sexta-feira, janeiro 11, 2008

IDG Now! - Melhores e piores

Fonte:

B2U

Stelleo Tolda é diretor-presidente do MercadoLivre.com

Publicada em 21 de dezembro de 2007 às 14h10

Atualizada em 27 de dezembro de 2007 às 10h24


http://www.idgnow.com.br

Mercado > Colunistas > B2U

B2U

Stelleo Tolda é diretor-presidente do MercadoLivre.com


Melhores e piores

(http://idgnow.uol.com.br/mercado/b2u/idgcoluna.2007-12-21.4544444526)

Publicada em 27 de dezembro de 2007 às 08h00

Atualizada em 27 de dezembro de 2007 às 10h24


Stelleo Tolda avalia quem marcou e quem perdeu pontos no mercado de TI em 2007.

 

É tempo de fazermos um balanço do ano que passou. Assim sendo, fiz uma lista dos melhores e piores itens ligados à internet e ao mundo digital. A lista tem apenas a intenção de apontar os destaques e os fiascos do ano. Nada mais.

 

Vamos aos melhores do ano:

Notebooks foram uma sensação em 2007. Segundo dados da Abinee, dos 10 milhões de computadores vendidos, 2,1 milhões, foram notebooks. A redução do preço e a sofisticação do comportamento do usuário impulsionaram o aumento nas vendas. Vale também mencionar os laptops de baixo custo para os alunos de escola pública. Inclusão digital e educação.

 

Facebook - A rede de relacionamentos mais acessada cresce significativamente chamando a atenção de gigantes e desenvolvedores.

 

Entrada das classes C, D e E na rede e também no comércio eletrônico – em função da expansão do crédito e do barateamento do preço dos PCs. As classes C, D e E juntas somam 3.185 milhões de consumidores com renda familiar mensal de menos de 2.836 reais em São Paulo, ao passo que as classes A e B têm mais de 1,8 milhão de pessoas aptas a comprar pela internet.

 

iPhone - no que diz respeito ao produto em si, considero-o revolucionário com sua interface que incorpora gestos para abrir, fechar, mover objetos etc.

 

Web 2.0 - definitivamente os conceitos de colaboração, participação e criação coletivas caíram no gosto popular e no dia-a-dia de indivíduos e organizações.

 

Google Maps - mapeamento e informações sobre empresas, locais dos estabelecimentos e informações para contato. Um produto dos nossos tempos auxiliando nas tarefas off-line.

 

BlackBerry - a era da convergência se consolidou. Mobilidade, acesso à informação, conveniência, velocidade e praticidade cada vez mais concentrados em um aparelho único.

 

Agora, os piores:

 

Windows Vista - apesar da expectativa, a adoção é lenta e as vendas ficaram abaixo do esperado.


Set-top box - muito se fala sobre a TV Digital, sobre a melhoria da qualidade da imagem, porém, ainda não se deram conta é de que a maioria ainda tem TV de tubo, que é incompatível com o conversor. Além disso, o governo federal prometeu o aparelho a 200 reais. Sabemos que o preço está muito acima disso...

 

iPhone -  apesar de tê-lo colocado como um dos destaques do ano, também o deixo entre os piores destacando a estratégia de lançamento da Apple que mais uma vez ignorou o nosso mercado, o sexto maior poder de compra do mundo, de acordo com o Banco Mundial.

 

Zune - o tocador de MP3 da Microsoft, lançado no fianl de 2006, ainda não conseguiu fazer frente ao iPod.

 

Rádio digital - os projetos para melhorar a qualidade da AM e da FM ficam para 2008, apesar das promessas para 2007.

 

Mobile Payment - ainda não temos a adesão necessária para grandes projetos de pagamento móvel. Poucas empresas têm iniciativas tímidas. Estamos torcendo para a iniciativa se expandir.

 

Mobile banking - por falta de padrão o serviço que promete facilitar ainda mais o acesso remoto aos bancos ainda não decolou.

 

E, claro: que em 2008 tenhamos muitos mais sucessos ligados ao mundo digital para celebrar do que fiascos.

 


Stelleo Tolda é diretor-presidente do MercadoLivre.com desde o seu lançamento em 1999, e também editor do blog MLOG.


Copyright 2007 IDG Brasil Ltda. Todos os direitos reservados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio