sexta-feira, julho 28, 2006

Grupo da UFSC irá estudar laptop de 100 dólares




Fonte:




O Centro GeNESS, laboratório do Departamento de Informática e Estatística da UFSC, promove na próxima quinta-feira (20) uma reunião de apresentação do projeto One Laptop Per Child (OLPC – Um laptop por criança) para estudantes e professores da Universidade. O objetivo é criar um grupo de trabalho para estudar na UFSC a iniciativa capitaneada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), além de desenvolver softwares livres para o laptop de US$ 100.




A idéia do grupo surgiu após o estudante de Sistemas da Informação da UFSC Helber Maciel Guerra receber do MIT um kit-protótipo do projeto e procurar o GeNESS para solicitar apoio no estudo. Desta forma, na próxima quinta-feira os estudantes e professores terão a oportunidade de conhecer mais sobre o OLPC. O projeto está sendo estudado em vários países e pretende criar uma alternativa de hardware com software que permita oferecer computadores portáteis como ferramenta de apoio à educação de crianças.

Na apresentação, o professor José Eduardo De Lucca, coordenador-geral do GeNESS, e o estudante Helber Maciel Guerra irão falar sobre as características de hardware e software do projeto OLPC e as estratégias e preocupações no desenvolvimento da ferramenta. “Para que o projeto se torne efetivamente viável, há uma série de desafios tecnológicos que deverão ser superados. Hardware, design, software, logística, pedagogia são somente algumas delas”, explica o professor. Em seguida, os presentes participarão de um debate sobre o projeto.

Para De Lucca, além do ponto de vista tecnológico, o projeto é desafiador principalmente pelo aspecto social. “A possibilidade de ver as crianças carentes de países como o Brasil, ou da África e Ásia, com acesso à informação e os recursos da informática equivalentes ao das crianças de países mais ricos é um desafio mobilizador”, aponta o professor. Alguns questionamentos devem ser aprofundados também nos encontros do grupo, como a viabilidade do projeto para todos os países. “A reação cultural regional é ainda uma incógnita. Mas se não estivermos acompanhando de perto, de que outra forma poderíamos debater isso?”, questiona De Lucca.

Para o projeto, o grupo terá à disposição o Laboratório de Software Livre do Centro GeNESS, localizado no Centro Tecnológico da UFSC. “O GeNESS apóia na UFSC diversas iniciativas ligadas a disseminação e consolidação no uso e desenvolvimento de software livre. No laboratório, estudantes e professores poderão debater, estudar e aprender sobre o assunto, bem como desenvolver projetos livres”, explica o professor. Na UFSC, o projeto deverá contar também com o apoio do Programa de Educação Tutorial (PET) da Computação.

A reunião desta quinta, 20 de julho, será nesse mesmo laboratório, a partir das 18h30. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do GeNESS (http://www.geness.ufsc.br), no telefone (48) 3331-7552 ou no e-mail contato@geness.ufsc.br. A página do projeto OLPC é http://laptop.org (em inglês).


Fonte: iTrês Comunicação



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio