, muitos acabarão escolhendo o seu sistema operacional.

*Com informações de agências internacionais.

* fonte: iPNews


Nota: a Celepar já implementou VoIP no Expresso Livre (Webmail)


PSL-Brasil - Gmail terá sistema de chamadas VoIP - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Firefox 4 chega ao mercado em versão beta - Software Livre

Firefox 4 chega ao mercado em versão beta August 25, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 109 times
 Go back to Governos

Navegador vem com opção Sync, que permite sincronia dos dados entre dispositivos.

Mozilla anunciou nesta quarta-feira (25) o lançamento da quarta versão beta do seu navegador Firefox. O novo browser permite sincronia dos dados entre dispositivos graças ao Sync e ajudará a organizar as abas devido a uma nova função, chamada Panorama.

A empresa está convencida de que o Panorama será uma “revolução nas abas”, pois, segundo informações da mesma, quando estas foram desenvolvidas, os engenheiros perceberam que poderiam mudar a forma de navegação dos usuários.

Esta função permite administrar as abas de uma forma visual. Assim, com um simples clique, pode-se ver todas em uma mesma janela.

De acordo com a Mozilla, o Panorama permite um, controle total sobre as abas que poderão ser movidas por grupos ou somente sendo arrastadas. Além disso, a partir desta janela pode-se ver as abas como páginas em miniatura, o que facilita a localização das mesmas.

Assim mesmo, os grupos também podem ser movidos dentro do Panorama ou serem renomeados.

Sync

A sincronização com o Sync permite que dados como os marcadores, o histórico ou as senhas de um usuários estejam disponíveis em vários computadores e dispositivos móveis.

Segundo a Mozilla, este sistema “encripta todos os dados antes de mandá-los ao servidor através da rede”. Isto significa que os usuários “nunca terão sua privacidade comprometida” para utilizar o sistema.

Ao baixar o beta do Firefox 4, os usuários terão a opção de criar uma conta Sync para poder acessar este serviço.

Em junho, o Internet Explorer aumentou sua quota de mercado para 60,32%, o que representou um crescimento de 0,57 pontos em relação a maio. Por sua parte, Firefox caiu de 24,32% do mercado para 23,81%.

* fonte: iPNews

PSL-Brasil - Firefox 4 chega ao mercado em versão beta - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Solução para e-mail e colaboração reduz custo de gestão de infraestrutura - Software Livre

Solução para e-mail e colaboração reduz custo de gestão de infraestrutura August 25, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 190 times
 Go back to Governos

Zimbra Collaboration Suíte Appliance pode ser executada no centro de dados do cliente e fornece duas nuvens, uma pessoal e uma de equipamentos para usuário final.

A VMware e a Zimbra anunciaram recentemente o produto, fruto da parceria firmada em fevereiro deste ano, chamado Zimbra Collaboration Suíte Appliance. A solução para e-mail e colaboração de classe empresarial foi desenvolvida para funcionar na plataforma vSphere da VMware, ajudando a reduzir custo de gestão de infraestrutura.

De acordo com as empresas, os clientes têm a flexibilidade para executar Zimbra Appliance no seu próprio centro de dados, se este utilizar o aplicativo como um serviço. Além disso, a solução fornece uma nuvem pessoal e uma de equipamentos para o usuário final, administrador ou do datacenter.

O Zimbra Appliance permite a obtenção da virtualização de forma dinâmica: escalabilidade, disponibilidade, backup e recuperação de informações. A solução também dispõe de tecnologias integradas de segurança, incluindo um firewall, além de antivírus e antispam.

Com a adição da solução podemos oferecer opções adicionais de e-mail e colaboração para os nossos mais de 30.000 clientes que confiam em nós para os seus serviços de infra-estruturas críticas", disse Craig McLellan, principal chief technology officer (CTO) da Hosting.com.


* fonte: iPNews

PSL-Brasil - Solução para e-mail e colaboração reduz custo de gestão de infraestrutura - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Operadoras venderão serviços de comunicação e conteúdo - Software Livre

Operadoras venderão serviços de comunicação e conteúdoAugust 25, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 195 times
 Go back to Governos

De acordo com Marco Galaz, diretor de Telecom da everis Brasil, empresas deverão rever seus modelos de negócios para ver quais benefícios oferecerão aos clientes.

O diretor de Telecom da everis Brasil, Marco Galaz, em continuação à entrevista cedida exclusivamente ao IPNews, revelou o futuro das operadoras de Telecom no Brasil e como o anúncio do Plano Nacional de Banda Larga pode afetá-las. Além disso, ele pontua como deverá ser, daqui a alguns anos, com o Connected World.

Fusão de operadoras de Telecom
A respeito das fusões que estão ocorrendo atualmente nas empresas de telecomunicações? Por exemplo, a operação entre a Portugal Telecom, a Telefônica e a Vivo? Seria uma consolidação ou um caso pontual?
A Telefônica fora do Brasil já não existe como marca, é Moviestar e em todos os países que você for. Eles vendem telefonia fixa, banda larga, celular e TV e isso traz benefícios aos usuários por que o custo é bem menor. Então, é uma consolidação, as empresas entendem que os serviços devem ser convergentes. Não é só a Telefônica que fará isso agora no Brasil, imagino que a Claro também em algum momento fará o mesmo e fora do país isso também já acontece.
PNBL
Sobre o Plano Nacional de Banda Larga aqui no Brasil, a intenção do governo é levar a internet para os lugares que ainda não existe o serviço, até por existir um monopólio do mesmo a partir das grandes operadoras. O governo insiste em competitividade. Qual seria, então, a importância dessa competitividade para o mercado?
Acho que o governo deu um passo para a concorrência no mercado, quando a Anatel lançou o edital. Eles já deixaram claro que eles queriam promover concorrência e essa pode ajudar muito, pois como estamos falando em 3G e 4G. Isso gera competitividade, pois podemos colocar revendedoras de grandes operadoras como a Vivo, Tim e Claro em lugares não muito habitados, o que não é pra eles um grande negócio, mas para uma pequena empresa parece atrativo. Assim, começamos a incentivar o uso da internet em lugares mais afastados do país.
Como as operadoras virtuais (MVNOs) devem se preparar nessa questão da concorrência com o anuncio do PNBL?
Qual é o intuito de uma operadora virtual? Primeiro tem dois tipos, um que você é uma revendedora e outra que você é uma mini operadora em rede. No entanto, com linha de atendimento ao cliente, cobrança, venda a parte de marketing e apenas com operações em rede, há negociação com as operadoras, planos de dados e planos de voz. Assim, e eles vão comprar como se fossem atacadistas e, com essa facilidade, também vão conseguir crescer e oferecer mais para seus clientes de conexões de banda larga. Elas têm que ter claro o modelo de negócio, como vão negociar com as grandes operadoras e quais os benefícios que eles vão oferecer para o cliente.
Connected World
Como as operadoras devem se preparar para o Connected World?
Primeiro tem que quebrar o paradigma de que as empresas hoje vendem serviços de voz e dados. Elas passaram a vender serviços de comunicação e conteúdo, mudaram o modelo tradicional que hoje é a venda de minutos ou megabytes, para vender serviços de comunicação. Acho que o mais importante é o tema da infraestrutura das operadoras, pois elas devem se preparar para um futuro que é bem diferente do que o que nós conhecemos hoje.
Por Andressa Nascimento
* fonte: iPNews

PSL-Brasil - Operadoras venderão serviços de comunicação e conteúdo - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Suécia é o primeiro país com 4G disponível - Software Livre

Suécia é o primeiro país com 4G disponívelAugust 26, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 283 times
 Go back to Governos

TeliaSonera e Nokia Siemens Networks lançam a rede que permite velocidade de transferência de até 100mbps.

Com velocidade de até 70 Mbps, 4G promete deixar usuário 100% conectado

Banda larga móvel aponta crescimento de 17% no segundo trimestre de 2010

A empresa nórdica TeliaSonera lançou hoje (25) serviços comerciais para quarta geração, LTE (Long Term Evolution) na cidade de Goteborg (Suécia), que permitirão velocidades de transferência de até 100mbps.

Durante os testes realizados antes do lançamento pela TeliaSonera e a Nokia Siemens Networks, que desenvolveram a rede, as taxas médias de transferência registraram entre 85 e 90mbps com picos de até 100mbps. Esta é a próxima taxa suportada pela geração atual de dispositivos de LTE, tecnologia que permite o acesso a internet móvel de alta velocidade.

Além disso, o acesso a internet a partir do celular em alta velocidade permite múltiplos serviços, como streaming TV e download de dados.

O vice presidente sênior e responsável pelo setor Mobilitu Services da TeliaSonera na Suécia, Erik Hallbert, afirmou que a apresentação dos serviços 4G ao mundo é um testemunho poderoso do compromisso da empresa para proporcionar as mais altas taxas de velocidade de dados aos clientes.

“Nós amamos desfrutar da honra de sermos a única operadora no mundo a oferecer serviços comerciais 4G”, ressaltou o executivo.

* fonte: iPNews


PSL-Brasil - Suécia é o primeiro país com 4G disponível - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Florianópolis: Treinamento LPI 101 e 102 – Promoção da Independência - Software Livre

Florianópolis: Treinamento LPI 101 e 102 – Promoção da IndependênciaAugust 26, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 89 times
 Go back to Governos

A empresa V.Office líder do mercado que oferece treinamentos em todo o país e no exterior sobre as várias tecnologias. Pioneira e também referência em Treinamento de Asterisk*, Certificada ISO 9001, lança a promoção da independência para os treinamento Linux, voltados para as provas 101 e 102.

Próximas turmas:
. Início dia 14 de setembro 2010
. Somente terças e quintas
. Das 18:30 as 22:30 horas

. Início dia 18 de outubro 2010
. De segunda a sexta
. Das 08:30 as 17:30 horas.

O Treinamento tem como objetivo capacitar o aluno a realizar projetos, instalações e manutenções de servidores Linux ou similares, para área direcionada de Internet ou para atuar em redes locais. Preparar o aluno para a certificação LPI e para o mercado.

Público-alvo:

Analistas de Sistemas, Administradores de Sistemas, Administradores de Redes, Gerentes de CPD e todo profissional que deseja aprimorar seus conhecimentos em Linux. Profissionais que já estão estudando Linux e desejam conteúdo focado para ajudar na preparação do exame de certificações LPI I e II.

“Promoção da Independência: Seja livre, use Linux!

Maiores informações: andrezza@voffice.com.br ou 48 30258576 ”

Tags: Certificação

 


PSL-Brasil - Florianópolis: Treinamento LPI 101 e 102 – Promoção da Independência - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Red Hat anuncia parceria com a DreamWorks Animation - Software Livre

Red Hat anuncia parceria com a DreamWorks AnimationAugust 26, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 257 times
 Go back to Governos

“A Red Hat está anunciando que a DreamWorks Animation – estúdio de filmes em computação gráfica responsável por sucessos como Shrek, Madagascar e Kung-Fu Panda – irá utilizar sua plataforma Cloud Foundations na produção de seus futuros lançamentos.

“A Red Hat fechou uma parceria com a DreamWorks Animation em várias frentes, abraçando desde projetos desenvolvidos com Red Hat Enterprise Linux e Red Hat Enterprise Virtualization a, mais recentemente, projetos com cloud computing. A DreamWorks Animation sempre esteve na vanguarda da adoção de novas tecnologias para conseguir vantagem estratégica e isso não é exceção no que diz respeito a cloud”, disse Paul Cormier, presidente de Produtos e Tecnologias da Red Hat. “Nossa parceria com a DreamWorks Animation tem sido uma verdadeira colaboração e nós estamos entusiasmados em trabalhar juntos através da Cloud Foundations”.

A DreamWorks Animation se beneficia totalmente das funcionalidades que o pacote Cloud Foundations oferece. Um dos pontos principais da solução é o Messaging, Real-time, Grid (MRG) – um dos softwares primários que compõem a arquitetura da Cloud Foundations. O MRG oferece uma plataforma avançada para administrar ambientes de computadores de alta performance.

Para saber mais sobre a parceria da Red Hat com a DreamWorks, assista ao webcast que está disponível para visualização no link: http://tinyurl.com/redhatdreamworks” [referência: tinyurl.com]


PSL-Brasil - Red Hat anuncia parceria com a DreamWorks Animation - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - I Workshop de Pesquisa e Desenvolvimento de Software Livre (WPeDSL) acontece em conjunto com IV Encontro Nordestino de Software Livre - Software Livre

I Workshop de Pesquisa e Desenvolvimento de Software Livre (WPeDSL) acontece em conjunto com IV Encontro Nordestino de Software LivreAugust 26, 2010, by Thaís Rucker - No comments yet
This article's tags: WPeDSLworkshopsoftware livreEPSLENSL
Viewed 88 times
 Go back to Governos

O Workshop de Pesquisa e Desenvolvimento em Software Livre
(WPeDSL) é um espaço para que estudantes, de graduação e de
pós-graduação, apresentem pesquisas em andamento sobre
Software Livre e trabalhos relacionados ao desenvolvimento
de serviços, sistemas e ferramentas livres.

 

O Workshop será realizado em conjunto com o IV Encontro Nordestino de Software Livre, que acontece na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, nos dias 5 e 6 de Novembro de 2010.

O principal objetivo do workshop é discutir o estado da arte em
desenvolvimento e pesquisa sobre Software Livre. Serão discutidas
e analisadas as melhores práticas e metodologias de pesquisa, de
ensino e de desenvolvimento de Software Livre. Os trabalhos em
andamento receberão sugestões e críticas para promover avanços
técnicos, teóricos e metodológicos, contribuindo, assim, para a
conclusão de trabalhos de conclusão de curso, de iniciação
científica, de mestrado e de doutorado.

As discussões metodológicas realizadas durante o evento devem
permitir que os participantes desenvolvam um olhar mais atento e
crítico sobre a pesquisa e o desenvolvimento em Software Livre.
Após o evento, espera-se que os participantes estejam mais
preparados para idealizar projetos futuros (tais como projetos de
mestrado e de doutorado) e que estejam melhores preparados, por
exemplo, para a tarefa de obtenção de recursos de financiamento.

Os trabalhos devem tratar de assuntos fortemente relacionados a
Software Livre. A lista (não exaustiva) de tópicos de interesse
inclui:

- Ferramentas baseadas em Software Livre;
- Metodologia de pesquisa e de desenvolvimento em Software Livre;
- Métricas de avaliação quantitativa e qualitativa de código-fonte;
- Técnicas de ensino com Software Livre;
- Educação e inclusão social;
- Administração de sistemas;
- Redes de computadores e segurança;
- Linguagens de programação;
- Sistemas distribuídos;
- Banco de dados;
- Jogos e multimídia;
- Redes sociais;
- Dinâmica das comunidades de desenvolvimento;
- Coleta automática de dados (datamining);
- Análises críticas sobre aspectos legais, gerenciais, econômicos e
sociais;
- Ecossistemas livres;
- Modelos de negócios e casos de sucesso (ou de fracasso);
- Repositórios de projetos (e.g., SourceForge.net) e de dados (e.g., FLOSSmole);
- Tópicos emergentes e perspectivas futuras.

Os trabalhos selecionados pelo Comitê de Programa serão
publicados (em meio digital) desde que pelo menos um dos autores
esteja inscrito no evento. Todos os trabalhos selecionados para
publicação deverão ser apresentados, por um dos autores, em
sessões técnicas do Workshop.


--------------------------------------------------------------------------------

SUBMISSÃO DE TRABALHOS
--------------------------------------------------------------------------------

Podem submeter trabalhos para o WPeDSL estudantes matriculados
em cursos de graduação ou de pós-graduação de instituições de
ensino superior. A situação de aluno deve ser comprovada com
documentação apropriada (e.g., cópia digitalizada da matrícula ou
do histórico escolar), esta documentação será exigida após o aceite
da submissão.

No caso do trabalho integrar um projeto mais amplo, o conteúdo do
artigo deve permitir identificar, de forma clara, os limites de
desenvolvimento; isto é, como o trabalho se relaciona às demais
atividades do projeto e quais foram efetivamente as ações e a
contribuição do aluno ou do grupo de alunos.

Os artigos devem ser enviados para o email
wpedsl@softwarelivre.org, utilizando o assunto "submissão/grad"
ou "submissão/pos", pois os artigos de graduandos e de
pós-graduandos não concorrerão entre si.


--------------------------------------------------------------------------------

FORMATO DOS TRABALHOS
--------------------------------------------------------------------------------

Os trabalhos devem ser escritos em português, espanhol ou inglês,
respeitando-se um limite máximo de 8 páginas. A formatação do
texto deve seguir o padrão da SBC, disponível em
http://www.sbc.org.br/template.


--------------------------------------------------------------------------------

DATAS IMPORTANTES
--------------------------------------------------------------------------------

Submissão de trabalhos: 27/09/2010
Notificação dos trabalhos aceitos: 17/10/2010
Envio das versões finais: 25/11/2010


--------------------------------------------------------------------------------

SELEÇÃO DE TRABALHOS
--------------------------------------------------------------------------------

Ressalta-se que para a seleção dos trabalhos, cada artigo será
revisado por, no mínimo, dois especialistas do comitê técnico. Após
a fase de revisão, será realizada uma etapa de discussão entre os
membros do comitê para selecionar os melhores artigos. Estes
artigos serão apresentados no WPeDSL.

Os trabalhos aceitos serão disponibilizados automaticamente sob
uma das licenças Creative Commons escolhida pelo autor.
(http://creativecommons.org/choose/).


--------------------------------------------------------------------------------

COORDENAÇÃO DO WORKSHOP
--------------------------------------------------------------------------------

Arlindo F. da Conceição (DCT-UNIFESP)
Carlos D. Santos Jr. (CCSL-USP)
Moisés Souto (Coordenação local, UNP-IFRN)


--------------------------------------------------------------------------------

COMITÊ DE PROGRAMA
--------------------------------------------------------------------------------

Alexandre Oliva (FSFLA)
Alan Ribeiro (UnP)
Álvaro Luiz Fazenda (DCT-UNIFESP)
Antonio Terceiro (COLIVRE-UFBA)
Beraldo Leal (CCSL-USP)
Carlos Eduardo Batista (PUC-Rio)
Eduardo Coelho Lima (UNP-UFRN)
Fabio Kon (DCC-IME-USP)
Francisco Reverbel (IME-USP)
Islene Calciolari Garcia (IC-UNICAMP)
John Pearson (Southern Illinois University, EUA)
Mario Henrique Cruz Torres (Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica)
Nelson Lago (CCSL-USP)
Paulo Bandiera Paiva (DIS-UNIFESP)
Paulo Meirelles (CCSL-USP)
Raphael Cóbe (DCC-USP)
Ricardo Alexandre Reinaldo de Moraes (UFSC)
Ricardo Kleber (IFRN)
Thiago Sales e Santos (UFLA)
Vinicius Pinheiro (CCSL-USP)


Moisés C B Souto
Coordenador Local
IV Encontro Nordestino de Software Livre & IV Encontro Potiguar de Software Livre I Workshop de Pesquisa e Desenvolvimento em Software Livre (WPeDSL) http://ensl.org.br



Fonte: Marcelo Santana
IV ENSL / IV EPSL - http://www.ensl.org.br
Natal/Rio Grande do Norte, 05 e 06 de Novembro/2010


PSL-Brasil - I Workshop de Pesquisa e Desenvolvimento de Software Livre (WPeDSL) acontece em conjunto com IV Encontro Nordestino de Software Livre - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Banda Larga: Governo, por decreto presidencial, vai tratar do compartilhamento de rede - Software Livre

Banda Larga: Governo, por decreto presidencial, vai tratar do compartilhamento de rede August 26, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 123 times
 Go back to Governos

O governo decidiu tratar por Decreto questões fundamentais do setor de telecomunicações, especialmente com o viés de expandir a oferta de acesso à internet no país. O Comitê Gestor dos Programas de Inclusão Digital vai preparar uma série de normas referentes ao compartilhamento de infraestrutura, a mudanças no sistema de modicidade tarifária e no estabelecimento de diretriz pra que as obras públicas obrigatoriamente prevejam a construção de dutos para a passagem de fibras óticas.

Segundo um dos coordenadores das discussões desta quarta-feira do Fórum Brasil Conectado, Gabriel Laender, também integrante do CGPID, a missão do comitê será elaborar, até dezembro, uma ou mais minutas de Decreto Presidencial para tratar desses temas. A ideia, portanto, é apresentar essa minuta durante encontro do Fórum naquele mês.

A questão do compartilhamento de infraestrutura terá efeitos internos ao setor de telecom, mas também vai atingir outros, como o de transportes e energia. Um dos pontos previstos é alterar a previsão atual que impõe a quem deseja o compartilhamento provar que o detentor tem infraestrutura disponível. Isso vale para a capacidade de tráfego de fibras óticas como para dutos de passagem.

O objetivo é inverter a lógica e deixar com o detentor de infraestrutura a tarefa de provar que não há disponibilidade. Como isso pode envolver diferentes atores - uma tele que quer usar dutos de passagem de uma rodovia concedida, por exemplo - será estabelecida uma norma geral de compartilhamento a ser absorvida por diferentes órgãos reguladores como Anatel, Aneel e ANTT.

Ainda não está definido a quem caberá dar a palavra final sobre os pedidos de compartilhamento. A missão tanto pode ser repartida entre as diferentes agências como criada uma comissão de arbitragem responsável por todos os casos. “Mas a ideia é que não seja necessário levar a questão a mais de um ente”, explica Laender.

