O analista de sistemas e assessor especial da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Vitório Furusho, foi homenageado pelo Governo do Estado nesta terça-feira (22), durante a reunião da Escola de Governo, por sua cruzada em favor dos padrões abertos de documento. Ao destacar a trajetória de Furusho em favor do software livre, os programas de computador de código aberto, o secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Celepar, Nizan Pereira, salientou que esse modelo de tecnologia está consagrado na administração pública paranaense graças ao empenho dos funcionários da Celepar.

http://www.celepar.pr.gov.br/arquivos/Image/homenagem_Fursuho.jpeg

Foto: Márcia Midori: Celepar/Seae

O analista da Celepar Vitório Furusho, ladeado pelos secretários Nizan Pereira (Assuntos Estratégicos) e Nei Caldas (Casa Civil), apresenta o troféu recebido  ODF Alliance Award.

Também conhecido como Open Document Format (ODF), os padrões abertos garantem que os arquivos digitais, tanto de textos,  Planilha, Apresentações e imagens, possam ser lidos e executados em qualquer tipo de plataforma, ao contrário do que acontece com os documentos criados em sistemas proprietários. Esse formato é reconhecido internacionalmente pela ISO através de norma ISO/IEC 26300. No Paraná, a Lei 15.742/2007 também prevê que os documentos oficiais sejam produzidos preferencialmente em formatos abertos.

Durante a Escola de Governo, o analista da Celepar apresentou o troféu ODF Alliance Award que recebeu ODF Alliance, a entidade que promove o uso do ODF em escala mundial, em reconhecimento aos esforços do Governo do Paraná pelo uso e desenvolvimento de soluções em software livre. O técnico paranaense já foi homenageado em diversos eventos nacionais e internacionais, entre eles o que aconteceu recentemente em Brasília, no Itamaraty, quando o Governo Federal, através do ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores, manifestou apoio às iniciativas das entidades que apóiam o ODF.

“O Furusho é um exemplo de trabalhador que orgulha o setor público paranaense”, destacou Nizan Pereira, que também vinculou a homenagem aos 102 anos da imigração japonesa no Brasil.

* fontes: