O vice-presidente da Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), Cláudio Dutra, falou sobre dados governamentais abertos no último dia da Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware). Segundo ele, a utilização de aplicativos de transparência e a abertura de dados governamentais à população é a forma mais avançada de se relacionar com o cidadão. Ele citou o exemplo da declaração do imposto de renda, que dá ao governo informações detalhadas sobre a população, e que, segundo ele, chegou a hora de o cidadão também  ter acesso às informações do Estado. “Nosso desafio é dar ao cidadão o poder de ter o controle do Estado”, afirmou.

Segundo ele, não se trata somente de transparência nas questão das finanças, mas também de obras públicas, saúde e educação. Dutra relembrou que há pouco tempo praticamente não existiam ferramentas de transparência, e que hoje quase todos os governos já implementaram aplicativos para prestar contas ao cidadão. “Isso não é um favor dos governos, é uma conquista da sociedade”, afirmou.

O vice-presidente da Procergs também explicou que os dados precisam ser disponibilizados de forma que seja acessível a bancos de dados para que a população possa pesquisar. “Só assim as pessoas poderão analisar dados e propor soluções”. De acordo com ele, esse é um dos grandes objetivos do governo do Rio Grande do Sul, usar meios eletrônicos para aproximar governo e cidadão, e produzir serviços públicos em conjunto. Dentro dessa filosofia, o governo vem apostando em ferramentas como o Portal da Participação e o Gabinete Digital. Esse último vem alcançando grande repercussão por propor agendas públicas e colaborativas. “Estamos na era do compartilhamento, do software livre e os dados abertos tem tudo a ver com isso. Essa é uma luta de todos nós, ajudem a convencer dirigentes de suas cidades e estados a propiciarem ferramentas de participação melhores”, finalizou Dutra.