quarta-feira, março 19, 2008

IDG Now! - Windows Vista SP1: 6 dúvidas sobre a 1ª grande atualização do sistema

 

http://www.idgnow.com.br

Computação Pessoal > Sistemas Operacionais

Windows Vista SP1: 6 dúvidas sobre a 1ª grande atualização do sistema

(http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2008/03/18/windows-vista-sp1-6-duvidas-sobre-a-1a-grande-atualizacao-do-sistema)


Por Redação do IDG Now!

Publicada em 18 de março de 2008 às 18h36

Atualizada em 18 de março de 2008 às 20h05


São Paulo - Microsoft libera Service Pack 1 do Windows Vista. Confira dúvidas básicas sobre a primeira grande correção do sistema operacional.

 

Finalmente, ele chegou.

 

Após atrasos decorrentes de problemas com drivers, o Service Pack 1 do Windows Vista chegou oficialmente à comunidade prometendo melhorias de desempenho e estabilidade e sem nenhuma novidade pontual, como o SP2 do Windows XP.


Serão os ajustes da Microsoft no Windows Vista SP1 capazes de rebater as críticas feitas ao exagerado peso do sistema operacional, o que motivou um movimento de downgrade desde o lançamento do Vista, em janeiro de 2007?


Mais sobre o SP1 do Vista:
>Especial: tudo sobre o Windows Vista
>PC World: Confira 1º  teste com novo Vista
>Quais são as principais novidades do SP1?
> Brasileiros terão Vista SP1 só em junho


A dúvida você mesmo, usuário do Windows Vista, poderá tirar, acessando o Windows Update ou baixando o pacote, que tem 434 MB para um sistema sem correções de segurança, pelo Microsoft Download Center.

 

Ou melhor: as dúvidas só deixarão de existir agora se você tem o Windows Vista em inglês. Quem comprou a versão em português terá que esperar até junho pelo SP1, quando o segundo pacote de traduções (onde o Brasil está incluído) será divulgado.

 

Para guiar sua instalação, o IDG Now! selecionou seis dúvidas que podem atormentar usuários na primeira atualização de sistema do Windows Vista.


1) O que é o Service Pack 1 do Windows Vista?


O Service Pack é uma tradicional atualização usada pela Microsoft para acrescentar novas funções, divulgar correções de segurança em massa e corrigir eventuais problemas de usabilidade no sistema operacional Windows.


Enquanto o Windows XP espera seu terceiro Service Pack, programado para o primeiro semestre de 2008, o Windows Vista ganhou seu primeiro pacote de atualizações nesta terça-feira (18/03).


2) Onde eu posso consegui-lo?


Desde a tarde desta terça, o Service Pack 1 já pode ser baixado pelo Windows Update ou pelo Microsoft Download Center.


3) Instalar o Service Pack 1 é um processo simples?


Nem tanto, a começar pelo tamanho do arquivo – são 434 MB que precisam ser baixados, caso você não tenha aplicado nenhuma correção de segurança ao sistema.
Caso seu Windows Vista já tenha sido totalmente corrigido, o Service Pack 1 se abreviará a um arquivo de 65 MB caso seu sistema tenha 32-bits ou 125 MB caso você tenha um de 64-bits.


Testes preliminares da versão do Service Pack 1 entregue a integradores levaram nada menos que 27 minutos e exigiram três reinicializações do PC – embora demorado, o processo levou menos tempo que a uma hora alardeada pelo SP1 no início da instalação.


Vale lembrar que configurações mais poderosas, como a usada no teste feito pela PC World, decorrem em tempo menor. Se você tem um micro nem tão poderoso, é bom iniciar o processo com paciência.


4) Quais são as principais novidades do SP1?


Não espere novidades no Windows como o Service Pack 2 fez no XP, ao introduzir uma nova central de segurança com firewall e melhorar a segurança das redes sem fio.
O Service Pack 1 para Windows Vista é, segundo palavras de Ricardo Wagner, gerente de produtos Windows da Microsoft Brasil, uma série de “ajustes na linguagem para otimizar a estabilidade e performance o sistema”


E como isto se traduz para o usuário final? A otimização faz com que a cópia de arquivos seja mais rápida, que a inicialização e o fechamento do sistema ganhe alguns segundos de rapidez e que a atividade de rede não demore tanto com tráfego constante, promete a Microsoft.


A otimização de desempenho do equipamento tornará a “experiência de uso bem mais atrativa que antes” no Windows Vista, alega Wagner.


5) Eu não consigo baixar o SP1 pelo Windows Update. Por quê?


A Microsoft lista três possíveis motivos para a impossibilidade de baixar o Windows Vista Service Pack 1, além da quase impossível possibilidade de você já ter a versão final no seu sistema. 


O primeiro dele é já ter no PC uma versão de testes do Service Pack 1, o que inviabiliza a instalação do pacote final – para fazê-lo, desinstale o beta do SP1.


A segunda razão é a restrição quanto ao número de línguas lançadas inicialmente no SP1 – num primeiro momento, estarão disponíveis apenas versões em inglês, francês, espanhol, alemão e japonês. Se você não tem o Windows Vista em qualquer uma das cinco línguas, terá que esperar até o fim do primeiro semestre.


A terceira é o motivo que forçou a Microsoft a atrasar por mais alguma semanas o Service Pack 1: incompatibilidade com drivers. Alguns sistemas nas línguas acima não conseguirão instalar o SP1 por problemas relacionados à incapacidade da atualização reconhecer e funcionar direito com drivers de hardware.


O Windows Update, segundo a Microsoft, verificará se o sistema do usuário tem tais drivers e, caso encontre algum, não permitirá o download do Vista SP1. Uma lista dos drivers ainda afetados pode ser consultado no site da Microsoft.


6) O que acontece se eu baixar a versão em inglês?


Você pode até baixá-la, mas não conseguirá atualizar seu PC. Segundo a Microsoft, o SP tem que ter a mesma língua do sistema operacional instalado. A tentativa de instalação do SP1 em inglês em um sistema em português é abortada com pela alegação de incompatibilidade de idioma.


Isto significa que todos os usuários que compraram o Windows Vista em português terão que esperar até o final do semestre, quando a Microsoft divulgará o SP1 em línguas como chinês, holandês, coreano e italiano, além do português.


A Microsoft Brasil diz que o país está no segundo batalhão para receber sua atualização regional, algo que deverá acontecer provavelmente antes de junho, segundo Wagner.

 


Copyright 2008 IDG Brasil Ltda. Todos os direitos reservados.

 

IDG Now! - Windows Vista SP1: 6 dúvidas sobre a 1ª grande atualização do sistema

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio