O tão aguardado “Novo Expresso” versão 3.0 já tem a sua data de lançamento definida. Será no dia 19 de dezembro de 2012. O projeto está sendo conduzido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) com juntamente com a comunidade Expresso Livre, comunidade Tine20 e apoiado pelo Comitê Gestor do Expresso Livre.

 Neste momento estão sendo entregues os módulos de e-mail, Agenda, Contatos, Activesync, Vídeoconferência, Comunicação Instantânea e Tarefas, com expectativa futura dos módulos clicktodial, gerenciador de arquivos e crm. Funcionalidades como arquivamento local e sporte a certificados digitais estão sendo trabalhadas para a próxima versão.

 A nova versão introduz tecnologias como uso de frameworks amplamente conhecidos no mercado(Zend e EXTjS) além de ser 100% orientada a serviços via protocolos Json RPC. Esta nova realidade arquitetural proporciona ao expresso um novo conceito tecnológico, possibilitando com isto que aplicações externas possam valher-se de seus serviços bem como “alivia” o processamento servidor em função da total separação da camada de apresentação da camada de negócio.

 

Confira mais detalhes em: http://www.cafe-expresso.org/2012/12/14/expresso-v3-sera-lancado-na-quarta-feira-19/