segunda-feira, janeiro 10, 2005

Governo identifica hacker que ligou a biografia de Lula a palavras ofensivas




Fonte:


O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República identificou um hacker que incluiu a página da biografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o primeiro resultado numa pesquisa com as palavras ""déspota cachaceiro" no site de busca Google --o maior da internet no mundo.

Meses atrás, após ter detectado a coincidência das informações, a Secom (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica) questionou a empresa Google sobre o tema.

Na ocasião, segundo a Secom, a empresa informou que a relação entre a página com a biografia do presidente e o conjunto de palavras no mecanismo de busca do site teria sido montada por um hacker (pessoa que dribla mecanismos de segurança de sites e tem acesso não autorizado a sistemas e programas).

O primeiro resultado da busca cai diretamente na página www.planalto.gov.br/bio-01/lula1.pdf, do Palácio do Planalto.

Diante disso, a Secom contatou o GSI, que, com o auxílio da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), conseguiu identificar o hacker responsável. Sua identidade, no entanto, não foi divulgada. O diretor da Abin, Mauro Marcelo de Lima e Silva, atuou na Polícia Civil paulista no combate a crimes cometidos pela internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio