Depois de um longo processo de seleção, envolvendo diversas áreas da empresa, o DotProject é o sistema eleito para o gerenciamento de projetos no Serpro.

O DotProject é uma ferramenta desenvolvida em software livre que apresenta um conjunto de funcionalidades para atender às necessidades de Escritórios de Projetos. Trata-se de uma aplicação web, escrita em PHP e com banco de dados MySQL, que busca unificar as informações importantes do projeto, apresentando uma visão geral das tarefas e responsáveis.

De acordo com a Coordenação Escritório Estratégico de Projetos - Coeep, a ferramenta deve substituir as soluções proprietárias existentes e ser internalizada como nova solução corporativa. "Uma ferramenta de base centralizada permite um planejamento mais eficiente, pois demonstra uma visão única e completa, ao invés de informações dispersas, isso facilita a gestão de pessoas, a visão gerencial e o acompanhamento dos projetos pela Diretoria, porque as informações estão visíveis em tempo real", analisa João Veloso, coordenador estratégico da Coeep.

Processo Seletivo
A equipe de avaliadores, formada pelas coordenações - Cetec, Cesol e Coeep - e superintendências - Supde, Supsc, Supst e Supti - demonstrou integração e engajamento, fatores que tornaram o processo de seleção do DotProject ainda mais completo. Nas 17 ferramentas estudadas na etapa de pré-seleção, avaliou-se requisitos básicos para uma solução de cronograma. Nesse primeiro momento, oito sistemas foram descartados, por não apresentarem as condições mínimas exigidas.

Os sete que permaneceram foram avaliados por especialistas em gerenciamento de projetos. A equipe analisou aderência funcional, tamanho de customização de ferramentas, tempo de customização, teste de performance e arquitetura, para então definir a solução corporativa de CR e EAP mais indicada para uma instituição com alto índice de complexidade, como o Serpro.

Adoção
Os primeiros desafios no início da fase de adoção e internalização da ferramenta são providenciar a resolução do desempenho e garantir os recursos humanos necessários para customização funcional. Por essas razões, o uso do DotProject será, nesta fase inicial, restrito a cerca de 150 usuários, que terão apoio da Central Serpro de Serviços (CSS).

"O projeto de customização DotProject já foi autorizado pelo diretor-superintendente do Serpro e nesse momento a Coeep, Supsc e Supde estão montando a equipe responsável pela evolução da ferramenta. A previsão de concluir a implantação corporativa da nova solução é até o final do primeiro trimestre de 2010", afirma Veloso.

Fonte: Sepro