O Decreto (ou Decretos, ponto ainda não decidido) também deve modificar a regulamentação da Lei de Concessões (8987/95) no ponto sobre modicidade tarifária. Pela regra atual, receitas oriundas de serviços diversos ao concedido devem ser revertidas quase que integralmente para reduzir as tarifas da atividade principal.

Ou seja, caso uma rodovia “alugue” dutos para a passagem de fibras óticas, a maior parte do lucro, em geral 90%, deve ser usada para reduzir o preço dos pedágios. “O objetivo estabelecer um percentual bem menor, talvez invertendo a lógica atual, que incentive as empresas a se valerem dessa receita”, diz Gabriel Laender.

Outros dois temas também devem fazer parte do Decreto Presidencial. Um deles para transformar em diretriz a determinação de que todas as obras públicas de infraestrutura licitadas ou concedidas tragam prevista a construção de dutos e fibras para telecomunicações. É, na prática, transformar em regra geral o que está previsto nas obras do trem-bala.

Deve ser tratado, ainda, uma indicação para que os licenciamentos para construções novas, de um edifício, por exemplo, também contemplem a previsão de dutos para a internet. Ou seja, um caminho para preparar escritórios ou mesmo residências à “fibra até a mesa” (fiber-to-the-desk, no jargão em inglês).

Em caminho semelhante, o governo quer que conste no Estatuto das Cidades, ou seja prática do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), bem como suas representações regionais, a premissa de orientação para que qualquer Plano Diretor municipal contemple a construção de infraestrutura de telecomunicações.

O debate realizado no Fórum tratou, ainda, das normas e posturas municipais referentes à taxas por uso do solo e outras delas derivadas. Para o governo, como já houve julgamento de um caso pelo Supremo Tribunal Federal - que considerou não ser competência municipal tratar de taxações relativas aos serviços de telecomunicações - o assunto será naturalmente resolvido pelas interessadas (as teles) em seus eventuais embates com as prefeituras.

:: Luís Osvaldo Grossmann
:: fonte: Convergência Digital


PSL-Brasil - Banda Larga: Governo, por decreto presidencial, vai tratar do compartilhamento de rede - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - IPEA medirá a qualidade do Plano Nacional de Banda Larga - Software Livre

IPEA medirá a qualidade do Plano Nacional de Banda Larga August 26, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 152 times
 Go back to Governos

Para acompanhar a evolução do Plano Nacional de Banda Larga será criada uma base de dados, a ser gerenciada pelo Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), com indicadores sociais e econômicos. A meta é avaliar o programa de forma qualitativa, para além, portanto, das metas quantitativas de levar internet a 40 milhões de residências até 2014.

Para isso, o Ipea deverá firmar convênios com órgãos que colhem diferentes indicadores, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Comitê Gestor da Internet. A consolidação desses dados será pública e, provavelmente, disponibilizada pelo fórum virtual do Ipea na internet (forum.ipea.gov.br).

A ideia de qualificar os dados de conectividade foi discutida em uma das reuniões realizadas nesta quarta-feira, 25/8, durante a segunda jornada de debates do Fórum Brasil Conectado - que reúne governo, empresas e sociedade para tratar da implementação do PNBL. Citou-se, como exemplo de acesso inadequado, o caso de escolas em que a conexão à banda larga é utilizada somente pelo corpo administrativo.

Embora se imagine que a consolidação dos indicadores ainda leve meses para se transformar no indicador setorial desejado, a expectativa é de que um primeiro conjunto de dados já possa ser apresentado na próxima jornada de discussões do Fórum Brasil Conectado, prevista para outubro. Em especial, de forma a subsidiarem as reuniões que vão tratar de conteúdos, serviços e aplicativos.

Mais adiante, o conjunto de dados sob responsabilidade do Ipea poderá incluir indicadores que meçam os efeitos das medidas de política industrial que fazem parte do PNBL.

:: Luís Osvaldo Grossmann
:: fonte: Convergência Digital

 


PSL-Brasil - IPEA medirá a qualidade do Plano Nacional de Banda Larga - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Déficit de mão-de-obra poderá chegar a 200 mil profissionais em 2013 - Software Livre

Déficit de mão-de-obra poderá chegar a 200 mil profissionais em 2013August 26, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 431 times
 Go back to Governos

Um dos pontos mais críticos do segmento da Tecnologia da Informação é a carência de profissionais e o tema será debatido no Rio Info 2010, nas palestras voltadas para oportunidades de negócios. Hoje, o déficit de profissionais é de 71 mil profissionais. Para tentar entender o que acontece nessa área, a Softex prepara um estudo, a ser divulgado no final do ano, para saber as razões de num mercado com falta de especialistas, a evasão dos cursos especializados é tão elevada.

O tema é tão relevante que no documento - que será entregue aos candidatos à sucessão presidencial e estadual - e divulgado nesta quarta-feira, 25/08, pelas entidades setoriais de TI - Abes, Fenainfo, Assespro, Brasscom, Softex e Sucesu - a questão de formação de mão-de-obra é um dos cinco itens estruturados. Além dele, estão em pauta a desoneração trabalhista e a mudança no modelo das compras governamentais.

A indústria de software e serviços de TI - que em 2009, obteve uma receita de US$ 3 bilhões - projeta alcançar US$ 20 bilhões em 2020. Para isso, obervam as entidades, serão necessários 300 mil profissionais para atuar nesse modelo de vendas externas. Mais 450 mil profissionais seriam requisitados para o mercado interno, de acordo com as projeções das entidades setoriais.

"Queremos entender o porquê de tantos jovens entrarem nas faculdades voltadas para TI e não concluírem seus cursos, quando há mercado de trabalho. Temos que saber as razões dessa evasão - se é a má qualidade de ensino, do currículo, para reter esses jovens na área", disse Arnaldo Bacha, do Softex, ao explicar o levantamento que está em elaboração e será conhecido até dezembro.

Um dos grandes problemas para a formação de um profissional de TI é que ele precisa ter domínio dos fundamentos de matemática e lógica, além do conhecimento da língua inglesa.

:: fonte: Convergência Digital - Cobertura Ciab Febraban 2010
:: Da redação


PSL-Brasil - Déficit de mão-de-obra poderá chegar a 200 mil profissionais em 2013 - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Distribuição Linux para idosos é objetivo do Projeto Gevo - Software Livre

Distribuição Linux para idosos é objetivo do Projeto GevoAugust 27, 2010, by Thaís Rucker - One comment
This article's tags: gevoidososlinux
Viewed 248 times
 Go back to Governos

Temos o design de uma distribuição de Linux para idosos, com
interfaces mais simples e fáceis de compreender. O nome do projeto é
GEVO: http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/3189

A idéia inicial era rodar numa tablet customizada, mas estamos
recebendo muitos emails de filhos e netos pedindo pra fazer o download
para instalar no PC que desejam dar a seus avós. Não temos
programadores em nossa equipe. O projeto foi criado no Instituto
Faber-Ludens, que tem foco no Design de novas idéias tecnológicas.

Gostaríamos de oferecer à comunidade Linux caso seja interessante o
desenvolvimento. Estamos interessados em colaborar com outros projetos
similares, caso já existam.

Frederick van Amstel . Curitiba  PR
|| www.usabilidoido.com.br
Instituto www.faberludens.com.br


PSL-Brasil - Distribuição Linux para idosos é objetivo do Projeto Gevo - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Associação Software Livre.Org perde Noemi Yoshinaga Cunha de Souza - Software Livre

Associação Software Livre.Org perde Noemi Yoshinaga Cunha de SouzaAugust 30, 2010, by Thaís Rucker - 4 comments
This article's tags: aslnoemi
Viewed 330 times
 Go back to Governos

Noemi_yoshinaga_cunha_de_souzaUma das fundadoras da Associação Software Livre.Org (ASL) e conselheira da organização, Noemi Yoshinaga Cunha de Souza, faleceu esta manhã, 30 de agosto, em Porto Alegre. Noemi foi uma aplicada servidora do Serviço Federal de Processamento, onde se aposentou, tendo trabalhado também no INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.



Na ASL teve papel fundamental zelando pelo bom andamento e saúde fiscal e financeira da instituição. Silenciosa, comedida e arguta observadora, teve sempre suas considerações ouvidas com atenção pela coordenação, respaldadas por sua bagagem profissional e ética.

Perda irreparável, deixa em todos que com ela conviveram, um enorme vazio, pelo respeito, carinho e amizade construídos ao longo da luta pelo conhecimento livre, através da colaboração e do compartilhamento que exercitava tão bem.

Informações sobre o velório e horário da cremação: http://www.cortel.com.br/cresaojose/atendimentos

Associação Software Livre.Org


PSL-Brasil - Associação Software Livre.Org perde Noemi Yoshinaga Cunha de Souza - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Fibras das empresas de eletricidade e gasodutos da Petrobras serão infraestrutura para banda larga - Software Livre

Fibras das empresas de eletricidade e gasodutos da Petrobras serão infraestrutura para banda larga August 31, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 11 times
 Go back to Governos

Candidata afirmou neste domingo, 29/8, que vai manter plano de levar a banda larga a todas as 27 capitais e a 4.283 municípios no período de 2011 a 2014.

Sai lista das 100 primeiras cidades que receberão a internet rápida do PNBL

Telebras levará banda larga a 115 cidades das regiões SE e NE

Segundo a candidata à presidência Dilma Roussef (PT), isso será feito por meio da Telebras e usando as fibras óticas das empresas de eletricidade e os gasodutos da Petrobras.

A ampliação da banda larga de 12,2 milhões para 40 milhões de brasileiros e a redução dos custos de acesso estão entre as propostas de governo para a área de inclusão digital da candidata do PT à Presidência da República, Dilma, caso seja eleita.

"Vamos tornar disponível a rede básica de transmissão de dados, de voz e de imagens de grande extensão", disse.

Ela afirmou ainda que pretende ampliar a banda larga, de preferência, em parcerias com o setor privado. Dilma ressaltou que o preço da banda larga no Brasil é alto, sendo 2,5 vezes o valor cobrado, por exemplo, pelo México.

"Além disso, ela é lenta. Nós vamos oferecer entre R$ 15 e R$ 35 o mínimo de 512 quilobyte (kb) por segundo", prometeu.

Dilma Rousseff disse também que o acesso à banda larga está concentrada nas famílias de classe médias, médias altas e altas. Ela informou que na ampliação do sistema devem ser gastos até 2014 cerca de R$ 3 bilhões.

"Nosso objetivo é que o governo seja também impulsionador da concorrência, que leve a preços menores [da banda larga] no Brasil", explicou.

Por Jackeline Carvalho

* fonte: iPNews


PSL-Brasil - Fibras das empresas de eletricidade e gasodutos da Petrobras serão infraestrutura para banda larga - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Cisco oferece US$5 milhões para comprar Skype - Software Livre

Cisco oferece US$5 milhões para comprar SkypeAugust 31, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 12 times
 Go back to Governos

Intenção da empresa é potencializar seus sistemas de videoconferência WebEx.

A Cisco anunciou que pretende comprar a Skype antes do IPO pelo valor de US$5 milhões.
O motivo da compra se deve a intenção da empresa de potencializar seus sistemas de videoconferência WebEx, para suportar o maior Call Center em rede do mundo.
Assim, a movimentação continua dentro da Skype. Há duas semanas, a companhia criada por Niklas Zennström e Janus Friss anunciou sua intenção de ir a público e colocar a venda suas ações para grandes empresas, como a própria Cisco.
De acordo com uma fonte de um periódico norte americano, a oferta já foi feita. No entanto, ainda não há nenhuma declaração oficial por parte das empresas, uma posição comum nas grandes negociações, ainda mais razoável quando se realiza processo de vendas de ações públicas.
A oferta da Cisco gira em torno de US$5 milhões (R$ 8,850 milhões), pelo que a Skype espera receber. É uma quantidade muito superior aos US$2,75 milhões pagos pelo e-Bay em 2005. Na época, a fusão fracassou por má gestão e seus antigos proprietários conseguiram recuperar a companhia.
Skype na WebEx
O Skype é um doce para qualquer uma das grandes empresas. Possui mais de 560 milhões de usuários registrados, dos quais 124 milhões se conectaram durante o primeiro semestre de 2010. Destes, 40% realizaram chamadas com vídeo.
Esta é uma das vantagens potenciais desta aquisição. Cisco poderia integrar tecnologia e aproveitar os usuários do Skype para seu serviço de videochamadas e reuniões na rede WebEx, dirigido, principalmente, às empresas.
A WebEx é uma das funções com que a Cisco planeja competir quando entrar no mercado com os tablets Cius.
A Skype agora, mais do que nunca, busca fortes alianças, pois o anúncio de chamadas de voz por IP através do Gmail (do Google) ataca diretamente seu modelo de negócios.
Desde sua chegada ao mercado com alianças de empresas de tecnologia, mesmo que de outras áreas, a Skype pretende dar um passo para seguir em frente em um momento crucial, pois, pela primeira vez, alguém ameaça o seu trono no setor de chamadas por internet.

* fonte: iPNews

PSL-Brasil - Cisco oferece US$5 milhões para comprar Skype - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Mozilla lança navegador móvel para smartphones - Software Livre

Mozilla lança navegador móvel para smartphonesAugust 31, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 18 times
 Go back to Governos

Fennec 2.0 integra e aumenta a performance da navegação através da separação da interface do usuário.

Mozilla lançou hoje uma versão alpha do seu navegador móvel para smartphones que possuem o sistema operacional Android, do Google.

Intitulado de Fennec 2.0, a versão foi construída no motor Gecko e possui mesmos poderes que a sincronização do Firefox 4. “De diferente, integra e aumenta a performance através da separação da interface do usuário e os processos de transformação”, disse Stuart Parmenter, a equipe móvel da Mozilla, responsável técnico.

De acordo com o executivo, esta versão inclui eletrólise, que permite a interface do navegador para executar em um processo separado do processamento de conteúdo da Web.

"Ao fazer isso, o Fennec é capaz de reagir mais rapidamente à entrada do usuário, enquanto as páginas estão carregando ou o JavaScript da CPU esteja sendo executado", acrescentou.

O Fennec 2.0 pode ser instalado em muitos - mas não todos - os smartphones que executam o sistema operacional Android.

A Mozilla não se comprometeu oficialmente com uma versão beta ou data de lançamento do Fennec 2.0 para Android, mas uma reunião realizada na última quarta-feira (25) contemplou a idéia deste ter data em setembro.

Se os desenvolvedores do Mozilla atenderem esta data, a primeira versão será lançado ao final do mês. Os usuários de smartphones Android poderão baixar o Fennec 2.0 no site da empresa.

* fonte: iPNews


PSL-Brasil - Mozilla lança navegador móvel para smartphones - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Shogo Linux já em pré-venda - Software Livre

Shogo Linux já em pré-vendaAugust 31, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 66 times
 Go back to Governos

Conforme comentamos meses atrás, a Realease estava para lançar até o final do ano um tablet que rodaria Linux e seria o iPad-killer definitivo. Pois bem, depois de um período curto de vendas apenas em grandes quantidades para outras empresas revenderem, a Redstar já começou a pré-venda, por enquanto apenas no Japão.

Matador de iPads

E qual o principal atrativo do Shogo, além de rodar Linux? Bem, ele tem suporte a Flash, HTML5 e com um pouco de trabalho pode até rodar o Android, ou seja, o tablet já teria de cara uma boa quantidade de aplicativos disponíveis para download e instalação.

Além disso, como já havíamos comentado, o hardware não é nada modesto: O Shogo é um tablet de 10.1 polegadas e resolução de 1024×600, tela multi-toque capacitiva, um processador iMX-37, 256MB de RAM, 4GB de armazenamento, placa Ethernet (sim, você pode ter seu tablet plugado a um cabo de rede…), WiFi, Bluetooth e 3G. Tem potencial para matar o iPad?

Duvido, mas se você quer ter um tablet, mas não pretende ficar preso à Apple, pode ser uma boa pedida.

O aparelho pode ser comprado no site da Redstar, por 56.800 yens, algo em torno de R$ 1200. Agora, é rezar para uma empresa se animar e trazer esse tablet para o Brasil. De preferência por um preço convidativo.

* fonte: TecnoBlog


PSL-Brasil - Shogo Linux já em pré-venda - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Google apresenta experimento de HTML5 com clipe musical - Software Livre

Google apresenta experimento de HTML5 com clipe musicalAugust 31, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 45 times
 Go back to Governos

O vídeo musical, também conhecido como videoclipe, nasceu para ser exibido na televisão. Já parou para pensar se ele poderia ser de alguma maneira diferente se tivesse sido concebido para os dias atuais e novas formas de apresentação de mídia que a internet nos proporciona?

O diretor Chris Milk, a banda canadense Arcade Fire e a empresa Google fizeram esse exercício de imaginação, e o resultado é o que eles definiram como “uma experiência musical feita especificamente para o navegador”.

Chamado The Wilderness Downtown (algo como “a selva no meio da cidade”), este projeto apresenta um clipe da música We Used To Wait (do Arcade Fire, obviamente) mas em uma abordagem diferente do tradicional, utilizando-se do navegador e de muito HTML5 (nenhuma gota de Flash aqui) para mostrar vídeos e animações em várias janelas que surgem em sua tela, com elementos que interagem entre uma janela e outra.

Há até uma certa interação com o usuário. Antes de começar o site pede para que você escreva o nome da rua em que cresceu. Se você deu a sorte de ter crescido em uma rua que hoje é coberta pelo Google Maps e pelo Google Street View, então a verá aparecendo como parte do clipe, com elementos engenhosos como sombras de pássaro sobrevoando a sua rua e outras coisas mais que, sinceramente, é bem melhor que você assista por si mesmo do que ficar lendo uma descrição em palavras.

Então clique neste link para assistir. Você precisa estar usando um navegador plenamente compatível com os mais recentes padrões do HTML5 (como Chrome ou Safari) e, de preferência, fechar abas e programas desnecessários — o vídeo exige bastante de seu computador.

Com informações: Google Blog e Chrome Experiments.

por Juarez Lencioni Maccarini


PSL-Brasil - Google apresenta experimento de HTML5 com clipe musical - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Cuba: La migración al software libre es un problema psicológico que tecnológico - Software Livre

Cuba: La migración al software libre es un problema psicológico que tecnológicoAugust 31, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 20 times
 Go back to Governos

Despues de España, Brasil, Venezuela, Ecuador y Paraguay un país digno de imitar sin necesidad de leyes de adopción es sin duda Cuba. Ellos son muy conscientes que el bloqueo que tienen con los Estados Unidos no es un problema. Hoy día han avanzado en su migración, adopción e incluso la Universidad de Ciencias Informática de la Habana Cuba su plan de estudios es exclusivamente basado en el Software Libre.

Hace poco se han atrevido a publicar y difundir más a los estudiantes los beneficios del uso y desarrollo del software libre.

Incluso esta disponible una guia de migración al Software libre Desarrollado por la Universidad de Ciencias Informáticas

Cuba avanza y no tiene miedo a enfrentarse los retos que conlleven a utilizar software libre.

A veces no es todo color de rosa y ellos mismo dicen que a veces el problema de migración no es tecnológico sino psicológico.

Aquí un video sobre el avance cubano en el software libre.

* fonte: SomosLibres.org


PSL-Brasil - Cuba: La migración al software libre es un problema psicológico que tecnológico - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Paraná fica fora da primeira fase do PNBL - Software Livre

Paraná fica fora da primeira fase do PNBLAugust 31, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yet
Viewed 74 times
 Go back to Governos

Nenhum município do Sul do Brasil foi incluído entre as 100 primeiras cidades que serão conectadas à internet rápida pelo PNBL (Plano Nacional de Banda Larga). A lista foi divulgada na quinta-feira pelo presidente da Telebrás, Ro­gério Santanna.

A população total das cidades incluídas é de 14.068.645 habitantes, em 15 estados. O PNBL, lançado em maio pelo Ministério das Comunicações, tem como meta trazer banda larga para 40 milhões de brasileiros até 2014 com dois planos a preços populares: R$15 e R$35, com velocidade mínima de 512 kilobits por segundo, além de levar acesso a banda larga para todos os órgãos do governo e ampliar o acesso móvel.

O Plano pretende usar redes de fibra ótica que já existem mas estão ociosas para difundir o acesso, com investimentos do setor pri­­vado e o Estado tendo papel complementar. Para tocar o PNBL, a Telebrás terá R$ 3,22 bilhões do Tesouro Nacional nos próximos cin­­co anos. A expectativa é que a em­­presa dê prejuízo nos próximos três anos.

O PNBL, além dos recursos do Tesouro Nacional, terá be­­­­nefícios fiscais, empréstimos do BNDES e uso de recursos de fundo setorial. Assim, o total de dinheiro público usado no plano pode chegar a R$ 13,25 bilhões.

A lista atraiu críticas das ope­­­radoras de telefonia, que já oferecem serviços de banda larga em 97 das 100 cidades contempladas. O Sindicato Nacio­nal das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pes­­soal (SindiTelebrasil) diz que, além de demandar a duplicação da infraestrutura já existente, a lista divulgada pelo governo contempla cidades com mé­­dia de Índice de Desenvolvi­men­­­to Humano (IDH) de 0,7, considerado médio-alto numa escala que vai de zero a 1.

Segundo o Sin­­­­ditelebrasil, esse critério diverge de uma das premissas do PNBL, que era de atender municípios com menor IDH. Outro alvo de divergência é a inclusão na lista de cidades co­­mo Campinas (SP), Guaru­lhos (SP), São Gonçalo (RJ) e Juiz de Fora (MG), com alta renda per capita e alto IDH.

* fnte: Gazeta do Povo


PSL-Brasil - Paraná fica fora da primeira fase do PNBL - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

Aúncio