terça-feira, abril 15, 2008

IDG Now! - Dead line - Como lidar com projetos de software que atrasam incontrolavelmente?

 

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Nivaldo Foresti é programador e desenvolvedor de projetos web

Publicada em 14 de abril de 2008 às 14h00

Atualizada em 14 de abril de 2008 às 15h20


Dead line

(http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/voce/idgcoluna.2008-04-14.8115083383)

Publicada em 14 de abril de 2008 às 14h00

Atualizada em 14 de abril de 2008 às 15h20


Como lidar com projetos de software que atrasam incontrolavelmente? Por Nivaldo Foresti

 

O projeto de software da minha empresa está atrasado. Parece familiar para você? Agora, com atraso, pelo menos, a coisa entrou nos eixos, mas me fez pensar seriamente nos motivos que levaram a isso. Vamos começar pelo começo.


Definição de projeto: “uma seqüência de atividades únicas, complexas e conectadas que tem um objetivo para ser completado em um tempo especificado, dentro de um orçamento e de acordo com uma especificação” – Wysocki, Beck e Crane.


O gerenciamento de projetos é o processo de definir, planejar, direcionar, monitorar e controlar o desenvolvimento de um sistema de informações com um custo mínimo, dentro de um período de tempo especificado e de acordo com uma especificação.


Sabe quais são as causas mais comuns de falhas no gerenciamento de projetos? Eis uma pequena lista:

  1. Os programadores e analistas não têm familiaridade ou são indisciplinados no uso das ferramentas e técnicas de analise e design;
  2. Vários projetos sofrem de falta de liderança e de gerenciamento;
  3. A falta de gerenciamento acaba com os melhores métodos de analise e design;
  4. Tentar usar atalhos na metodologia por estarem atrasados ou com custo acima do previsto força o aumento do tempo e do custo;
  5. Falta de gerenciamento das expectativas sobre o projeto. Normalmente, ocorre um aumento das expectativas dos usuários e dos requisitos de negócio enquanto o projeto está em andamento, sem aumento do orçamento ou do tempo do projeto;
  6. Aumento de novas features sem a devida ampliação do prazo do projeto;
  7. Técnicas de estimativas de tempo e custo ruins;
  8. Avaliação subestimada das dificuldades técnicas.

 

Outro item que é subestimado é à saída de uma ou mais pessoas chaves do processo. O leitor pode perguntar “mas e a documentação, e a formação de segundos (como se a maioria das empresas tivesse esse luxo) e isso e aquilo?”


Em um mercado aquecido como o nosso, no qual alguns profissionais fazem de empresas seu trampolim para aumento de salário, são devastadores para qualquer projeto.
Por mais qualificado que sejam os novos recursos contratados, se faz necessário um tempo de adaptação à empresa e ao projeto. Ou ainda, a necessidade de reposição faz com que a contratação não siga os ritos normais da empresa nos quesitos de avaliação técnica e psicológica, permitindo que pessoas de alto nível técnico, mas com pouco comprometimento, sejam contratadas, retomando, por fim, o ciclo de saída e contratação de novos recursos.


O atraso é devastador, faz você perder o sono e seus cabelos, mas é preciso manter a calma.


Seja franco com seus clientes, internos e externos. Informe-os de suas dificuldades. Resolva os problemas mais prementes na versão atual do software e, se você tinha credibilidade, deixe essa fase para trás. Não pule etapas nem no desenvolvimento nem na contratação de pessoas.


É o que eu estou fazendo. Boa sorte para mim e para você que se encontra na mesma situação. Espero dar um final feliz para essa história.

 

Nivaldo Foresti é programador há 30 anos, desde a jurássica era do mainframe. Foi consultor e desenvolvedor de produtos na internet como o BOL e hoje tem uma empresa de webcasting, com software nacional. Neste espaço, o colunista revela o que os desenvolvedores podem esperar da profissão, além de analisar as novas eras tecnológicas que se aproximam. E-mail: nforesti@yahoo.com .


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IDG Now! - Dead line

 

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