sexta-feira, março 18, 2005

IBM e Unicamp criam centro de Linux




Fonte:


A IBM e a Universidade Estadual de Campinas acabam de firmar um convênio para a instalação de uma central de mainframe (hub) com Linux na universidade.


A parceria prevê a instalação de um servidor IBM zSeries, que permitirá a estudantes da faculdade, de entidades parceiras e de institutos acessarem via internet um ambiente para a criação de projetos de ensino e pesquisa sem o contato físico com o equipamento de grande porte.


A central é composta por um servidor IBM mainframe com Linux particionado com o auxílio do sistema operacional Z/VM, que simula o funcionamento de vários computadores ao mesmo tempo.


Além do hardware, também estão incluídos softwares middleware IBM, como DB2, Tivoli e WebSphere. A distribuição Linux utilizada será a Novell SuSE.


A assinatura do acordo faz parte do programa IBM Scholars, criado para fornecer conteúdo e informações de pesquisas para universidades e centros de estudo. Por meio do programa online, a IBM oferece licenças gratuitas de software, hardware com eventuais ofertas especiais e outros recursos, além de material de apoio, eventos e suporte técnico.


O parceria autoriza ainda que professores universitários cadastrem-se no site da IBM e utilizem materiais de cursos para serem ministrados em escolas de computação.


A idéia da criação do hub na Unicamp surgiu após a parceria institucional entre IBM e Unicamp, que resultou no Linux Technology Center, centro que tem a missão de aprimorar soluções Linux.


Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio