quarta-feira, abril 30, 2008

Cloud Computing | Viver Digital

 

Cloud Computing

30 Abril 2008 por Renato Castilho em Blog

Comentário

Você já ouviu falar em Cloud Computing? Se não ouviu, pode ter certeza que ainda vai ouvir. O conceito é muito simples, na verdade esse parece ser mais um daqueles termos que entram e saem de moda.

 

Muitas vezes para se explicar uma estrutura de servidores, firewall, Hub e estações, representamos graficamente a Internet como uma nuvem (cloud), e é daí que vem o CLOUD COMPUTING, ou COMPUTAÇÃO NA NUVEM.

 

Com a popularização da banda larga e com o aumento da banda propriamente dita, cada vez mais surgem aplicações e serviços que são executados “fora” de um PC, um bom exemplo disso é o Google Docs, lá você tem editor de texto e planilha rodando diretamente da Internet (cloud), sem instalar nada no seu computador e inclusive salvando os documentos gerados lá mesmo, isso é CLOUD COMPUTING.

 

Esse conceito se estende um pouco mais se considerarmos que não depende de sistema operacional nem de browser específico, e que toda a informação gerada está disponível a partir de qualquer ponto de acesso a Internet, seja de casa, do trabalho, cybercafé, celular, etc.

 

Se você é um bom consumidor de Internet como eu, tenho certeza que se te oferecerem um computador novo ou uma banda bem mais larga, você fica com a banda larga, ou não?

 

Veja também

 

Cloud Computing | Viver Digital

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio