Foi lançado durante a 12a edição do FISL, Fórum Internacional do Software Livre, em Porto Alegre a Linux Magazine Especial número 6, com o tema Portal do Software Público Brasileiro. A revista foi lançada pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

O lançamento foi coordenado pelo Gerente de Inovações Tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe. Segundo ele, trata-se de "uma importante ferramenta para divulgar para a sociedade os esforços do governo no desenvolvimento de software a partir de investimento público".

A revista trás a análise completa de todas as ferramentas integrantes do Portal do Software Público, e diversas matérias sobre governo eletrônico, desenvolvimento de software no ambiente público, testes de qualidade e entrevistas. A edição ira chegar gratuitamente aos leitores junto com o número 82 da Linux Magazine.

A iniciativa conta também com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia através do Centro de Tecnologia da Informação, unidade pesquisa do MCT. A  instituição é líder da iniciativa 5CQualiBr e do projeto "Modelo de Referência para o Software Público", cujos resultados são apresentados na revista. O projeto da edição especial da revista é suportado pela FINEP.

Fonte: Revista Linux Magazine on-line